O profissional agrônomo e o campo de trabalho

O profissional agrônomo é formado em Engenharia Agrônoma ou Agronomia caracterizada pelos conhecimentos aplicados à agricultura e pecuária. Definida como uma ciência que abrange conhecimentos de diversas áreas como a engenharia, biologia, botânica, economia, química, genética, zootecnia, administração, entre outras.

A formação de profissionais na área objetiva melhorar a qualidade nos processos de produção de gêneros agrícolas e pecuários; aumentar a produção, com implantação de técnicas tecnológicas, mantendo e melhorando a qualidade dos produtos.

Dentre das disciplinas estudadas no curso temos a bioestatística; entomologia econômica; tecnologia dos produtos agropecuários; olericultura; noções básicas de genética; fertilização do solo; tecnologia de sementes; bioquímica fundamental; sociologia e desenvolvimento rural;jardins e parques; extensão rural; melhoramento de plantas; anatomia vegetal; fisiologia vegetal; máquinas agrícolas; agrotóxicos; conservação do solo; construções rurais, zootecnia geral; armazenamento e processamento de produtos agrícolas; biologia do solo; fruticultura; hidráulica; avicultura; suinocultura; bovinocultura; educação ambiental; cooperativismo; melhoramento genético; biofertilizantes; higiene; dentre outras.

O agrônomo pode atuar nas mais diversificadas áreas como, fazendas, empresas de produtos agropecuários, pesquisa científica, órgãos públicos, e outros desenvolvendo e implantando projetos em empresas de agropecuária, atuando no combate de pragas, adubação, projetos de irrigação, conservação do solo e controle de qualidade de produtos agrícolas.

Assim, com o mercado cada vez mais competidor só ganhará destaque aquele profissional que buscar além da formação acadêmica, outros cursos e especializações nas áreas que desejam atuar.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados