Curso de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Sistema Barreirão)

Curso de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Sistema Barreirão)

O Curso aborda os benefícios da ILPF, as principais culturas e as espécies a serem consorciadas, épocas de plantio, espaçamento e densidade de plantio, adubações de plantio, o eucalipto na ILPF, tratos culturais, manejo da pastagem após recuperação e muito mais.

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

A produção pecuária comercial no Brasil é caracterizada por possuir 160 milhões de animais. Porém, apresenta baixa eficiência de produtividade, com uma taxa de lotação de apenas 0,8 UA/ha (450 kg de peso vivo por animal), taxa de desfrute não ultrapassando 18% e produção de carne de somente 30 kg/ha/ano. Isso é resultante do baixo desempenho zootécnico, que nos últimos anos, vem diminuindo a produtividade, levando muitas propriedades ao ponto crucial de se tornarem ineficientes e inviáveis. O manejo inadequado das pastagens e dos rebanhos, com ganho compensatório baixo, resulta na perda de peso em períodos de estações de inverno (seca e/ou frio), devido à baixa disponibilidade e qualidade da forragem em um modelo extrativista.

No Brasil, estima-se que mais 80% das pastagens encontram-se degradadas ou em algum estágio de degradação que causam a perda de seu potencial produtivo. Essa degradação se deve ao uso de espécies forrageiras inadequadas às condições de solo, clima e manejo, à má formação inicial, à falta de manejo da fertilidade do solo e das plantas daninhas e, principalmente, o superpastejo.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos pecuaristas brasileiros é o custo de renovação e implantação de pastagens, pois a recuperação das áreas degradadas por métodos tradicionais de preparo de solo e semeio de capim é muito onerosa em especial pela necessidade de correção e de fertilização. Por isso, a estratégia de recuperação ou renovação de pastagem em conjunto com o consórcio de culturas de grãos e espécies arbóreas tem se mostrado uma alternativa muito eficiente.

A integração agricultura - pecuária - floresta (ILPF) surge como uma alternativa de otimizar o uso da terra. Ela pode ser definida como o sistema que integra as três atividades em conjunto, com os objetivos de, maximizar o uso da infraestrutura e da mão-de-obra, diversificar e verticalizar a produção, minimizar custos, diluir os riscos e agregar valores aos produtos agropecuários, por meio dos recursos e benefícios que uma atividade proporciona à outra. O produtor passa a explorar diferentes sistemas produtivos que envolvem grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio.

Benefícios da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Os benefícios dos sistemas de ILPF podem ser enumerados em:

1-Benefícios da pecuária para a lavoura;

2-Benefícios da lavoura para a pecuária;

3-Benefícios do Plantio Direto para os sistemas de ILPF;

4-Benefícios da floresta para a lavoura e para a pecuária; e

5-Benefícios da lavoura e da pecuária para o cultivo de árvores.

- Recuperar ou reformar pastagens degradadas

- Melhorar as condições físicas e biológicas do solo com pastagem em área de lavoura.

- Melhorar as condições ambientais para o gado, favorecendo o pastejo.

- Produzir pasto, forragem e grãos para alimentação animal na estação seca.

- Reduzir os custos, tanto da atividade agrícola quanto da pecuária.

- Diversificar e estabilizar a renda do produtor

Para quem é este curso?

Administradores rurais, estudantes de ciências agrárias e áreas afins, proprietários de fazendas e demais profissionais que tenham interesse na integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

Tenho Interesse

O que você vai aprender

- O que é o Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta

- Benefícios da ILPF

- Culturas utilizadas na ILPF

- Escolha das espécies a serem consorciadas

- Dessecação

- Dessecação

- Épocas de plantio

- Espaçamento e densidade de plantio

- Adubações de plantio

- O Eucalipto na ILPF

- Tratos Culturais

- Manejo da pastagem após recuperação

- Definição de espaçamentos e definição das espécies arbóreas

- Calibração do pulverizadore regulagem da semeadora adubadora

- Passos para a implantação do sistema ILPF

CARGA HORÁRIA: 27 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-video de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT, preparada para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde os alunos aprenderão a executar as técnicas de aplicação de defensivos e regulagens de máquinas, como: plantadeiras adubadeiras e pulverizadores. Isso tudo com a constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente maior excelência no aprendizado.

A parte teórica do curso será divida nas seguintes etapas:

1ª etapa: O que é o Sistema de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF).

2ª etapa: Benefícios da ILPF.

3ª etapa: Culturas utilizadas na ILPF.

4ª etapa: Escolha das espécies a serem consorciadas.

5ª etapa: Dessecação.

6ª etapa: Épocas de plantio.

7ª etapa: Espaçamento e densidade de plantio.

8ª etapa: Adubações de plantio.

9ª etapa: O Eucalipto na ILPF.

10ª etapa: Tratos Culturais.

11ª etapa: Colheita.

12ª etapa: Manejo da pastagem após recuperação.

A parte prática do curso é dividida em várias etapas:

1ª etapa: Os alunos farão uma visita a uma unidade de Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), onde eles poderão conhecer esse sistema inovador de cultivo, e observar os seus benefícios, sejam eles agronômicos, ecológicos, zootécnicos, econômicos ou sociais.

2ª etapa:  Ainda no campo os alunos vão começar a definir os passos para a implantação do sistema ILPF, primeiramente vão aprender a realizar uma boa amostragem de solo, passo inicial e talvez o mais importante para o sucesso no estabelecimento do consórcio.

3ª etapa:  Continuando com a implantação do sistema, os participantes vão aprender a fazer uma boa dessecação, conhecendo as plantas daninhas existentes na área e o método mais eficiente de controle (químico). Para isso serão apresentados os materiais utilizados na tecnologia de aplicação defensivos agrícolas, como os pulverizadores, bicos, manômetros e tudo que é necessário para a calibração dos pulverizadores.

4ª etapa:  O professor é responsável por demonstrar os cálculos e todos os procedimentos para a calibração do pulverizador.

5ª etapa:  Após a calibração do pulverizador é hora dos alunos exercitarem o que aprenderam. A tarefa será repetida quantas vezes forem necessárias para que todos aprendam.

6ª etapa:  Será realizada a regulagem da semeadora-adubadora pelo professor trocando as engrenagens necessárias e fazendo os cálculos das sementes da cultura, da forrageira e do adubo para averiguação dos resultados obtidos.

7ª etapa:  Os alunos terão que regular a plantadeira de acordo com a demonstração do professor. Todos os alunos terão que executar essa tarefa e a mesma será repetida quantas vezes forem necessárias para que todos aprendam e possam realizar futuramente.

8ª etapa:  Os participantes vão aprender sobre espécie arbórea. Nessa fase vão definir o melhor espaçamento, assim como as intervenções que devem ser realizadas antes do plantio. Logo após, cada participante realizará o plantio da espécie arbórea, sob orientação do professor.

Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por todos os alunos, e o CPT Cursos Presencias disponibiliza um número de equipamentos para realização com sucesso de todos os procedimentos.

Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização a campo de seus trabalhos.

Professores

Lucas Mattos

Professor

- Engenheiro Agrônomo - UFV

- Especialização -.Proteção de Plantas

- MBA Gestão de Negócios - FACISA

- Consultor Técnico - Agro Presença

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.