Curso de Exame Andrológico e Congelamento de Sêmen Bovino

Aprenda na prática a realizar todos os procedimentos do andrológico e a congelar sêmen em uma área lucrativa e essencial para o veterinário que deseja trabalhar com reprodução. 12 a 14 de setembro Quero mais informações Orçamento

Apresentação

Para que sejam alcançados bons índices de gestação em propriedades rurais, seja de pecuária de corte ou de leite, que fazem o uso de touros reprodutores, é necessária uma avaliação prévia da fertilidade e da capacidade de monta do reprodutor, de forma a se garantir que este esteja apto à reprodução.

Esta capacidade reprodutiva pode ser estimada pelo Exame Andrológico, que é composto pela avaliação física do animal e de seu aparelho reprodutor, bem como pela avaliação das características físicas, morfológicas e microbiológicas do sêmen à fresco.

O Exame Andrológico permite a classificação dos animais em termos de fertilidade, auxilia a seleção para a fertilidade dos machos jovens, o diagnóstico de patologias reprodutivas do macho e a adequação do número de fêmeas a ser servida por este reprodutor.

No Brasil cerca de apenas 7% de todo o rebanho bovino é inseminado artificialmente, sendo desta forma, a monta a campo, ainda usada intensamente. Este dado ressalta a importância da avaliação e seleção dos machos a serem usados como reprodutores, e da sua contribuição para a eficiência reprodutiva do rebanho.

A criopreservação de sêmen de animais superiores permite a maximização de seu material genético, pelo aumento do número de fêmeas que podem ser inseminadas com um único ejaculado, além de permitir o armazenamento deste material por tempo indeterminado. Esta técnica, associada à Inseminação Artificial, reduz o risco de acidentes e transmissão de doenças reprodutivas decorrentes da monta, facilita a comercialização e o transporte do material genético, além de servir de estoque de material genético em caso de acidente ou morte do reprodutor.

Este curso tem por objetivo capacitar estudantes de veterinária e veterinários formados, atuantes na área de pecuária bovina, a realizarem o exame andrológico e o congelamento de sêmen bovino, para a orientação do manejo reprodutivo de propriedades rurais de gado de corte e de leite.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Veja por que o Curso de Exame Andrológico e Congelamento de Sêmen Bovino é um sucesso:

  1. Cursos realizados na Fazenda Escola CPT que tem uma das melhores estruturas do país e tecnologia de ponta;

  2. Estrutura com troncos de contenção modernos oferecendo segurança para os alunos e os reprodutores;

  3. Prática de exame físico, reprodutivo e sanitário, coleta e avaliação de sêmen, teste de libido,  determinação da concentração e avaliação espermática;

  4. Prática extra de congelamento e descongelamento de sêmen;

  5. Professor Coordenador altamente qualificado com doutorado na área onde já ministrou  mais de 500 cursos pela empresa;

  6. Número de touros suficientes para todos os alunos praticarem;

  7. Todos os materiais e equipamentos necessários de última geração;

  8. Laboratórios modernos e refrigerados equipados com diversos microscópios;

  9. Equipamento de congelamento de sêmen automatizado;

  10. Microscópio com câmera ligado a TV utilizada pelo professor para auxílio nas aulas práticas laboratoriais;

  11. Hospedagem em um dos melhores hotéis da cidade já incluso no pacote do curso;

  12. Material didático completo e atualizado;

  13. Alimentação com café da manhã, almoço e lanche da tarde já incluso no pacote do curso;

  14. Translado incluso entre o hotel e a Unidade de Ensino;

  15. Cursos realizados e certificados por uma das empresas mais conceituadas da área da América Latina.

Para quem é este curso?

Médicos Veterinários e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. É indispensável a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula da Faculdade de Medicina Veterinária.

Verifique o artigo 5º da Lei 5.517/68 que discorre sobre as funções e atividades de competência privativa do médico veterinário.

O que você vai aprender

- Recepção e entrega de material

- Importância do exame andrológico para a eficiência reprodutiva do rebanho

- Aspectos gerais da fisiologia de machos bovinos

- Exame físico e reprodutivo do macho bovino

- Sequência de exame andrológico

- Prática: Apresentação do material empregado para exame andrológico

- Patologias relacionadas ao aparelho reprodutor masculino

- Patologias espermáticas

- Teste de libido e exames complementares e sanitários

- Preenchimento do certificado de exame andrológico e recomendações técnicas

- Prática: Coleta de sêmen e avaliação de patologias espermáticas

- Prática:Coleta de sêmen e determinação da concentração espermática

- Prática: Preparo de material para criopreservação

- Prática: Equipamentos e diluentes empregados para criopreservação de sêmen

- Importância e finalidades da criopreservação de sêmen

- Efeitos da criopreservação sobre a viabilidade espermática

- Prática: Criopreservação de sêmen

- Prática: Descongelamento e avaliação de sêmen criopreservado

- Encerramento e entrega de certificados


 

CARGA HORÁRIA: 22 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

 

O Curso de Exame Andrológico e Congelamento de Sêmen em Bovinos é composto por aulas teóricas e práticas, ministradas por conceituados professores da área, onde os alunos tem a oportunidade de aprendizagem a campo.

 

Ao início do curso, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e material para posteriores consultas.

 

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-video de última geração, onde é

apresentado todo o conteúdo da programação.  

 

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT, preparada para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde os alunos irão executar a coleta, avaliação e a criopreservação do sêmen, com constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente garantindo excelência no aprendizado.

 

Para garantir maior aproveitamento na prática, a empresa dispõe de um número de animais suficiente para atender a todos os participantes. Os alunos são divididos em dois grupos, A e B, onde cada turma é coordenada por um professor, permitindo com isso maior aprendizado.

 

A parte prática do curso é dividida em várias etapas:

Primeira etapa: Os alunos aprendem sobre as principais patologias relacionadas ao aparelho reprodutivo masculino. Realizam o exame físico geral, clínico do sistema genital, medição da circunferência escrotal e identificação das glândulas anexas (forma, volume, consistência, tamanho). Fazem o levantamento de todos os materiais necessários para a coleta e avaliação do sêmen e iniciam o espermograma com a coleta de sêmen dos touros com cuidados necessários.

Segunda etapa: Na prática de laboratório, os alunos vão concluir o espermograma através da avaliação física e morfológica do sêmen. Quanto às características físicas do ejaculado os alunos aprendem sobre o volume, o aspecto, aparência, a avaliar a motilidade do sêmen e a classificar quanto ao turbilhonamento e vigor. Quanto às características morfológicas, estudam as patologias espermáticas existentes e a classificação dos defeitos.

 

Terceira etapa: Os alunos revisam e praticam todos os procedimentos de coleta e avaliação do sêmen. Em seguida aprendem sobre a determinação da concentração espermática, através da contagem pela Câmara de Neubauer.

 

 

Quarta etapa: É realizado todo o processo de congelamento do sêmen bovino desde o preparo dos materiais para a criopreservação, apresentação e manuseio dos equipamentos e diluentes empregados, técnicas da criopreservação de sêmen através dos métodos artesanais e automatizados e os efeitos da criopreservação sobre a viabilidade espermática. Realização da prática de criopreservação do sêmen, descongelamento, e avaliação do sêmen criopreservado.

Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por todos os alunos, e o CPT Cursos Presencias disponibiliza um número de animais suficientes para realização de todos os procedimentos.

 Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização com sucesso de seus trabalhos.

Veja o que te espera

 

Para realização dos cursos de Exame Andrológico e Congelamento de Sêmen Bovino, o CPT Cursos Presenciais conta com toda a infraestrutura própria. As instalações são modernas, com tecnologia de ponta, preparadas para oferecer o melhor para os alunos. A técnica já é rotina na Fazenda Escola CPT.

 

A Fazenda Escola CPT, conhecida como fazenda modelo, é uma das mais belas do estado de Minas Gerais. Além da beleza, as instalações oferecem muitas comodidades.

Durante o curso, é destacado o programa de manejo, apresentando as instalações necessárias para correta realização da técnica.  

A fazenda conta com um moderno curral de manejo, com adequado sistema para contenção dos animais, oferecendo segurança e comodidade para os alunos e os animais, podendo ser utilizado para as práticas dos cursos em todas as estações do ano.

As instalações possuem troncos de contenção, modernos e seguros. Permitem que os alunos desenvolvam treinamento prático de avaliação do aparelho genital e coleta de sêmen dos bovinos, garantindo um treinamento mais intensivo.

Durante o curso, são realizadas as classificações dos touros, exames físicos dos reprodutores, exame externo e interno do aparelho genital, coleta de sêmen, avaliações das características físicas e morfológicas seminais, determinação da concentração espermática, testes de libidos e criopreservação de sêmen. Para garantir o sucesso da técnica, são disponibilizados todas as instalações e equipamentos necessários aos alunos.

 

Os laboratórios foram projetados e construídos com todas as técnicas necessárias para a realização dos cursos e para alcançar o máximo de sucesso nas avaliações e criopreservações dos sêmens.

Os laboratórios são refrigerados, espaçosos e modernos. Possuem também diversos microscópios para as avaliações dos sêmens.

 

Para a prática de coleta de sêmen, são utilizados conjuntos de equipamentos para toda técnica de eletroejaculação, possibilitando a prática com os animais com vários alunos ao mesmo tempo.

Para a realização do congelamento de sêmen, são realizadas todas as práticas, como diluição, resfriamento, congelamento, armazenamento e descongelamento.

 

Para o congelamento são utilizados equipamentos automatizados de ponta e sistema artesanal.

Durante as práticas laboratoriais, utilizamos câmera de filmagem que é acoplada ao microscópio, onde o professor apresenta imagens reais de espermatozóides recém coletados e descongelados, possibilitando aos alunos retirar qualquer dúvida sobre a classificação.

 

 

A Fazenda Escola CPT, por trabalhar também com produção de touros, disponibiliza diversos reprodutores, com diferentes classificações e patologias, permitindo que os alunos tenham intenso treinamento prático da técnica com os animais.

 

 

 

Durante o curso, é realizada coleta de sêmen em renomados reprodutores Elites do Plantel CPT, cujos sêmens são classificados e congelados, permitindo aos alunos o monitoramento real de todo o processo.

 

 

Nas aulas teóricas, são disponibilizadas modernas salas de aula no Hotel Escola CPT e na Fazenda Escola CPT, equipadas com projetores e sistema de vídeo-áudio, que permitem apresentação de filmes e a apresentação das aulas de forma eficiente e com comodidade.

Com toda essa infraestrutura, de instalações para prática e animais para o treinamento, os alunos têm toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização com sucesso de seus trabalhos.
 

Professores

Giancarlo Magalhães dos Santos

Professor Coordenador Dr.

- Médico Veterinário formado pela Centro Universitário de Vila Velha - UVV;

- Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - UFV;

- Doutor em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - UFV;

- Professor Titular da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde - FACISA;

- Coordernador de Ensino do CPT Cursos Presenciais;

- Responsável Técnico do CPT Cursos Presenciais.

O que nossos alunos dizem

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.