Saiba mais sobre o manejo nutricional para o desenvolvimento da atividade leiteira

O leite de vaca é um alimento muito utilizado pelos humanos, seja por consumo direto ou na produção de laticínios, esse fato se deve as propriedades que o produto possui, às quantidades que se obtém, ao sabor agradável, a fácil digestão, como também a grande variedade e quantidade de alimentos derivados que são produzidos.

 

Devido a grande utilização do produto, a preocupação com a produção é frequente, assim os produtores se adequam as mais variadas formas de manejo, visando crescimento e qualidade do produto final, além de expressivo lucro econômico.

 

O manejo nutricional dos animais é essencial no desenvolvimento da atividade leiteira. Hoje é cada vez mais crescente a utilização dos alimentos concentrados, aqueles com menos de 18% de fibra bruta na matéria seca e que podem ser classificados como proteicos quando possuem mais de 20% de proteína na matéria seca, na suplementação animal. Uma suplementação animal balanceada se torna significativa na pecuária leiteira, já que é observado um aumento contínuo e expressivo da produção, na alimentação deve ser oferecida as quantidades necessárias de vitaminas, proteínas, energia e minerais.

 

O impacto dos insumos no custo de produção tem grande representatividade, sendo responsável por 40 a 60% dos custos totais de produção de acordo com o sistema utilizado. Desta forma, torna-se necessário conhecer as ferramentas para a realização do manejo racional da alimentação em busca da máxima eficiência produtiva e econômica.Durante o período de lactação deve-seatender as exigências requeridas pela fase produtiva em que o animal se encontra, respeitando a repartição dos nutrientes.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados