A produção pecuária comercial no Brasil é caracterizada por possuir 160 milhões de animais. Porém, apresenta baixa eficiência de produtividade, com uma taxa de lotação de apenas 0,8 UA/ha (450 kg de peso vivo por animal), taxa de desfrute não ultrapassando 18% e produção de carne de somente 30 kg/ha/ano. Isso é resultante do baixo desempenho zootécnico, que nos últimos anos, vem diminuindo a produtividade, levando muitas propriedades ao ponto crucial de se tornarem ineficientes e inviáveis. O manejo inadequado das pastagens e dos rebanhos, com ganho compensatório baixo, resulta na perda de peso em períodos de estações de inverno (seca e/ou frio), devido à baixa disponibilidade e qualidade da forragem em um modelo extrativista.
No Brasil, estima-se que mais 80% das pastagens encontram-se degradadas ou em algum estágio de degradação que causam a perda de seu potencial produtivo. Essa degradação se deve ao uso de espécies forrageiras inadequadas às condições de solo, clima e manejo, à má formação inicial, à falta de manejo da fertilidade do solo e das plantas daninhas e, principalmente, o superpastejo.
Um dos grandes problemas enfrentados pelos pecuaristas brasileiros é o custo de renovação e implantação de pastagens, pois a recuperação das áreas degradadas por métodos tradicionais de preparo de solo e semeio de capim é muito onerosa em especial pela necessidade de correção e de fertilização. Por isso, a estratégia de recuperação ou renovação de pastagem em conjunto com o consórcio de culturas de grãos e espécies arbóreas tem se mostrado uma alternativa muito eficiente.
A integração agricultura - pecuária - floresta (ILPF) surge como uma alternativa de otimizar o uso da terra. Ela pode ser definida como o sistema que integra as três atividades em conjunto, com os objetivos de, maximizar o uso da infra-estrutura e da mão-de-obra, diversificar e verticalizar a produção, minimizar custos, diluir os riscos e agregar valores aos produtos agropecuários, por meio dos recursos e benefícios que uma atividade proporciona à outra. O produtor passa a explorar diferentes sistemas produtivos que envolvem grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio.
Benefícios da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
Os benefícios dos sistemas de ILPF podem ser enumerados em:
1-Benefícios da pecuária para a lavoura;
2-Benefícios da lavoura para a pecuária;
3-Benefícios do Plantio Direto para os sistemas de ILPF;
4-Benefícios da floresta para a lavoura e para a pecuária; e
5-Benefícios da lavoura e da pecuária para o cultivo de árvores.
- Recuperar ou reformar pastagens degradadas
- Melhorar as condições físicas e biológicas do solo com pastagem em área de lavoura.
- Melhorar as condições ambientais para o gado, favorecendo o pastejo.
- Produzir pasto, forragem e grãos para alimentação animal na estação seca.
- Reduzir os custos, tanto da atividade agrícola quanto da pecuária.
- Diversificar e estabilizar a renda do produtor
Onde são realizados os cursos?
Tem desconto no pagamento à vista?
Como ganhar 100% da matrícula?
O que está incluso no valor do curso?
O CPT Cursos Presenciais emite certificados aos alunos?
Como faço para me tornar um Aluno Parceiro?
Como obter descontos nos cursos?
Como faço para o CPT Cursos Presenciais entrar em contato comigo?
Qual o número de animais disponíveis para a prática nos cursos?
Como chegar ao local do curso?
Em quantas parcelas pode ser realizado o pagamento?
Quanto de desconto irei ganhar na indicação de um amigo?
Quais softwares eu irei ganhar no curso de irrigação?
Qual o desconto para turmas fechadas?
A hospedagem já está inclusa no valor total do curso?
Quais cursos não são restritos para a área de medicina veterinária?
Mais de 80 cursos presenciais para a sua capacitação profissional
Busca por cursos:
Quer facilidade?
O CPT Cursos Presenciais liga para você!
17.05.2012 - Primeiro ultrassom tablet do mundo é mais um equipamento do CPT Cursos Presenciais
Professor Pedro Gama Ker
O Professor do Curso de Manejo Reprodutivo em Equinos do CPT Cursos Presenciais, Pedro Gama Ker foi convidado para falar sobre a Reprodução em Equinos.
Victor – Ilhéus – BA
A empresa CPT Cursos Presenciais mostra - se comprometida com o aprendizado do aluno e acima de tudo, possui boas instalações, funcionários comprometidos em atender bem e a estrutura física excelente.
Sêmen Congelado: O Seu Garanhão Onipresente