Curso de Clonagem de Árvores e Manejo de Viveiros Clonais para a Produção de Mudas Sadias

Curso de Clonagem de Árvores e Manejo de Viveiros Clonais para a Produção de Mudas Sadias

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

O Curso de Clonagem de Árvores e Manejo de Viveiros Clonais para a Produção de Mudas Sadias apresentará aos alunos as principais técnicas e tecnologias aplicadas atualmente no mercado de clonagem de espécies arbóreas, as mais importantes doenças bióticas e abióticas e as deficiências nutricionais existentes em viveiros florestais. Mantendo o foco no eucalipto, por ser a principal espécie do setor florestal, mas também inserindo neste contexto outras espécies de grande relevância, como, cedro australiano, teca e mogno africano.

De maneira introdutória serão apresentados os mitos e verdades sobre a eucaliptocultura, como se encontra o setor de florestas plantadas e as principais novidades relacionadas à clonagem e doenças de viveiro. Será abordada a metodologia de clonagem de árvores assim como é feito pelas grandes empresas e instituições de pesquisa do setor, apresentando na prática para o aluno, os critérios de seleção e técnicas de resgate de matrizes superiores no campo, técnicas de polinização artificial para obtenção de novos clones, cultivo do material resgatado em viveiro, testes clonais, nomenclatura e registro de clones.

Pela fundamental importância do conhecimento das doenças e as deficiências nutricionais em um viveiro florestal, que podem ser provenientes de agentes bióticos e abióticos que causam grandes perdas na produtividade de mudas; serão apresentadas as principais doenças causadas por fungos e bactérias e seus métodos de detecção e identificação por meio de características morfológicas, moleculares e por sorologia; as técnicas para avaliação de perdas por doenças em viveiros; controle e combate controle químico; e princípios gerais de manejo de doenças em viveiro visando à produção de mudas sadias; importância do equilíbrio nutricional de minicepas e mudas, técnicas para identificação das deficiências de nutrientes, cálculo da quantidade de elementos na solução nutritiva.

O aprendizado e a aplicação dos conhecimentos adquiridos por meio de um treinamento teórico-prático, de forma intensiva e bem orientada, permitirá ao aluno ampliar seus conhecimentos técnicos para a sua inserção em um mercado profissional restrito e de alta valorização.

Capacitar profissionais e acadêmicos da área florestal quanto às técnicas atuais de manejo de viveiro para a produção de mudas clonais sadias de eucalipto e outras espécies arbóreas.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Engenheiros florestais e agrônomos, biólogos, técnicos de nível médio e superior do setor florestal, consultores florestais, professores, pesquisadores e acadêmicos da área.

O que você vai aprender

1 - Introdução do eucalipto no Brasil;

2 - Madeiras nobres e sua importância econômica;

3 - Usos da madeira;

4 - Mitos e verdades sobre a cultura do eucalipto;

5 - Fases da produção de mudas clonais;

6 - Nomenclatura e registro de clones;

6 - Nomenclatura e registro de clones;

7 - Cultivo do material resgatado em viveiro;

8 - Testes clonais;

9 - Técnicas de polinização artificial para obtenção de novos clones;

10 - Principais doenças em viveiros;

11 - Importância do manejo no controle de enfermidades em mudas clonais;

12 - Enfermidades foliares e caulinares de eucalipto;

13 - Enfermidades causadas por fungos e bactérias: podridões, murchas e manchas foliares;

14 - Monitoramento de doenças em viveiros;

15 - Técnicas modernas para detecção e identificação de patógenos fúngicos e bacterianos;

16 - Controle químico e manejo de viveiros para a produção de mudas sadias.

17 - Manejo nutricional de minicepas e mudas em viveiros

 

CARGA HORÁRIA: 24 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

Ao início do curso, o aluno receberá o material didático contendo apostila impressa e CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e material para posteriores consultas.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT e na empresa CLONAR RESISTÊNCIA A DOENÇAS FLORESTAIS LTDA preparada para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde o aluno irá aprender a associar a teoria e prática, sobre as mais novas técnicas de poda e os principais problemas fitossanitários em espécies florestais. O curso contará com a constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente maior excelência no aprendizado.

Primeira etapa: O aluno aprenderá o fundamental sobre a cultura do eucalipto no Brasil. Quais são os tipos de madeiras nobres mais utilizadas no Brasil e no mundo e seu valor de mercado. Aprenderá também, quais os principais produtos que podem ser retirados da madeira. Entenderá quais os mitos e as verdades sobre a eucaliptocultura bem como a integração do plantio de árvores com outras culturas e pecuária leiteira e de corte.

Segunda etapa: O aluno irá aprender o essencial sobre Clones de eucalipto. O que é um clone. Critérios para a seleção e resgate de matriz-elite no campo (macroestaquia). Nomenclatura de clones. Origem e vantagens da miniestaquia.  As mais novas técnicas para induzir a produção de miniestacas com maior potencial rizogênico de clones de difícil enraizamento em estufinhas. Bactérias isoladas das raízes (rizobactérias) que aumentam o enraizamento e o crescimento de espécies florestais.

Terceira etapa: O aluno terá acesso às principais Técnicas de Polinização Controlada para obtenção de clones superiores resistentes a doenças para fins industriais e produção de madeira nobre para serraria.

Quarta etapa: O aluno aprenderá quais são os critérios indispensáveis para a seleção de matrizes superiores de eucalipto, comparação de plantio clonal versus plantio seminal, banco clonal e avaliação de clones.

Quinta etapa: Você aprenderá sobre os conceitos de doença em planta, os sintomas das doenças que permitem sua rápida identificação e sobre perdas econômicas causadas por doenças em viveiros. Assim como a caracterização das principais enfermidades em viveiros clonais, causadas por agentes bióticos e abióticos e como fazer o correto manejo e monitoramento de doenças em viveiros.

Sexta etapa: Você irá saber como realizar uma correta detecção e identificação de patógenos do eucalipto por meio de características morfológicas, moleculares e sorológicas. O aluno apreenderá os métodos de controle químico, biológico e manejo de viveiros.

Sétima etapa: O aluno também aprenderá quais as principais doenças abióticas e como realizar o melhor manejo de viveiros visando à produção de mudas sadias.

Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização a campo de seus trabalhos.

Professores

Talyta Galafassi Zarpelon

Professora

- Graduação em Engenharia Florestal
- Mestrado em Agronomia/Fitopatologia
- Doutorado em Agronomia/Fitopatologia

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.