Curso de Cirurgias em Bovinos a Campo

Mais de 10 técnicas cirúrgicas para você se tornar um expert em cuidados a campo com bovinos e aumentar a sua lucratividade. 17 a 19 de dezembro Quero mais informações Orçamento Quero me matricular

Apresentação

O Curso de Cirurgias em Bovinos aborda de maneira dinâmica e prática as principais cirurgias realizadas a campo como descorna, enucleação, castração, laparotomia exploratória, rumenotomia, orquiectomia, correções de deslocamento de abomaso e cesariana.

Poucos profissionais encontram-se atuando de forma bem sucedida, em relação à demanda potencial do Brasil. O aprendizado das cirurgias por meio de um treinamento teórico e com muita prática, de forma intensiva e bem orientada, permitirá ao aluno ampliar seus conhecimentos técnicos para a sua inserção em um mercado profissional restrito e de alta valorização.

O curso tem por objetivo proporcionar conhecimento aos alunos para diagnóstico das enfermidades de tratamento cirúrgico, preparação do material e paciente cirúrgico, realização de técnicas de anestesia local e geral e realização das principais cirurgias a campo.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Graduandos de medicina veterinária e médicos veterinários. É indispensável a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula da Faculdade de Medicina Veterinária.

Para um bom desenvolvimento do curso, é necessário que o aluno tenha conhecimento em técnicas operatórias.

Verifique o artigo 5º da Lei 5.517/68 que discorre sobre as funções e atividades de competência privativa do médico veterinário.

O que você vai aprender

  • Abordagem clínica de bovinos;
  • Enfermidades de tratamento cirúrgico;
  • Material cirúrgico;
  • Assepsia;
  • Contenção e anestesia;
  • Sutura Bühner;
  • Cirurgia de descorna;
  • Cirurgia de enucleação;
  • Cirurgia de castração;
  • Cirurgia de laparotomia exploratória;
  • Cirurgia de rumenotomia;
  • Cirurgia de correções de deslocamento de abomaso;
  • Cirurgia de desmotomia tíbio-patelar medial (fixação dorsal de patela)
  • Cirurgia de Rufião;
  • Cesariana em Bovinos.

CARGA HORÁRIA: 27 horas

 

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O Curso de Cirurgias em Bovinos a Campo é hoje um dos poucos oferecidos no país por uma empresa de credibilidade, credenciada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária.

No início do curso, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado.

O curso é composto por aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas são ministradas por excelentes profissionais e realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-video de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo programático.

Após a aula teórica, dar-se início às aulas práticas, preparadas para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde os alunos irão executar as cirurgias, com constante orientação dos professores e auxílio dos monitores.

Para garantir maior aproveitamento na prática, a empresa dispõe de um número de animais suficiente para atender a todos os alunos.

Primeira etapa: Os alunos revisam na prática detalhadamente como são realizados todos os procedimentos para as cirurgias, desde a contenção, preparação dos materiais, antissepsia, anestesia, técnicas cirúrgicas, suturas e recomendações para o pós-operatório.

São disponibilizadas peças frescas fornecidas por abatedouros para os alunos praticarem antes das cirurgias nos animais.

Segunda etapa: Os alunos realizam uma série de cirurgias. A cirurgia de cesariana inicia-se com o procedimento de dessensibilização dos membros através da anestesia epidural e contenção do animal, assim o animal esta preparado para os demais procedimentos.

Na cirurgia de desmotomia tíbio-patelar-medial, os animais portadores de luxação patelar unilateral ou bilateral passam pela secção do tendão tíbio-patelar-medial, retornando imediatamente a seu estado normal.

Terceira etapa: Os alunos divididos em seus grupos realizam as cirurgias de laparotomia bilateral pelo flanco para exploração abdominal, ruminotomia e correção de deslocamento de abomaso.

A laparotomia é comumente executada para objetivos exploratórios quando o diagnóstico clínico ainda é incerto, sendo executada com o animal em pé e sob anestesia local. A laparotomia pelo flanco esquerdo tem como principais indicações casos de laparotomia exploratória; abomasopexia; ruminotomia; cesarianas; ovariectomia e transferência cirúrgica de embriões. A cirurgia inicia-se com a anestesia epidural, seguida da tricotomia, assepsia e anestesia local. Após toda a paramentação é feita uma incisão vertical do flanco esquerdo, passando pela pele, tecido subcutâneo, músculo abdominal externo, interno, transverso do abdômen e peritônio. O rúmen encontra-se visível após a conclusão da incisão, também podem ser palpadas várias outras estruturas.

A exploração abdominal pelo lado direito é indicada para laparotomia exploratória; abomasopexia ou omentopexia; cirurgias do intestino delgado, ceco e cólon; cesarianas quando o acesso pelo lado esquerdo é comprometido; ovariectomia e transferência cirúrgica de embriões. Nesta exploração pode-se examinar o duodeno, o omento, o piloro, o abomaso, jejuno íleo, ceco, cólon, o rim, a região pélvica, o lobo caudal do fígado, e a vesícula biliar.

Depois de realizada a laparotomia pelo flanco esquerdo, indicada para casos onde há necessidade de realizar uma ruminotomia que é a remoção de corpos estranhos, que podem gerar reticulite ou reticuloperitonite traumática, evacuação de conteúdo ruminal em casos de sobrecarga do rúmen, avaliação do retículo, cárdia e óstio retículo-omasal e goteira esofágica.

Quarta etapa: Inicia-se com a orquiectomia, que é uma das cirurgias mais rotineiras na criação de gado de corte. Tendo em vista o bem-estar animal, realiza-se a anestesia local na linha de incisão, no terço médio do escroto. Os alunos realizam também diversas técnicas cirúrgicas para preparo de rufião (neóstio prepucial, fixação do pênis na cavidade abdominal, epididimectomia e fixação da curvatura caudal da flexura sigmóide do pênis (“S” peniano)).  

A Fixação do Pênis na Parede Abdominal é uma técnica simples em que o animal em decúbito lateral tem seu pênis fixado na parede abdominal.

Na técnica de epididimectomia é feita a antissepsia do escroto e anestesia local infiltrativa em linha de incisão e na região da cauda do epidídimo. Com o testículo tracionado uma incisão sobre a cauda do epidídimo é realizada até a sua extrusão. Feita a ligadura no ducto deferente e epidídimo a cauda do epidídimo é retirada. A túnica vaginal comum e a pele são suturadas com pontos simples separados.

Quinta etapa: Os alunos ainda realizam cirurgias em peças frescas de descorna, enucleação, remoção da terceira pálpebra e de amputação de dígito.

Na técnica de descorna é feita a tricotomia e a simulação da anestesia local infiltrativa circular.

Na enucleação, com uma pinça de campo (Bakhaus) mantêm-se as pálpebras fechadas e tracionadas enquanto se faz incisão transpalpebral, mantendo tecido suficiente para posterior sutura.

Com o embasamento teórico feito pelo professor, os alunos aprendem também sobre as indicações da amputação de dígito, como por exemplo: a osteomielite, osteoartrite, artrite séptica interfalangeana distal ou proximal, luxações interfalangeanas ou fraturas graves de segunda e terceira falanges, visando o alívio da dor dos animais. A amputação inicia-se com a anestesia de Bier. Após a antissepsia é feita incisão de pele de forma circular contornando o dígito afetado.

Ao término do curso os certificados de conclusão sãos entregues, com sua respectiva carga horária.

} }

Professores

André Lang

Professor Coordenador

- Médico Veterinário formado desde 2001 na Universidade Federal de Viçosa (UFV);

- Especialização em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (UFV);

- Mestre em Medicina Veterinária (UFV);

- Mais de 12 anos de experiência como discente e palestrante nas áreas de clínica e cirurgia de grandes animais;

- Coordenador e Professor dos cursos nas áreas de Clínica e Cirurgia de Equinos e Clínica e Cirurgia de Bovinos do CPT Cursos Presenciais desde 2009;

 - Atividade de assistência e consultoria veterinária a grandes animais.

O que nossos alunos dizem

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.