Preencha os campos abaixo para receber informações completas de promoções e descontos.





Confirmação

O CPT Cursos Presenciais garante a você total segurança e confidencialidade em seus dados pessoais.
Quer facilidade?
Ligamos para você.

Apresentação

A agricultura familiar já está consolidada no Brasil e é responsável por grande parte da movimentação econômica do país. Sua forma de organização permite que trabalhadores rurais exerçam papéis relevantes em nosso desenvolvimento agropecuário. Atualmente, a agricultura familiar conta com mais de 11,5 milhões de trabalhadores e é responsável por produzir mais de 70% dos alimentos consumidos no país. Entre as culturas que provêm dela, estão a mandioca, o feijão, o milho, o café, o arroz, o trigo, leguminosas, oleaginosas e frutas, além da produção de leite e a criação de suínos, aves e bovinos, o que demonstra a diversidade produtiva como uma das principais características desse setor.

A agricultura familiar tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, a agricultura familiar está associada à dimensão espacial do desenvolvimento, por permitir uma distribuição populacional mais equilibrada no território, em relação à agricultura patronal, normalmente associada à monocultura. Estas ideias devem ser contextualizadas no debate sobre os caminhos para a construção do desenvolvimento sustentável. O agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia.

Segundo dados do governo brasileiro, cerca de 70% dos alimentos consumidos no país são provenientes da agricultura familiar, desenvolvida devido a diversos programas de incentivo e apoio ao setor, feitos pelo governo. O principal apoiador da agricultura familiar é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Por meio dele, agricultores familiares podem acessar várias linhas de crédito de acordo como sua necessidade e o seu projeto. Podem ser projetos destinados para o custeio da safra, a atividade agroindustrial, seja para investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura. 

Através do Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município o Programa Prefeituras mostra a importância de enxergar que a agricultura familiar se transformou em uma atividade muito competitiva, e por isso devemos dar uma atenção especial aos pequenos produtores rurais. Com o aumento da produtividade e a redução dos custos, é possível gerar ainda mais valor ao agricultor e a administração do seu município.

Objetivo

- Qualificar e reciclar agentes públicos e profissionais para aplicar o conhecimento no município;

- transmitir as principais ferramentas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar;

- analisar a realidade da produção agrícola no município;

- elaborar projetos para o desenvolvimento e sustentabilidade;

- desenvolver programas e campanhas de incentivo para produzir alimentos saudáveis;

- aplicar o conhecimento junto aos produtores rurais;

- contribuir para o aumento da produção, qualidade e lucratividade da agricultura familiar no município.

Perguntas Frequentes

Escolha uma das perguntas abaixo e esclareça suas dúvidas:


Atendimento on-line
Curta Você Também
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • You Tube
  • Linkedin
  • Bradesco
  • Master Card
  • Visa
  • Itaú
  • Site seguro