Palpação retal em bovinos

No Brasil existem mais de 180 milhões de cabeças de gado. Um método decisivo para qualquer procedimento em bovinos é o exame clínico, que necessita na maioria das situações, da palpação retal identificando assim estruturas internas do animal. A palpação retal é muito utilizada em diagnóstico de patologias reprodutivas, inseminações artificiais e estágios de gestação.

Na reprodução bovina, o diagnóstico da gestação é de suma importância para a melhora da eficiência reprodutiva, possibilitando a identificação precoce das fêmeas que não ficaram prenhes após o acasalamento.

A palpação retal é o método mais utilizado para se identificar a prenhez, o diagnóstico pode ser dado de forma precoce e simples, o exame também permite a realizaçãodo exame do trato reprodutivo das fêmeas que não ficaram prenhes, identificando possíveis patologias dos órgãos reprodutivos internos.

A palpação retal deve ser realizada por profissional capacitado, a fêmea deve ser contida em estação, preferencialmente em tronco de contenção. Durante o processo deve-se usar as luvas especiais, realizar uma inspeção da vulva, e também, ao redor da glândula mamária, esses cuidados podem apresentar sinais que irão auxiliar na confirmação do diagnóstico.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados