Curso de Aspiração Folicular (OPU) para FIV em Bovinos - Unidade CENVA SUL
A Fertilização in vitro (FIV) é uma biotécnica que tem por objetivo acelerar a produção de animais geneticamente superiores. Juntamente com a inseminação artificial e transferência de embriões, a FIV é uma técnica responsável pela intensificação do melhoramento genético dos rebanhos bovinos de leite e corte.
O Brasil é, atualmente, líder mundial na produção de embriões por meio da técnica de Fertilização in vitro (FIV). Segundo os últimos dados da SBTE, esta técnica vem tendo um constante crescimento, tendo sido produzidos no Brasil 196.663 embriões de FIV no ano de 2006, um número quase três vezes superior à produção de embriões pela TE convencional (SBTE, 2007).
A PIV (Produção de Embriões in vitro) envolve as seguintes etapas: Aspiração Folicular (OPU), Maturação Ovocitária in Vitro (MIV), Fertilização in Vitro (FIV), o Cultivo in Vitro e, por fim a Transferência dos Embriões para as receptoras (inovulação).
A Aspiração Folicular Ovariana Guiada por Ultrassom (OPU-Ovum pick-up) é a primeira etapa da PIV. A OPU compreende a obtenção dos óvulos diretamente do ovário das vacas doadoras com o auxílio de um equipamento de ultrassonografia. Os folículos ovarianos visualizados no aparelho de ultrassom são penetrados com uma agulha ligada a um sistema de vácuo, aspirando o conteúdo líquido e com ele o óvulo. Estes óvulos coletados são rastreados, selecionados e envasados para envio a um laboratório onde serão produzidos os embriões.
O curso irá abordar os aspectos comerciais da OPU/ FIV no Brasil, a anatomia do aparelho reprodutor de fêmeas bovinas, aspectos gerais da fisiologia ovariana, equipamentos e infraestrutura necessários para OPU, a prática da aspiração folicular ovariana, o rastreamento e classificação de ovócitos, além dos métodos de envase e transporte dos ovócitos até os laboratórios de FIV.
O domínio da técnica de aspiração folicular possibilitará ampliar o campo de atuação do veterinário em um mercado de grande potencial e em constante crescimento, garantido boa remuneração por um serviço diferenciado.
Este curso tem por objetivo capacitar estudantes e profissionais médicos veterinários, com treinamento teórico e prático, para prestação de serviços de OPU em centrais de reprodução ou ainda a campo, uma vez que a OPU pode ser realizada nas próprias fazendas, enviando os ovócitos para os laboratórios de FIV.
VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível
-
Cursos realizados na Unidade Sul - Treze Tílias, que tem uma das melhores estruturas do país;
-
Estrutura com diversos troncos de contenção, oferecendo segurança para os alunos e os animais;
-
Diversos equipamentos de ultrassons e bombas de aspiração que garante prática durante todo o curso;
-
Número de animais suficientes para todos os alunos praticarem;
-
Professor Coordenador altamente qualificado com doutorado na área onde já ministrou mais de 500 cursos pela empresa;
-
Materiais e equipamentos de última geração;
-
Laboratório completo com diversas lupas estereomicroscópica;
-
Hospedagem em um dos melhores hotéis da cidade já incluso no pacote do curso;
-
Translado incluso entre o hotel e a Unidade de Ensino;
-
Material didático completo e atualizado;
-
Alimentação com café da manhã, almoço e lanche da tarde já incluso no pacote do curso;
-
Cursos realizados e certificados por uma das empresas mais conceituadas da área da América Latina.
Para quem é este curso?
Médicos Veterinários e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. É indispensável a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula e histórico escolar do curso da Faculdade de Medicina Veterinária.
Verifique o artigo 5º da Lei 5.517/68 que discorre sobre as funções e atividades de competência privativa do médico veterinário.
O que você vai aprender
- Recepção e entrega de material
- Situação atual e aspectos comerciais da FIV no Brasil
- Aplicação da FIV nos programas de melhoramento genético
- Anatomia e fisiologia reprodutiva de fêmeas bovinas
- Aspectos gerais sobre a produção de embriões in vitro
- Prática: Equipamentos e infraestrutura necessários para OPU
- Prática: Montagem de equipamentos e preparo de meios para OPU
- Prática: Treinamento de ultrassonografia transvaginal ou/ manipulação de oócitos
- Fatores biológicos que afetam os resultados da OPU
- Fatores mecânicos que podem interferir na OPU
- Prática: Material e equipamentos empregados na OPU
- Prática: Princípios básicos da ultrassonografia para OPU
- Prática: Aspiração em animais de curso / Rastreamento e classificação de oócitos
- Seleção e preparo de receptoras e doadoras de embrião para FIV
- Custos de material/ formas de cobrança para OPU
- Prática: Delineamento de protocolos hormonais para OPU/ inovulações
- Prática: Preenchimento de relatórios de OPU
- Prática: Aspiração em animais de curso / Rastreamento classificação e envase de ovócito
- Prática: Rastreamento classificação e envase de ovócito / Aspiração em animais de curso
CARGA HORÁRIA: 20 horas
ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.
Como funciona o curso
O Curso de Aspiração Folicular para FIV em Bovinos - Unidade CENVA SUL é composto por aulas teóricas e práticas, ministradas por conceituados professores da área, onde os alunos tem a oportunidade de aprendizagem a campo.
Ao início dos cursos, os alunos recebem o material didático, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e material para posteriores consultas.
As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-video de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.
As aulas práticas são realizadas na Unidade de Ensino Treze Tílias, preparada para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde os alunos terão a oportunidade de executar todos os passos do processo de aspiração folicular para FIV em bovinos, entre os quais podemos destacar a punção folicular propriamente dita, manipulação e classificação ovocitária e procedimentos necessários para envio de ovócitos para laboratórios. Tudo isso com constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente um aprendizado de excelência
Para garantir maior aproveitamento na prática, a empresa dispõe de um número de animais suficiente para atender a todos participantes. Os alunos são divididos em duas turmas, A e B. Uma turma fica nos troncos realizando a aspiração folicular ovariana enquanto a outra permanece no laboratório fazendo o rastreamento e a classificação ovocitária. Após o cumprimento de cada etapa de aprendizado as turmas são alternadas. Cada turma é coordenada por um professor, permitindo com isso maior aproveitamento.
A parte prática do curso é dividida nas seguintes etapas:
Primeira etapa: Apresentação de toda a infraestrutura, equipamentos necessários e princípios básicos para execução da técnica de aspiração folicular ovariana. Treinamento de identificação, montagem e utilização dos equipamentos.
Segunda etapa: Início do procedimento de palpação retal com a identificação das estruturas. Treinamento inicial da técnica, na qual os alunos utilizam uma “guia de aspiração” e um transdutor, ligados em um “aparelho de ultrasson” para a visualização das imagens. Nesta etapa será feito o treinamento de posicionamento adequado do ovário para posterior aspiração.
Terceira etapa: No laboratório, os alunos conhecerão os materiais e equipamentos utilizados para manipulação dos ovócitos obtidos após aspiração, realizando neste momento o processo de rastreamento, classificação e procedimentos necessários para envio de ovócitos para laboratórios. Cada aluno terá acesso a uma lupa estereomicroscópica, onde
poderá treinar as diferentes classificações dos oócitos de acordo com as suas características morfológicas e viabilidade.
Quarta etapa: Nesta etapa os alunos realizam a aspiração folicular ovariana das doadoras, que foram submetidas previamente a um protocolo hormonal, utilizando o equipamento completo de aspiração, composto pela “guia”, “circuito” e “agulha” de aspiração que estarão acoplados ao “aparelho de ultrasson”. Após este procedimento cada aluno enviará seu tubo identificado para a turma que estará no laboratório rastreando os ovócitos para avaliar a taxa de recuperação ovocitária.
Quinta etapa: Os ovócitos coletados são recepcionados no laboratório para a realização do processamento que consiste em: rastreamento, classificação, lavagem, envase e finalmente o envio dos ovócitos para o laboratório.
Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por todos os alunos, e o CPT Cursos Presencias - Unidade CENVA SUL disponibiliza um número de animais para realização com sucesso de todos os procedimentos.
Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.
Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização a campo de seus trabalhos.
Veja o que te espera
As aulas práticas do Curso de Aspiração Folicular (OPU) para FIV em Bovinos são realizadas na Unidade de Ensino Treze Tílias Embriões, parceira do CPT Cursos Presenciais - CENVA especializada em Reprodução Bovina. Aqui você tem toda infraestrutura para realizar as técnicas ensinadas pelo professor durante as aulas.
Na unidade de ensino você tem a disposição:
- curral moderno, coberto amplo e seguro;
- animais em número suficiente para a prática de todos os alunos;
- equipamentos de ultrassom para execução das técnicas em que ele for necessário;
- salas de aula (para a parte teórica) modernas e confortáveis.
Como podemos te ajudar?
Receba Mais informações e Orçamentos
Perguntas Frequentes
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta