Preencha os campos abaixo para receber informações completas de promoções e descontos.





Confirmação

O CPT Cursos Presenciais garante a você total segurança e confidencialidade em seus dados pessoais.
Quer facilidade?
Ligamos para você.

Apresentação

A raça Gir Leiteiro apresentou aumento expressivo do número de criadores e de animais registrados na última década. Em 2011, ela foi responsável por 46,07% do total de sêmen comercializado dentre as raças leiteiras nacionais (ASBIA, 2011). Parte deste sucesso deve-se aos resultados das provas de avaliação genética, que identificam reprodutores e matrizes com potencial para transmissão de leite. Por outro lado, o acasalamento entre animais das raças Gir e Holandesa resultou no principal cruzamento industrial para produção de leite no Brasil, o Girolando, em razão de sua versatilidade e produtividade nos mais diversos ambientes. A raça Girolando é a mais presente nos currais leiteiros nacionais e foi oficializada em 1996, tendo o teste de progênie implantado no ano seguinte.

Entretanto, apesar da tecnologia empregada no estudo dessas duas raças leiteiras, sabe-se que os animais possuem conformação e características fenotípicas diferentes, o que torna a avaliação visual uma ferramenta importante no processo de seleção.

No curso serão abordadas as origens das raças Gir e Girolando e as principais linhagens criadas e selecionadas para a produção de leite no Brasil. Será demonstrado como reconhecer animais registrados pelas respectivas associações de raças, bem como as características consideradas ideais no padrão racial de cada uma delas,considerando a aptidão leiteira. Será demonstrada a nomenclatura zootécnica das regiões corporais e discutidos os principais aspectos fenotípicos do Gir Leiteiro e do Girolando (em seus diferentes graus de sangue: 1/2, 3/4 e 5/8 holandês/Gir), como estrutura e conformação corporal, conformação de úbere, precocidade, características sexuais secundárias e aprumos. Será demonstrado em detalhes a importância de se conhecer esses conceitos e qual a sua aplicação prática no momento da compra ou seleção dos animais, associando-os aos aspectos de produtividade desejados na fazenda.

Serão abordados conceitos de melhoramento genético, como avaliação linear, herdabilidade e habilidade prevista de transmissão (PTA) das características avaliadas, acurácia, interação genótipo x ambiente e a interpretação dos sumários de touros dos principais testes de progênie das raças Gir e Girolando realizados no Brasil.

O curso será dividido em aulas teóricas e práticas, onde os alunos terão a oportunidade de aplicar individualmente e em grupo todos os conceitos teóricos abordados na avaliação fenotípica dos animais.

Objetivo

O curso tem como objetivo capacitar tecnicamente o aluno para escolher os melhores reprodutores e matrizes Gir Leiteiro e Girolando, associando as características fenotípicas à fundamentação das provas zootécnicas baseadas na avaliação genética.

Perguntas Frequentes

Escolha uma das perguntas abaixo e esclareça suas dúvidas:


Atendimento on-line
Curta Você Também
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • You Tube
  • Linkedin
  • Bradesco
  • Master Card
  • Visa
  • Itaú
  • Site seguro