Cuidados na gestação dos pets

Alguns cuidados devem ser observados durante a gestação de cães e gatos, objetivando um parto mais tranquilo e nascimento de filhotes com saúde.

Os criadores devem ter atenção com a alimentação, necessita ser balanceada, observando os detalhes como porte, idade, estado fisiológico, estilo de vida e raça de cada animal.

Quando as fêmeas são bem alimentadas, sua saúde nutricional está garantida, consequentemente a amamentação dos filhotes será garantida um leite mais saudável e rico em vitaminas. Também, durante o período de amamentação, as rações devem ser substituídas por ração própria para filhotes, pois na ração há uma quantidade maior de proteínas e vitaminas. A alimentação deve ser complementada por suplemento vitamínico e a água oferecida tem que ser limpa e fresca.

A gestação do animal deve ser acompanhada por um veterinário, evitando casos de ecplâmpsia. Depois de trinta dias de gestação é necessário fazer a ultrassonografia, verificando a saúde dos filhotes.

A vermifugação deve ser realizada antes do acasalamento, durante a gestação não é recomendado. O peso não pode ultrapassar 15 a 25% durante a gestação. Se as recomendações do veterinário forem seguidas, o sucesso da gestação estará garantido.

 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados