Casqueamento Preventivo e Correção de Aprumos em Bovinos

 

Os problemas decorrentes com o casco dos animais é um dos principais entraves da pecuária. Várias podem ser a perdas relacionadas aos problemas como, queda na produção de leite e maior ocorrência de doenças.

Algumas doenças como lesões na sola (brocas), podem ocorrer. A úlcera da sola é uma lesão circunscrita que expõe o tecido corium; a doença da linha branca é um consequência comum da laminite (processo inflamatório agudo ou crônico das estruturas sensíveis do casco, que resulta em claudicação e deformidades permanentes do casco); o abscesso da sola é uma lesão secundária com traumas causados por pedregulhos; o abscesso da pinça é a lesão causada pelo manejo inadequado; a sola fina caracteriza-se abaixo de 7 mm; a dermatite digital são as frieiras e ferimentos, sarnas; a podridão do casco são causadas pela alta umidade e falta de higiene (mal instalações).

Assim, o casqueamento preventivo tem como função restabelecer a distribuição de peso nas unhas e entre elas, então é importante identificar e remover lesões em seu estágio inicial, para que não haja a progressão da mesma e consequentemente leve a casos de claudicação

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados