Mercado do suíno registra maior patamar do ano

 

A baixa oferta e a demanda aquecida por suínos vivos especialmente em novembro valorizaram os preços, os valores recebidos pelo animal são os maiores de 2012 em quase todas as regiões pesquisadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O suinocultor vem respirando um pouco mais aliviado nos últimos meses. Os valores também são os maiores do ano, no segmento da carne, de acordo com os levantamentos do Cepea. Desde agosto, quando o setor de suínos finalmente reagiu, a média mensal de preços do vivo vem superando os valores registrados nos respectivos meses de 2011, mesmo considerando-se a inflação do período (IGP-DI de out/12). Tradicionalmente, tanto a carne quanto o suíno vivo tendem a aumentar no segundo semestre, puxados principalmente pela demanda interna mais firme.

Muitos frigoríficos, neste ano, parecem que ainda estão postergando a formação de estoques para final de ano. A valorização estaria, portanto, tendo forte influência da baixa oferta de animais, decorrente do aumento dos custos de produção, e do ritmo aquecido das exportações nos últimos meses.

Sem categoria

Atualizado em: 8 de outubro de 2018

Artigos Relacionados