A palpação retal é imprescindível para o diagnóstico de prenhez em bovinos

A palpação retal é muito utilizada em diagnóstico de patologias reprodutivas, inseminações artificiais e estágios de gestação. É também o método mais utilizado para se identificar a prenhez dos animais, o diagnóstico pode ser dado de forma precoce e simples, o exame também permite a realizaçãodo exame do trato reprodutivo das fêmeas que não ficaram prenhes, identificando possíveis patologias dos órgãos reprodutivos internos.

Assim, o método de palpação retal se torna importantíssimo em uma produção que conta com mais de 180 milhões de cabeças de gado, já que, a maioria dos exames clínicos necessita muitas vezes datécnica de palpação retal a fim de identificar as estruturas internas do animal.

Para a realização da palpação retal, o animal deve ser contido em estação e de preferencia em um tronco de contenção. O profissional que realiza o procedimento deve estar treinado e ser muito bem capacitado, além de usar os materiais higiênicos como as luvas especiais. O profissional deve realizar uma inspeção da vulva, e também, ao redor da glândula mamária, esses cuidados podem apresentar sinais que irão auxiliar na confirmação do diagnóstico.

Veterinário: Você sabe fazer palpação em vacas?

Passo a passo para realizar a ultrassonografia em bovinos. Confira.

Saiba mais sobre transferência de embriões em bovinos. Clique aqui.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados