Doenças dentárias mais comuns em gatos

Assim como os humanos e como os cães, os gatos também podem apresentar afecções orais. Os animais acometidos pelo mal podem apresentar alterações de humor e comprometimento de órgãos vitais e placenta.

Dentre as doenças que podem acometer estes animais estão à doença periodontal, fraturas dentarias, fraturas de mandíbula e maxila, tumores, dentes de leite que não caem, este mais difícil de ocorrer. Porém, as afecções mais comuns são a lesão reabsortiva dos felinos (LROF) e o complexo-gengivite-estomatite-faringite.

Na lesão reabsortiva os dentes permanente sofre um tipo de reabsorção, que geralmente se inicia no colo dental, podendo reabsorver todo o dente. A lesão acomete aproximadamente 70% dos animais, e ocorre em qualquer idade, porém as taxas maiores são em animais mais velhos. A LROF causa inflamação, vermelhidão e sangramento da gengiva ao redor do dente, o dente tem aparência de que está sendo corroído. O animal perde o apetite e há salivação intensa, por não se conhecer a origem da doença, o tratamento se dá com a extração dos dentes adoecidos.

No complexo-gengivite-estomatite-faringite há a inflamação exagerada da gengiva, língua, palato e fundo da garganta. O animal perde o apetite, tem salivação intensa e espessa, apresenta mau hálito, tem dificuldade em fazer as atividades fisiológicas, o humor fica alterado e o animal prostra. O tratamento também se dá com a extração do dente, porém de forma mais agressiva, já que na maioria das vezes, tem que se fazer a extração de todos os dentes que estão para trás das presas.

Assim, observar e cuidar da saúde oral dos felinos é a melhor forma de tratamento e prevenção.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados