Ovinocultura é alternativa para diversificar geração de renda em Mato Grosso

O dia de Campo realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de MT teve como tema o setor de ovinocultura.  A atividade é uma alternativa para diversificar a geração de renda no campo, e já começa a chamar a atenção dos produtores em Mato Grosso.

Na fazenda do produtor rural Hernandes Piccoli, em Sorriso -Mato Grosso- a produção de grãos ainda é o carro-chefe, mas há seis anos a família iniciou na ovinocultura, o rebanho que começou com 30 animais, conta atualmente com 2.500, de cinco raças diferentes. Todo o plantel é criado em pequenos lotes, que juntos ocupam 35 hectares. Para o produtor a vantagem da ovinocultura é poder aproveitar pequenos espaços da fazenda, como as áreas mais acidentadas, que não são mecanizáveis.

Os resultados animam quem está no campo. Na última década, o rebanho de ovinos no MT avançou 800%. Hoje, o plantel é estimado em mais de 1,4 milhão de animais.

Apesar do aumento expressivo, a cadeia produtiva ainda esbarra em alguns obstáculos, como a baixa oferta de cordeiros nos padrões exigidos pela indústria, e pela falta de planejamento e de conhecimento técnico sobre a ovinocultura.

Quem aposta no segmento acredita no futuro promissor, mas reconhece que o sucesso somente será possível com a maior organização da cadeia produtiva.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados