A cura do umbigo de bezerras é essencial para a saúde e desenvolvimento do animal, e está relacionada diretamente com a saúde e produtividade do mesmo, embora alguns produtores negligenciem o procedimento em seus rebanhos.
Ao secar o coto umbilical, bloqueia-se a entrada de vírus e bactérias, além de evitar a atração de insetos e o depósito de ovos.
O procedimento, que deve ser realizado já nos primeiros dias de vida do animal, sendo monitorado de forma periódica, é ainda mais recomendável em locais de grande população de bezerros, pelo fato de acumularem matéria orgânica e ser um ambiente propicio para microorganismos e infecções.
Se o produtor deixar o animal sem a intervenção, é provável que o umbigo seque de 7 a 10 dias, período suficiente para que o animal contraia alguma doença ou apresente quadro de infecção. Por isso é aconselhável que o método seja realizado o quanto antes.
O procedimento conta com a utilização de iodo 10% e precisa ser realizado por um profissional da medicina veterinária, que precisa estar atendo a higienização, cuidados com manipulação e especificações do produto, que se não for realizado de maneira correta, pode se contaminar e perder a sua eficiência.
O processo de cura do umbigo precisa ser feito de maneira correta para gerar os benefícios e evitar complicações. Saiba mais.
Fonte: Rehagro
Data: 28/07/2016
Um Presente para você!
Opa, fiquei muito feliz com sua visita
e já que não posso te oferecer um cafezinho, separei um presente especial: