Inseminação artificial em tempo fixo

Programa de inseminação de grandes grupos de animais em um só dia, assim é caracterizada a inseminação artificial em tempo fixo (IATF) que vem sendo amplamente utilizada, pela economia, seleção de genética e racionalização de manejo do rebanho bovino.

O cio dos animais é provocado com o uso de dispositivo intra uterino bovino (DIB) e hormônios sintéticos e para que seja feita em tempo fixo, é preciso usar, observando os hormônios de reprodução que levem à ovulação sincronizada das vacas.

Existem várias formas e variações de protocolos de IATF guiadas muitas vezes, a depender da propriedade por,escore de condição corporal dos animais, tempo de pós-parto, raça, idade, tamanho do lote, infra-estrutura e mão-de-obra da fazenda.

Na escolha dos animais para a utilização da técnica deve-se observar os de melhores condições corporaispois, assim, atingirão maiores taxas de gestação quando comparados a bovinos com déficit nutricional.

Os benefícios da IATF são: eliminação da observação de cio; redução de cerca de 50% na quantidade de touros de repasse; programação da estação de monta com mais exatidão; diminuição do intervalo entre partos; produção de bezerros melhores graças ao ganho genético oriundo da IA e da monta natural; bezerros com maior peso a desmama e bois com menor idade ao abate; maior número de bezerros produzidos no ano; aumento da taxa de desfrute; melhor utilização da mão-de-obra da propriedade, reduzindo gastos com contratações e horas extras; redução da necessidade e do desgaste dos animais de serviço.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados