Aumenta a participação de fêmeas nos abates bovinos em 2012

 

Os dados dos abates do segundo trimestre, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pela Scot Consultoria, apontam que de abril a junho deste ano, foram abatidos 7,62 milhões de bovinos inspecionados. O aumento frente ao primeiro trimestre foi de 5,6%. Na comparação com os abates do mesmo período do ano passado, de 7,06 milhões, houve incremento de 7,9%. A quantidade de fêmeas que foram abatidas também cresceu.

A participação dos abates de vacas no primeiro trimestre deste ano foi 1,6 pontos percentuais maiores, em relação ao ano anterior. As 2,07 milhões de vacas abatidas no segundo trimestre de 2012 representam um aumento de 7,2%, em relação ao mesmo período de 2011. No segundo trimestre, mesmo que pequeno, foi verificado incremento.

Nos três primeiros meses do ano, tipicamente, existe o descarte das matrizes que não emprenharam na estação de monta. Porém, a comparação entre dois períodos semelhantes indica tendência de incremento. A quantidade de matrizes nos pastos influencia o desempenho das vendas no mercado de reprodução e o setor deve encarar este fato com atenção.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados