Melhoramento genético de ovinos

 

Assim, como em qualquer outro tipo de criação, a eficiência zootécnica do rebanho está diretamente ligada ao sucesso da produção e consequentemente ao sucesso econômico.  Aspectos como a eficiência reprodutiva, a resistência à verminose, altos níveis de ganho de peso, precocidade sexual, dentre outros estão diretamente ligados ao sucesso na criação de ovinos.

O manejo adequado dos ovinos não é suficiente, a fim de garantir o sucesso. Além de todos os cuidados na criação, alimentação, manejo, outros fatores devem ser considerados como o melhoramento genético pois, somente com o melhoramento genético é possível aumentar a qualidade genética do rebanho e consequentemente os animais terão uma maior reprodução, serão mais resistentes às doenças e animais saudáveis valem mais em todos os sentidos e utilização da criação.

Em busca do melhoramento genético o produtor deverá pesquisar e selecionar os melhores animais, características como peso, saúde, níveis de reprodução podem ser observadas. A partir da seleção do plantel, outros melhoramentos devem ser seguidos, e para isso existem várias técnicas, uma delas é a inseminação artificial que, além de garantir vários descendentes, o sêmen de um único macho geneticamente superior poderá ser usado em 25 fêmeas. Então, é necessário identificar os melhores animais, dominar os conhecimentos sobre genética, e conhecer os métodos disponíveis para implantar o programa de melhoramento genético na criação em busca de resultados.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados