Efeitos do uso de anestésicos gerais

Hoje, o anestesiologista é o responsável por todos os aspectos da saúde do paciente durante a cirurgia, ele controla a profundidade da anestesia e mantém o equilíbrio homeostático com vários tipos de anestésicos inalatórios e intravenosos, conta também com fármacos adjuvantes.

Os anestésicos gerais utilizados durante um procedimento cirúrgico têm como objetivo a indução a depressão generalizada e reversível do sistema nervoso central (SNC), o paciente perde a percepção de todas as sensações, consciência, amnésia e imobilidade. Os anestésicos ou adjuvantes causam o relaxamento muscular, perda dos reflexos autônomos, analgesia e ansiólise. Os efeitos causados pela anestesia facilita a execução segura e sem dor do procedimento a ser realizado, e alguns efeitos são mais importantes em algumas cirurgias do que em outras.

O uso dos anestésicos gerais ocasiona efeito em todo o corpo, porém há maior concentração no tecido adiposo, e o SNC é o principal local de ação dos anestésicos. Provavelmente a perda da consciência e a amnésia sejam decorrentes da ação supra-espinhal, e a imobilidade em resposta a estímulos nocivos seja ocasionada por depressão das vias sensoriais e motoras supra-espinhais e espinhais. 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados