A ultrassonografia é amplamente utilizada na medicina veterinária para o diagnóstico

O exame ultrassonográfico caracteriza-se pela avaliação da morfologia de diversos órgãos abdominais, presença de efusões cavitárias, lesões expansivas, entre outras, é uma ferramenta essencial na medicina veterinária diagnóstica, principalmente no que se refere a doenças que acometem cães e gatos.

Pelo exame ultrassonográfico é possível obter imagens que fornecem informações importantes e com rapidez, permite a análise minuciosa da arquitetura dos órgãos, distribuição vascular e detecção de mudanças tênues na trama dos parênquimas. 

Os avanços tecnológicos permitem o acesso a aparelhos com definição de imagem cada vez melhores, refinando sobremaneira o diagnóstico, e dessa forma possibilitando um melhor diagnóstico e consequentemente o tratamento das moléstias que acometem os animais.

Geralmente a indicação do exame é feito a fim de se obter informações sobre órgãos como fígado, baço, rins, bexiga, pâncreas, dentre outros. Aindicação mais frequente da técnica ultrassonográfica é para avaliar a gestação de animais que pode ser detectada a partir de vinte dias após a cobertura.

Os animais que passam pelo processo precisam fazer um jejum de doze horas, recomendável, isso porque a diminuição da quantidade de alimento e gás em trato gastrointestinal ea ingestão de bastante líquido (exceto leite)ajuda na aplicação da técnica.

 

Passo a passo para realizar a ultrassonografia em cadelas gestantes. Confira.

Saiba mais sobre radiografia e ultrassonografia em pequenos animais

Ultrassonografia: Exame de grande importância na área obstétrica veterinária.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados