Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira

A administração de uma fazenda é parecida com a de qualquer empresa, mas há alguns fatores no sistema de produção que interferem significativamente na rentabilidade do negócio. Por isso, é preciso aprender a gerenciar a propriedade com uma visão mais ampla da atividade.
O gerenciamento em pecuária de leite possui duas vertentes, uma que visa apenas o gerenciamento zootécnico, e outra que busca gerenciar o negócio de maneira contábil, ou seja, são feitas muitas anotações financeiras, porém com pouca ação efetiva. Entretanto, é preciso que os dois tipos de gerenciamento sejam realizados em conjunto, para que os resultados apareçam.
Esta visão mais ampla do sistema de produção, como um todo, ainda precisa ser mais difundida no Brasil. Produtores, gerentes e consultores técnicos que procurarem conhecer melhor a forma de gerenciar a atividade leiteira, como um todo, se destacarão perante os demais em suas profissões.
Este curso tem por objetivo, capacitar produtores, gerentes e consultores técnicos a implementarem um modelo de gerenciamento de fazendas produtoras de leite. Os participantes estarão aptos a atuar nas fazendas com uma visão mais ampla da atividade leiteira, com foco na gestão técnica e econômica.
VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível
Para quem é este curso?
Médico Veterinários, zootecnistas, administradores rurais, produtores, gerentes de fazenda, técnicos e estudantes ligados à pecuária leiteira.
O que você vai aprender
1 - Caracterização da pecuária de leite no Brasil e no mundo:
- Desafio da produção nacional;
- Cenário do setor produtivo nacional;
- Importância do cálculo de custo de produção e do gerenciamento da atividade;
-
Conceitos:
- Gestão;
- Gerenciamento;
- Custo de produção;
- Planejamento.
2 - O que é e como calcular o custo de produção de leite de uma fazenda:
- Metodologias de cálculo de custo de produção;
-
Divisão de custos:
- Custo fixo e custo variável;
- Metodologia de custos operacionais.
- Inventário de recursos:
- Depreciação:
- Juros sobre o capital:
- Peculiaridades do custo de produção de leite;
- Estabilização de rebanho.
3 - Interpretação prática de indicadores zootécnicos e econômicos como ferramenta de gestão:
-
Indicadores técnicos:
- Eficiência produtiva (mão de obra, terra e rebanho);
- Estrutura de rebanho;
- Reprodução.
-
Indicadores econômicos:
- Custo Operacional Efetivo (COE);
- Custo Operacional Total (COT);
- Custo Total (CT);
- Margem Bruta, Margem Líquida e Lucro.
- Lucratividade e rentabilidade;
- Relação Benefício/Custo;
- Correlação entre indicadores técnicos X econômicos;
- Utilização de Planilha de Custos de Produção de Leite.
4 - Como elaborar o planejamento da atividade leiteira:
-
Tipos de planejamento:
- Curto prazo;
- Médio prazo;
- Longo prazo.
- Diagnóstico;
-
Planejamento:
- Pré-planejamento;
- Objetivos e metas;
- Cronograma de ação;
- Monitoramento das ações planejadas e realizadas;
- Avaliação.
- Exercício prático de como elaborar um planejamento.
Os alunos terão a oportunidade de acompanhar na prática todos os tópicos abordados no curso, conhecendo o dia a dia da atividade leiteira.
CARGA HORÁRIA: 24 horas
ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.
obs: Para maior rendimento do Curso de Administração Técnica e Econômica da Atividade Leiteira, pedimos a quem tiver disponibilidade, trazer o laptop pessoal para uso de planilhas disponibilizadas pelo professor. Caso não tenha disponibilidade, não haverá problema, a programação do curso não sofrerá interferência.
Como funciona o curso
O curso é composto por aulas teóricas ministradas com recursos audiovisuais para repassar todo o conceito de gerenciamento e administração de empresas produtoras de leite. Nas Aulas práticas, os alunos terão a oportunidade de avaliar uma fazenda de leite e aplicar os conceitos discutidos nas aulas teóricas, de modo a fixar melhor o conhecimento, bem como outros estudos de casos de sucesso.
Professores
Professor Dr. Renê Galvão Rezende Martins
- Médico veterinário formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (EV-UFMG)
- Mestre em zootecnia pela Universidade Federal de Minas Gerais (EV-UFMG)
- Doutor em nutrição animal pela Universidade Federal de Viçosa (DZO-UFV)
- Atuou como consultor técnico e comercial em empresas nacionais e multinacionais
- Atuou como docente no magistério em cursos de graduação e pós-graduação.
- Possui diversos artigos publicados em anais de congressos, simpósios, revistas comerciais e científicas.
- Experiência em elaboração de projetos pecuários e indústrias de alimentação animal
- Experiência em treinamento técnico e comercial de equipes de vendas de empresas regionais, nacionais e internacionais
- Atualmente exerce consultoria a fábricas de alimentos para animais, empresas do setor agropecuário e produtores de bovinos de corte e leite
O que nossos alunos dizem
Como podemos te ajudar?
Receba Mais informações e Orçamentos
Perguntas Frequentes
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta