Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município

Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município
O curso aborda as principais ferramentas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar, com a análise da realidade da produção agrícola do município e elaboração de projetos de desenvolvimento e sustentabilidade, visando o aumento da produção, qualidade e lucratividade da agricultura familiar no município. Para informações sobre a próxima turma clique abaixo Quero mais informações Orçamento

Apresentação

A agricultura familiar já está consolidada no Brasil e é responsável por grande parte da movimentação econômica do país. Sua forma de organização permite que trabalhadores rurais exerçam papéis relevantes em nosso desenvolvimento agropecuário. Atualmente, a agricultura familiar conta com mais de 11,5 milhões de trabalhadores e é responsável por produzir mais de 70% dos alimentos consumidos no país. Entre as culturas que provêm dela, estão a mandioca, o feijão, o milho, o café, o arroz, o trigo, leguminosas, oleaginosas e frutas, além da produção de leite e a criação de suínos, aves e bovinos, o que demonstra a diversidade produtiva como uma das principais características desse setor.

A agricultura familiar tem dinâmica e características distintas em comparação à agricultura não familiar. Nela, a gestão da propriedade é compartilhada pela família e a atividade produtiva agropecuária é a principal fonte geradora de renda. Além disso, a agricultura familiar está associada à dimensão espacial do desenvolvimento, por permitir uma distribuição populacional mais equilibrada no território, em relação à agricultura patronal, normalmente associada à monocultura. Estas ideias devem ser contextualizadas no debate sobre os caminhos para a construção do desenvolvimento sustentável. O agricultor familiar tem uma relação particular com a terra, seu local de trabalho e moradia.

Segundo dados do governo brasileiro, cerca de 70% dos alimentos consumidos no país são provenientes da agricultura familiar, desenvolvida devido a diversos programas de incentivo e apoio ao setor, feitos pelo governo. O principal apoiador da agricultura familiar é o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. Por meio dele, agricultores familiares podem acessar várias linhas de crédito de acordo como sua necessidade e o seu projeto. Podem ser projetos destinados para o custeio da safra, a atividade agroindustrial, seja para investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura. 

Através do Curso de Desenvolvimento e Produção Sustentável da Agricultura Familiar em seu Município o Programa Prefeituras mostra a importância de enxergar que a agricultura familiar se transformou em uma atividade muito competitiva, e por isso devemos dar uma atenção especial aos pequenos produtores rurais. Com o aumento da produtividade e a redução dos custos, é possível gerar ainda mais valor ao agricultor e a administração do seu município.

- Qualificar e reciclar agentes públicos e profissionais para aplicar o conhecimento no município;

- transmitir as principais ferramentas para o desenvolvimento da Agricultura Familiar;

- analisar a realidade da produção agrícola no município;

- elaborar projetos para o desenvolvimento e sustentabilidade;

- desenvolver programas e campanhas de incentivo para produzir alimentos saudáveis;

- aplicar o conhecimento junto aos produtores rurais;

- contribuir para o aumento da produção, qualidade e lucratividade da agricultura familiar no município.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, subsecretários, gestores, agentes públicos, representantes de associações e sindicatos rurais, técnicos e consultores do município e profissionais interessados na área.

O que você vai aprender

1- Introdução

- A agricultura familiar no Brasil

- Perspectivas futuras

- Benefícios municipais com o desenvolvimento da agricultura familiar

2- Planejamento Estratégico

- Análise estratégica

- Característica da agricultura no município

- Análise do ambiente interno - pontos fortes e fracos

- Análise do ambiente externo – ameaças e oportunidades

- Plano de ação

- Desafios e metas a serem atingidas

3- Programas governamentais destinados à agricultura familiar

- PRONAF

- Agroindustriais

- Assistência técnica

- Biodiesel

- Garantia Safra

- Mais Alimentos

- PAA (Programa de Aquisição de Alimentos)

- PGPAF

- Redes Temáticas de ATER

- SEAF (Seguro da Agricultura Familiar)

- SUASA (Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária).

4- A horticultura no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar (escolha de 2 culturas de acordo com as características dos municípios)

- Importância econômica

- Clima

- Solos

- Adubação

- Deficiências nutricionais

- Cultivares

- Plantio

- Irrigação

- Plantas daninhas

- Doenças

- Pragas

- Colheita e pós-colheita

- Comercialização

- Atuação dos municípios na horticultura

- Visita a produtores da região

5- A fruticultura no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar (escolha de 2 culturas de acordo com as características dos municípios)

- Importância econômica

- Clima

- Solos

- Adubação

- Deficiências nutricionais

- Cultivares

- Plantio

- Irrigação

- Plantas Daninhas

- Doenças

- Pragas

- Colheita e pós-colheita

- Comercialização

- Atuação dos municípios na fruticultura

- Visita a produtores da região

6- A cafeicultura no desenvolvimento sustentável da agricultura familiar.

- Importância econômica

- Clima

- Solos

- Adubação

- Deficiências nutricionais

- Cultivares

- Plantio

- Irrigação

- Plantas daninhas

- Doenças

- Pragas

- Colheita e pós-colheita

- Comercialização

- Atuação dos municípios na cafeicultura

- Visita a produtores da região

7- Princípios básicos para realização de Plantio Direto e a integração lavoura/pecuária/silvicultura no desenvolvimento sustentável

8 - O município e a agricultura: identificação de ações para o fortalecimento da atividade”

} }

Professores

Lucas Mattos

Professor

- Engenheiro Agrônomo - Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Especialização - Proteção de Plantas

- MBA Gestão de Negócios - FACISA

- Consultor Técnico na empresa Agro Presença Planejamento e Consultoria Agropecuária

- Vasta experiência com consultoria em fazendas de gado de leite e corte, atuando com produção de alimentos, milho, sorgo, capim e pastagens.

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.