Curso de Avaliação Andrológica e Congelamento de Sêmen de Ovinos

O curso aborda exame físico e reprodutivo do macho ovino e caprino, coleta de sêmen e avaliação física/ funcional do sêmen, determinação da concentração espermática, equipamentos e diluentes empregados para criopreservação de sêmen, descongelamento e avaliação de sêmen criopreservado.

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

Para que sejam alcançados bons índices de gestação em propriedades na ovinocultura ou caprinocultura, seja de corte ou de leite, que utilizem reprodutores em monta natural a campo, é necessária uma avaliação prévia da fertilidade e da capacidade de monta do reprodutor, de forma a se garantir que este esteja apto à reprodução.

A Avaliação Andrológica, atualmente é o exame mais indicado para estimar a capacidade reprodutiva e é composta pela avaliação física do animal e de seu aparelho reprodutor, bem como pela avaliação das características físicas, morfológicas e microbiológicas do sêmen à fresco.

O Exame Andrológico permite a classificação dos animais quanto a fertilidade, o diagnóstico de patologias reprodutivas do macho e a adequação do número de fêmeas a ser servida por este reprodutor, além de auxiliar na seleção de machos jovens e possibilitar o descarte dos machos subférteis.

No Brasil a utilização da inseminação artificial nas criações de ovinos e caprinos é bastante reduzida, estando ao redor de 1% para ovinos e de 5% para caprinos. Dessa forma, a monta a campo, ainda é usada intensamente, o que ressalta a importância da avaliação e seleção dos machos a serem usados como reprodutores, e da sua contribuição para a eficiência reprodutiva do rebanho.

A criopreservação de sêmen de animais superiores permite a maximização de seu material genético, pelo aumento do número de fêmeas que podem ser inseminadas com um único ejaculado, além de permitir o armazenamento desta material por tempo indeterminado. Esta técnica, associada à Inseminação Artificial, reduz o risco de acidentes e transmissão de doenças reprodutivas decorrentes da monta, facilita a comercialização e o transporte do material genético, além de servir de estoque de material genético em caso de acidente ou morte do reprodutor.

Este curso tem por objetivo capacitar estudantes da medicina veterinária e veterinários já formados, atuantes na área de pequenos ruminantes, a realizarem o exame andrológico e o congelamento de sêmen de ovinos e caprinos, para a orientação do manejo reprodutivo de propriedades rurais e melhora da eficiência reprodutiva.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Médicos Veterinários e estudantes do curso de Medicina Veterinária. É indispensável a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula da Faculdade de Medicina Veterinária.

Verifique o artigo 5º da Lei 5.517/68 que discorre sobre as funções e atividades de competência privativa do médico veterinário.

O que você vai aprender

Aulas Teóricas

  • Importância do exame andrológico para a eficiência reprodutiva do rebanho
  • Aspectos gerais da fisiologia de machos ovinos e caprinos
  • Exame físico e reprodutivo do macho ovino e caprino
  • Sequência de exame andrológico
  • Patologias relacionadas ao aparelho reprodutor masculino
  • Patologias espermáticas
  • Teste de libido e exames complementares e sanitários
  • Preenchimento do certificado de exame andrológico e recomendações técnicas
  • Importância e finalidades da criopreservação de sêmen
  • Técnicas de criopreservação e efeitos da criopreservação sobre a viabilidade espermática

Aulas Práticas

  • Apresentação do material empregado para exame andrológico
  • Coleta de sêmen e avaliação física/ funcional do sêmen
  • Coleta de sêmen, avaliação de patologias espermáticas
  • Coleta de sêmen e determinação da concentração espermática
  • Equipamentos e diluentes empregados para criopreservação de sêmen
  • Criopreservação de sêmen
  • Descongelamento e avaliação de sêmen criopreservado


CARGA HORÁRIA: 27 horas

Veja o cronograma completo: Como funciona

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O Curso de Avaliação Andrológica e Congelamento de Sêmen em Ovinos é composto por aulas teóricas e práticas, ministradas por conceituados professores da área, onde os alunos têm a oportunidade de aprendizagem a campo.

Ao início do curso, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e material para posteriores consultas.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-video de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.   

Ás aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT, preparada para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde os alunos irão executar a coleta, avaliação e a criopreservação do sêmen.

Para garantir maior aproveitamento na prática, a empresa dispõe de um número de animais suficiente para atender a todos os participantes. A parte prática do curso é dividida em várias etapas:

Primeira etapa: Os alunos aprendem sobre as principais patologias relacionadas ao aparelho reprodutivo masculino. Realizam o exame físico geral, clínico do sistema genital, medição da circunferência escrotal e identificação das glândulas anexas (forma, volume, consistência, tamanho). Fazem o levantamento de todos os materiais necessários para a coleta e avaliação do sêmen e iniciam o espermograma com a coleta de sêmen dos ovinos com cuidados necessários.

Segunda etapa: Na prática de laboratório, os alunos vão concluir o espermograma através da avaliação física e morfológica do sêmen. Quanto às características físicas do ejaculado os alunos aprendem sobre o volume, o aspecto, aparência, a avaliar a motilidade do sêmen e a classificar quanto ao turbilhonamento e vigor. Quanto às características morfológicas, estudam as patologias espermáticas existentes e a classificação dos defeitos.

Terceira etapa: Os alunos revisam e praticam todos os procedimentos de coleta e avaliação do sêmen. Em seguida aprendem sobre a determinação da concentração espermática, através da contagem pela câmera de newbauer.

Quarta etapa: Apresentação dos materiais, equipamentos e diluentes empregados no processo de congelamento do sêmen ovino.

Quinta etapa: Os alunos preparam os materiais que serão utilizados e realizam todos os passos da técnica de criopreservação do sêmen, através dos métodos artesanais e automatizados, e avaliam os efeitos da criopreservação sobre a viabilidade espermática.

Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por todos os alunos, e o CPT Cursos Presencias disponibiliza vários animais para realização de todos os procedimentos.

 Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

 

CRONOGRAMA

PRIMEIRO DIA

07:00h -08:00h - Recepção e entrega de material

08:00h -09:00h - Importância do exame andrológico para a eficiência reprodutiva do rebanho

09:00h -10:00h - Aspectos gerais da fisiologia de machos ovinos e caprinos

10:00h -11:00h - Exame físico e reprodutivo do macho ovino e caprino

11:00h -12:00h - Seqüência de exame andrológico

12:00h -13:00h - Almoço

13:00h -14:00h - Prática: Apresentação do material empregado para exame andrológico

14:00h -17:00h - Prática: Coleta de sêmen e avaliação física/ funcional do sêmen

SEGUNDO DIA

08:00h -09:00h - Patologias relacionadas ao aparelho reprodutor masculino

09:00h -10:00h - Patologias espermáticas

10:00h -11:00h - Teste de libido e exames complementares e sanitários

11:00h -12:00h - Preenchimento do certificado de exame andrológico e recomendações técnicas

12:00h -13:00h - Almoço

13:00h -15:00h - Prática: Coleta de sêmen, avaliação de patologias espermáticas

15:00h -17:00h - Prática: Coleta de sêmen e determinação concentração espermática

TERCEIRO DIA

07:00h - 08:00h - Importância e finalidades da criopreservação de sêmen

08:00h -09:00h – Técnicas de criopreservação e efeitos da criopreservação sobre a viabilidade espermática

09:00h - 9:30h - Prática: Equipamentos e diluentes empregados para criopreservação de sêmen

9:30h -11:30h - Prática: Criopresevação de sêmen

11:30h -12:30h - Prática: Descongelamento e avaliação de sêmen criopreservado

12:30h -13:00h - Encerramento e entrega de certificados

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.