Saiba mais sobre os mitos sobre o consumo da carne suína

A carne suína tem um paladar muito apreciado na culinária brasileira, porém muitas vezes o seu consumo é evitado ou restrito às datas comemorativas, este fato se deve ao mito que a carne suína não é saudável e podendo ser muitas vezes prejudicial ao ser humano.

As informações sobre as vantagens e benefícios que a carne pode oferecer à saúde do homem, ainda não são de conhecimento da maioria da população. A carne suína é uma fonte saudável de proteína de origem animal.

A carne suína é a fonte de proteína animal mais consumida do mundo, com uma produção de 115 milhões de toneladas e o ser o Brasil ser o 4º maior produtor e exportador mundial. Porém, o consumo da carne suína em maior escala é prejudicado pela associação que as pessoas fazem da carne com a gordura, insalubridade, colesterol, entre outras.

Com o mercado crescente e de olho em novos consumidores, o processo de criação e comercialização do produto passou por melhorias nos últimos trinta anos. Os produtores investiram melhoras genéticas, nutrição animal, manejo e sanidade e que acarreta ganho na produtividade e na qualidade final do produto.

Com todo esse processo a carne suína hoje tem níveis de colesterol bem próximo ao encontrado na carne das aves, atendendo aos níveis da Associação Americana do Coração, que recomenda a ingestão diária de 300 mg de colesterol por dia.

Conclui-se dessa forma que a carne suína não é uma vilã, como a maioria da população pensa,ela é rica fonte de proteínas com alto potencial biológico, vitaminas do complexo B, minerais, cálcio, fósforo, potássio e ferro, porém como qualquer outro alimento deve ser consumido moderadamente e de forma saudável.

 

Qual a importância da produção de alimentos seguros para a alimentação animal?

Qual é a  legislação que regulamenta a atividade de fabricação de rações no Brasil?

Saiba mais sobre a produção brasileira de carne suína. Confira!

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados