Curso de Cirurgias Ortopédicas em Pequenos Animais

As técnicas de cirurgias ortopédicas são essenciais na rotina das clínicas e hospitais veterinários e o profissional que está apto a atuar com as mais diversas situações possui qualificação e diferencial.

26 a 28 de julho

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

O Curso de Cirurgias Ortopédicas em Pequenos Animais surge pela necessidade existente de treinamento de alunos e profissionais na área de ortopedia, que é uma área de grande carência de profissionais aptos a diagnósticar e realizar procedimentos cirúrgicos.

Este curso abrange desde o exame e diagnóstico de afecções ortopédicas até a realização de cirurgias básicas em cães e gatos, como osteosintese com pinos, cerclagem e transfixação percutânea. Além disso, será feito treinamento da abordagem da articulação femurotibiopatelar, ou seja, a articulação do joelho – que compreende a maior casuística dentro das cirurgias articulares. Será feita simulação de fraturas em cadáveres.  Ao final, faremos treinamentos de curativos e bandagens. Com o intuito de preencher esta lacuna no mercado de trabalho , oferecemos o curso básico de ortopedia em pequenos animais.

O curso tem como objetivo ensinar e aprimorar técnicas cirúrgicas de ortopedia  que ocorrem na rotina em clínica cirúrgica de pequenos animais e são fundamentais para um bom atendimento.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Médicos veterinários e graduandos de medicina veterinária. É indispensável a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula da Faculdade de Medicina Veterinária.

O que você vai aprender

 - Instrumental ortopédico básico

 - Princípios da patofisiologia de trauma ósseo e  sua cicatrização

 - Métodos de diagnóstico das principais moléstias osteo-articulares

 - Cerclagens e hemicerclagens (fraturas de mandíbula)

 - Osteossíntese com pinos intramedulares (fraturas de fêmur, úmero, rádio-ulna e tíbia)

 - Transfixação percutânea (fraturas de tíbia e rádio-ulna)

 - Artrotomia do joelho (ligamento cruzado, luxação de patela)

  - Acesso à articulação coxofemoral (colocefalectomia)

   - Imobilizações externas

CARGA HORÁRIA: 22 horas

 

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O Curso de Cirurgias Ortopédicas em Pequenos Animais é composto de aulas teóricas e práticas, sendo divididos da seguinte maneira:

Primeira etapa: Aula teórica abrangendo todos os temas do curso como princípios da cicatrização óssea, classificação de fraturas, conceitos de biomecânica e métodos de fixação óssea como pinos intramedulares, fios de cerclagem, bandas de tensão e fixadores externos.

Segunda etapa: Início das aulas práticas com realização por todos os alunos de exame clínico ortopédico em animal vivo (teste de ortolani, movimento de gaveta, etc).

Terceira etapa: Apresentação do instrumental ortopédico e dos diversos implantes ortopédicos e seus princípios de utilização para o sucesso no tratamento de fraturas.

Quarta etapa: Realização por todos os alunos das abordagens cirúrgicas para os diferentes ossos, das técnicas cirúrgicas para correções de diferentes tipos de fratura mais prevalentes nestes ossos e das doenças articulares mais comumente encontradas em cães utilizando pinos intramedulares, fios de cerclagem e fixadores externos.

Quinta etapa: Será realizada simulação de fraturas em diversos ossos longos e chatos, estabilizando as fraturas através de diversas técnicas como, por exemplo: fratura de fêmur (hastes intramedulares), fratura de mandíbula (cerclagem e hemicerclagem), fraturas de tíbia e rádio (transfixação percutânea – pinos e metacrilato).

Sexta etapa: Serão feitas as principais cirurgias articulares como correção da luxação patelar medial, reconstituição da ruptura do ligamento cruzado cranial, além da redução da luxação coxofemoral e amputação da cabeça do fêmur.

Sétima etapa: Serão feitos treinamentos de bandagens e ataduras.

Oitava etapa: Por fim, os alunos farão a técnica amputação de membro torácico e pélvico (simulando situação de osteossarcoma, por exemplo).

Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por todos os alunos, e o CPT Cursos Presencias disponibiliza um número de cadáveres suficientes para realização de todos os procedimentos. Lembrando que todos os cadáveres são doados pelos CCZ’s da região.

 Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização com sucesso de seus trabalhos.

Atenção, neste curso são utilizados cadáveres doados por Centros de Controle de Zoonoses (CCZ – PSC) municipais com documentação emitida por eles, de responsabilidade dos mesmos. Os procedimentos realizados no curso seguem os protocolos de ensino e pesquisa com animais, embasados no ordenamento jurídico brasileiro e legislação específica, segundo resolução 879 de 15/02/2008 do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, em seus aspectos e de mérito científico deste estatuto.

Professores

Plínio Ferreira Mantovani

Professor

- Graduação em Medicina Veterinária pela UFMG 2007
- Mestrado em Ciência Animal pela UFMG 2011  - Ênfase em Clínica e Cirurgia Veterinária. Linha de pesquisa em Traumatologia e Ortopedia Veterinária de Pequenos Animais.

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.