Curso de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura no Município Através da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Curso de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura no Município Através da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

O Curso aborda as principais formas para captação de verbas públicas para implantação da ILPS, estratégias para recuperar ou reformar pastagens degradadas da região, apresentação de formas para melhorar as condições físicas, químicas e biológicas do solo, além de diversificar e estabilizar a renda dos produtores.

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

O retorno do investimento feito pelos produtores que adotam sistemas integrados de produção como a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é maior do que daqueles que utilizam sistemas exclusivos de lavoura ou pecuária. O resultado foi identificado na Embrapa Agrossilvipastoril (2016) por meio da avaliação econômica de ILPF de quatro Unidades de Referência Tecnológica e Econômica (URTE) em Mato Grosso. Mesmo levando-se em consideração todas as características de cada fazenda avaliada, todas as propriedades com alguma configuração de ILPF tiveram resultados positivos. A maior parte delas, inclusive, superando com grande margem as áreas modais com as quais foram comparadas.

Uma pesquisa divulgada também pela Embrapa, em 2016, mostra que as áreas com algum tipo de adoção de sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Brasil abrangem 11,5 milhões de hectares. Segundo a Embrapa, os estados que se destacam em área de adoção são Mato Grosso do Sul, com dois milhões de hectares; Mato Grosso, com 1,5 milhão; Rio Grande do Sul, 1,4 milhão, que se destacou também como o estado com maior número de propriedades participantes de alguma das modalidades; Minas Gerais, um milhão, e Santa Catarina, com 680 mil hectares.

Entre os produtores cujo foco predominante é a pecuária, os principais fatores motivadores para a adoção do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, foram à redução de impactos ambientais, entendida como uma preocupação de adequar ambientalmente a atividade diante das pressões da sociedade e dos mercados e o interesse dos pecuaristas na recuperação das pastagens. Já entre os produtores de grãos, os principais fatores que justificaram a adoção estão diretamente relacionados ao aumento da produtividade e ao incremento na resiliência dos sistemas produtivos com consequente diminuição dos riscos financeiros na atividade.

Com isso, o Programa Prefeituras oferece o  Curso de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura no Município Através da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, entendendo que se bem manejadas, as práticas relacionadas a ILPF, têm potencial para aumentar a produtividade e reduzir os riscos de degradação, bem como possibilitar melhorias nas características químicas, físicas e biológicas do solo e das propriedades do seu município.

- Apresentar formas para captação de verbas públicas para implantação da ILPF no seu município.

- Criar uma agricultura sustentável na região através de práticas agrícolas que diversifiquem a produção e aumentem a renda do agricultor preservando o meio ambiente. Através de:

- Estratégias para recuperar ou reformar pastagens degradadas de sua região;

- Melhorias das condições físicas, químicas e biológicas do solo;

- Produzir pasto, forragem e grãos de forma sustentável visando a alimentação animal na estação seca;

- Produzir madeira de área plantada;

- Diversificar e estabilizar a renda de seus produtores.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Prefeitos, vice-prefeitos, secretários, subsecretários, gestores, agentes públicos, representantes de associações e sindicatos rurais, técnicos e consultores do município e profissionais interessados na área.

Professores

Lucas Mattos

Professor

- Engenheiro Agrônomo - Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Especialização - Proteção de Plantas

- MBA Gestão de Negócios - FACISA

- Consultor Técnico na empresa Agro Presença Planejamento e Consultoria Agropecuária

- Vasta experiência com consultoria em fazendas de gado de leite e corte, atuando com produção de alimentos, milho, sorgo, capim e pastagens.

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.