Cirurgias em bovinos a campo: Poucos profissionais atuam na área em relação à demanda existente no Brasil

 

O CPT Cursos Presenciais oferece o Curso de Cirurgias de Bovinos a Campo objetivando proporcionar conhecimento aos interessados para diagnóstico das enfermidades de tratamento cirúrgico, preparação do material e paciente cirúrgico, realização de técnicas de anestesia local e geral e realização das principais cirurgias a campo.

O curso surgiu a fim de torna prático e rápido os primeiros cuidados em alguns casos que possam ocorrer com o rebanho. Dentre as principais práticas cirúrgicas realizados a campo destacam-se a descorna, enucleação, castração, laparotomia exploratória, rumenotomia, orquiectomia, correções de deslocamento de abomaso e cesariana.

A descorna é caracterizada pela retirada dos cornos dos animais isso facilita o manejo, transporte, diminui a competição pela comida e bebida além de, evitar acidentes entre os animais. A enucleação é a cirurgia orbitária, consistindo na remoção do globo ocular como um todo. Esse procedimento é recomendado em casos de perfurações oculares, endoftalmite, panoftalmite, ruptura do nervo óptico, neoplasias intraoculares, traumatismos severos e glaucomas crônicos incontroláveis.

Embora seja uma prática comum, existindo várias maneiras de realizá-la, a castração, ainda existem dúvidas sobre sua interferência na produtividade e na qualidade dos animais. Deve-se analisar as vantagens e desvantagens a cada criador.  Vulgarmente conhecida como castração a orquiectomia, consiste em cirurgia de remoção dos testículos em virtude de cancro, tumor ou alguma outra doença que afete a região.

O deslocamento do abomaso é uma enfermidade comum em bovinos de leite, podendo ocorrer para a esquerda ou direita e apesar da cirurgia corretiva ser a técnica mais recomendada, não há um protocolo padrão a ser seguido.

A distocia definida como situação de nascimento difícil, tendo necessidade de auxílio para que o parto aconteça. Esta causada pelo tamanho desproporcional relativo do feto quando a entrada pélvica nas vacas jovens é muito pequena para permitir o parto, quando há má posição fetal, hidropsia do âmnio e do alantóide, torção uterina e também quando há fetos enfisematosos. Nesses casos a cesariana é de sua importância.

Na laparotomia exploratória a cirurgia consiste na abertura do abdome (laparotomia), tendo como finalidade sua exploração (laparotomia exploradora), é o exame e tratamento de problemas. A rumenotomia utilizada como meio de diagnóstico e no tratamento de doenças como: timpanismo, acidose rumenal, reticulite, reticuloperitonite traumática, sobrecarga, compactação, atonia do omaso ou abomaso, além de remover corpos estranhos no segmento digestivo.

Poucos profissionais atuam na área em relação à demanda existente no Brasil. Assim, o aprendizado das cirurgias através de treinamento teórico e prático, faz-se necessária a quem procura evoluir no mercado de trabalho.

Confira mais informações>>

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados