Curso de Aspiração Folicular (OPU) para FIV em Bovinos

Aspiração Folicular (OPU) para FIV em Bovinos

22 a 24 de junho

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

A Fertilização in vitro (FIV) é uma biotécnica que tem por objetivo acelerar a produção de animais geneticamente superiores. Juntamente com a inseminação artificial e transferência de embriões, a FIV é uma técnica responsável pela intensificação do melhoramento genético dos rebanhos bovinos de leite e corte.

O Brasil é, atualmente, líder mundial na produção de embriões por meio da técnica de Fertilização in vitro (FIV). Segundo os últimos dados da SBTE, esta técnica vem tendo um constante crescimento, tendo sido produzidos no Brasil 196.663 embriões de FIV no ano de 2006, um número quase três vezes superior à produção de embriões pela TE convencional (SBTE, 2007).

A PIV (Produção de Embriões in vitro) envolve as seguintes etapas: Aspiração Folicular (OPU), Maturação Ovocitária in Vitro (MIV), Fertilização in Vitro (FIV), o Cultivo in Vitro e, por fim a Transferência dos Embriões para as receptoras (inovulação).

A Aspiração Folicular Ovariana Guiada por Ultrassom (OPU-Ovum pick-up) é a primeira etapa da PIV. A OPU compreende a obtenção dos óvulos diretamente do ovário das vacas doadoras com o auxílio de um equipamento de ultrassonografia. Os folículos ovarianos visualizados no aparelho de ultrassom são penetrados com uma agulha ligada a um sistema de vácuo, aspirando o conteúdo líquido e com ele o óvulo. Estes óvulos coletados são rastreados, selecionados e envasados para envio a um laboratório onde serão produzidos os embriões.

O curso irá abordar os aspectos comerciais da OPU/ FIV no Brasil, a anatomia do aparelho reprodutor de fêmeas bovinas, aspectos gerais da fisiologia ovariana, equipamentos e infraestrutura necessários para OPU, a prática da aspiração folicular ovariana, o rastreamento e classificação de ovócitos, além dos métodos de envase e transporte dos ovócitos até os laboratórios de FIV.

O domínio da técnica de aspiração folicular possibilitará ampliar o campo de atuação do veterinário em um mercado de grande potencial e em constante crescimento, garantido boa remuneração por um serviço diferenciado.

Este curso tem por objetivo capacitar estudantes e profissionais médicos veterinários, com treinamento teórico e prático, para prestação de serviços de OPU em centrais de reprodução ou ainda a campo, uma vez que a OPU pode ser realizada nas próprias fazendas, enviando os ovócitos para os laboratórios de FIV.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Médicos Veterinários e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. É indispensável a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula da Faculdade de Medicina Veterinária.

Verifique o artigo 5º da Lei 5.517/68 que discorre sobre as funções e atividades de competência privativa do médico veterinário.

O que você vai aprender

Recepção e entrega de material

 Situação atual e aspectos comerciais da FIV no Brasil

Aplicação da FIV nos programas de melhoramento genético

Anatomia e fisiologia reprodutiva de fêmeas bovinas

Aspectos gerais sobre a produção de embriões in vitro

Prática: Equipamentos e infraestrutura necessários para OPU

Prática: Montagem de equipamentos e preparo de meios para OPU

Prática: Treinamento de ultrassonografia transvaginal ou/ manipulação de oócitos

Fatores biológicos que afetam os resultados da OPU

Fatores mecânicos que podem interferir na OPU

Prática: Material e equipamentos empregados na OPU

Prática: Princípios básicos da ultrassonografia para OPU

Prática: Aspiração em animais de curso / Rastreamento e classificação de oócitos

Seleção e preparo de receptoras e doadoras de embrião para FIV

Custos de material/ formas de cobrança para OPU

Prática: Delineamento de protocolos hormonais para OPU/ inovulações

Prática: Preenchimento de relatórios de OPU

Prática: Aspiração em animais de curso / Rastreamento classificação e envase de ovócito

Prática: Rastreamento classificação e envase de ovócito / Aspiração em animais de curso

 

CARGA HORÁRIA: 22 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O Curso de Aspiração Folicular para FIV em Bovinos é composto por aulas teóricas e práticas, ministradas por conceituados professores da área, onde os alunos tem a oportunidade de aprendizagem a campo.

Ao início do curso, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e material para posteriores consultas.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-video de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT, preparada para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde os alunos terão a oportunidade de executar todos os passos do processo de aspiração folicular para FIV em bovinos, entre os quais podemos destacar a punção folicular propriamente dita, manipulação e classificação ovocitária e procedimentos necessários para envio de ovócitos para laboratórios. Tudo isso com constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente um aprendizado de excelência

Para garantir maior aproveitamento na prática, a empresa dispõe de um número de animais suficiente para atender a todos participantes. Os alunos são divididos em duas turmas, A e B. Uma turma fica nos troncos realizando a aspiração folicular ovariana enquanto a outra permanece no laboratório fazendo o rastreamento e a classificação ovocitária. Após o cumprimento de cada etapa de aprendizado as turmas são alternadas. Cada turma é coordenada por um professor, permitindo com isso maior aproveitamento.

A parte prática do curso é dividida nas seguintes etapas:

Primeira etapa: Apresentação de toda a infraestrutura, equipamentos necessários e princípios básicos para execução da técnica de aspiração folicular ovariana. Treinamento de identificação, montagem e utilização dos equipamentos.

 

Segunda etapa: Início do procedimento de palpação retal com a identificação das estruturas. Treinamento inicial da técnica, na qual os alunos utilizam uma “guia de aspiração” e um transdutor, ligados em um “aparelho de ultrasson” para a visualização das imagens. Nesta etapa será feito o treinamento de posicionamento adequado do ovário para posterior aspiração.

Terceira etapa: No laboratório, os alunos conhecerão os materiais e equipamentos utilizados para manipulação dos ovócitos obtidos após aspiração, realizando neste momento o processo de rastreamento, classificação e procedimentos necessários para envio de ovócitos para laboratórios. Cada aluno terá acesso a uma lupa estereomicroscópica, onde poderá treinar as diferentes classificações dos oócitos de acordo com as suas características morfológicas e viabilidade.

Quarta etapa: Nesta etapa os alunos realizam a aspiração folicular ovariana das doadoras, que foram submetidas previamente a um protocolo hormonal, utilizando o equipamento completo de aspiração, composto pela “guia”, “circuito” e “agulha” de aspiração que estarão acoplados ao “aparelho de ultrasson”. Após este procedimento cada aluno enviará seu tubo identificado para a turma que estará no laboratório rastreando os ovócitos para avaliar a taxa de recuperação ovocitária.

Quinta etapa: Os ovócitos coletados são recepcionados no laboratório para a realização do processamento que consiste em: rastreamento, classificação, lavagem, envase e finalmente o envio dos ovócitos para o laboratório.

Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por todos os alunos, e o CPT Cursos Presencias disponibiliza um número de animais para realização com sucesso de todos os procedimentos.

Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização a campo de seus trabalhos.

Veja o que te espera

Para realização do Curso de Aspiração Folicular para FIV em Bovinos, o CPT Cursos Presenciais conta com toda a infraestrutura própria. As instalações da Unidade de Ensino CPT são modernas, com tecnologia de ponta, preparadas para oferecer o melhor treinamento.

A Fazenda Escola CPT, onde é localizada a unidade de ensino é conhecida como fazenda modelo, e uma das mais belas do estado de Minas Gerais. Além da beleza, as instalações oferecem muitas comodidades para os alunos.

Também conta com um moderno curral de manejo, calçado e coberto, e com adequado sistema para contenção dos animais, oferecendo segurança e comodidade para os alunos, podendo ser utilizado para a prática dos cursos em todas as estações do ano.

Além do curral de manejo, a unidade de ensino possui diversos troncos de contenção. O aluno terá a oportunidade de realizar o treinamento e aprendizado técnico necessário com a supervisão constante do professor.

 

Para realização das aulas teóricas, são disponibilizadas salas de aula modernas e refrigeradas no Hotel Escola CPT e na própria Fazenda Escola CPT, equipadas com projetores e sistema de vídeo-áudio, que permitem apresentação de filmagens e a apresentação das aulas de forma eficiente e com comodidade.
 

 


Para a realização do Curso de Aspiração Folicular para FIV em Bovinos, a empresa dispõe de todos os equipamentos e instalações completas para que os alunos desenvolvam seu treinamento prático de aspiração folicular ovariana, guiada por ultrassom com constante orientação dos professores.

Durante o curso, os ovócitos são coletados, rastreados, selecionados e envasados.

A aspiração folicular ovariana, guiada por ultrassom, é a primeira etapa da PIV (Produção In Vitro). Esta prática é realizada, utilizando-se no mínimo três conjuntos de equipamentos, como: aparelhos de ultrassonografias, sondas transvaginal, guias de aspiração e bombas de aspiração.

Os laboratórios foram projetados e construídos com todas as técnicas necessárias para a realização dos cursos e para alcançar o máximo de sucesso no rastreamento e classificação de ovócitos, além dos métodos de envase e transporte dos ovócitos até os laboratórios de FIV.

O laboratório de Reprodução é refrigerado, espaçoso e moderno. Possui também diversas lupas estereomicroscópicas para manipulação dos ovócitos, sendo uma para cada aluno.
        
Durante as práticas laboratoriais, utiliza-se câmera de filmagem que é acoplada à lupa e conectada a uma TV, onde o professor apresenta imagens reais de ovócitos recém-aspirados, possibilitando aos alunos retirar qualquer dúvida sobre a classificação e a forma de manipulação.

Para o treinamento de aspiração de ovócitos pelos alunos, a fazenda disponibiliza de diversas fêmeas bovinas, permitindo que os alunos tenham intenso treinamento prático da técnica com os animais.
 

Com toda essa infraestrutura, de instalações para prática e animais para o treinamento, os alunos têm toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização com sucesso de seus trabalhos.
 

Professores

Giancarlo Magalhães dos Santos

Professor Coordenador Dr.

- Médico Veterinário formado pela Centro Universitário de Vila Velha - UVV;

- Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - UFV;

- Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - UFV;

- Professor Titular da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FACISA;

- Coordernador de Ensino do CPT Cursos Presenciais;

- Responsável Técnico do CPT Cursos Presenciais.

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.