Exame urinário no tratamento de cães e gatos

O exame de urina é um método utilizado em humanos, e capaz de detectar várias observações a respeito da saúde. O método simples e rápido também pode nos dizer muito da saúde de cães e gatos como, densidade urinária, ph, presença de açúcar, proteínas, pigmentos, bactérias, hemácias, leucócitos, entre outros que quando detectadas alterações podem indicar algumas moléstia.

 

A urina é fácil de coletar e o exame é simples e barato, porém é de grande importância a fim de avaliar a função renal como insuficiência renal, lesão tubular, neoplasia renal, entre outros; alterações da bexiga e da uretra como, tumores de bexiga, infecções, inflamações, dentre outros; doenças sistêmicas como, diabetes, hiperadreno, hepatopatia, doenças musculoesquelético, entre outras.

 

Algumas doenças podem apresentar alteração na urina ainda no início do contágio. Na insuficiência renal a densidade urinária é baixa e presença de proteína pode indicar o início da doença; a presença de cristais podem indicar pedras nos rins e na bexiga; presença de glicose pode indicar a diabetes; presença de hemácias, leucócitos, bactérias, células de descamação da própria bexiga, pode ser diagnóstico de cistite inflamatória ou bacteriana e tumores da bexiga.

           

O exame urinário pode indicar a presença de alguma alteração, que será confirmada com exames laboratoriais específicos realizados por profissionais capacitados. 

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados