Reabertura do frigorífico Uruguaio em Minas Gerais após surto de mormo

 

Depois do fechamento em setembro de 2011, após focos da doença de mormo serem detectados no Parque de Exposições de Araguari (triângulo mineiro), o frigorífico Prosperidad S.A., do Uruguai reabrirá até junho.  No frigorífico é feito aproximadamente o abate de mil cavalos por dia, e a produção é destinada a países europeus, principalmente Bélgica e Holanda, além de África do Sul e Japão. O fechamento se deu porque, pelas normas da União Europeia, não é permitido focos da doença a menos de 10 km do local do abate. Agora com o controle da situação a empresa reabrirá, com a autorização da prefeitura de Araguari e além dos 130 funcionários que serão recontratados deverá abrir vagas para mais empregados.

Além de atingir os equinos, o mormo doença infectocontagiosa, também pode atingir cães, gatos e até mesmo o homem. Em 2011, em Araguari, foram sacrificados dois cavalos infeccionados e cerca de cem animais ficaram em confinamento.

Depois de vistoria realizada pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Parque de Exposições foi liberado a cerca de três meses. O frigorífico solicitou vistoria e aguarda a reabertura para retornar o abate não apenas de cavalo, como também de mulas, burros, jumentos, entre outros animais.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados