A castração em equinos é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada dos testículos. Também denominada Orquiectomia, são vários os objetivos desta prática utilizada desde a antiguidade.
A primeira delas é tornar o animal inapto à reprodução, com o intuito de controlar melhor as taxas de nascimentos. Outra é melhorar o manejo, já que o procedimento torna o animal mais calmo e obediente em virtude do nível de testosterona estar consideravelmente mais baixo.
A castração pode ser realizada em animais entre 2 e 3 anos, ou seja, quando já estão com as características físicas masculinas definidas. Eles terão, assim, menores riscos com o procedimento do que os mais velhos, que podem apresentar hemorragias e infecções.
Em termos comerciais, o cavalo castrado tem mais valor, sendo que grande parte dos haras já comercializam o animal desta maneira, prontos para o trabalho e para as práticas equestres.
A cirurgia de castração deve ser realizada apenas por um profissional veterinário. Só ele terá as totais condições e conhecimento do caso clínico do animal para que o procedimento ocorra sem riscos.
A castração dos equinos facilita as técnicas de adestramento. Saiba mais.
Fonte: Haras MGM
Data: 26/08/2016
Um Presente para você!
Opa, fiquei muito feliz com sua visita
e já que não posso te oferecer um cafezinho, separei um presente especial: