A importância da alimentação balanceada na dieta alimentar de cães e gatos

Para que o cão e o gato tenha uma vida saudável é muito importante que a dieta alimentar destes animais seja balanceada, oferecendo os alimentos próprios a cada tipo de animal e raça.

Oferecer alimento caseiro, seja para o cão ou para o gato, pode acarretar em vários inconvenientes como doenças nutricionais ocasionadas por carência ou excesso de nutrientes; excesso de gordura e consequentemente o sobrepeso; excesso de sal que sobrecarrega a função renal; excesso de carboidratos e de proteínas. É muito importante que os proprietários estejam cientes que a comida oferecida aos humanos fazem mal aos pets.

Objetivando a saúde do animal é essencial uma alimentação adequada, com contenham nutrientes que forneçam energia ao pet, uma vez que cães e gatos exigem proteína para substituir a usada para a manutenção do tecido e seu reparo, e também pra produção de anticorpos, hormônios, enzimas e hemoglobina.

No mercado existem os mais variados tipos de ração destinados a cada tipo e raça de animal, cabe ao proprietário verificar junto ao médico veterinário qual o melhor alimento que pode ser oferecido ao seu animal.

 

Quais os nutrientes básicos de uma ração?

Quais as principais doenças ligadas à má alimentação?

Quando indicar uma ração terapêutica e por quanto tempo manter o animal na dieta?

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados