Preencha os campos abaixo para receber informações completas de promoções e descontos.





Confirmação

O CPT Cursos Presenciais garante a você total segurança e confidencialidade em seus dados pessoais.
Quer facilidade?
Ligamos para você.

Apresentação

A produção pecuária comercial no Brasil é caracterizada por possuir 160 milhões de animais. Porém, apresenta baixa eficiência de produtividade, com uma taxa de lotação de apenas 0,8 UA/ha (450 kg de peso vivo por animal), taxa de desfrute não ultrapassando 18% e produção de carne de somente 30 kg/ha/ano. Isso é resultante do baixo desempenho zootécnico, que nos últimos anos, vem diminuindo a produtividade, levando muitas propriedades ao ponto crucial de se tornarem ineficientes e inviáveis. O manejo inadequado das pastagens e dos rebanhos, com ganho compensatório baixo, resulta na perda de peso em períodos de estações de inverno (seca e/ou frio), devido à baixa disponibilidade e qualidade da forragem em um modelo extrativista.

No Brasil, estima-se que mais 80% das pastagens encontram-se degradadas ou em algum estágio de degradação que causam a perda de seu potencial produtivo. Essa degradação se deve ao uso de espécies forrageiras inadequadas às condições de solo, clima e manejo, à má formação inicial, à falta de manejo da fertilidade do solo e das plantas daninhas e, principalmente, o superpastejo.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos pecuaristas brasileiros é o custo de renovação e implantação de pastagens, pois a recuperação das áreas degradadas por métodos tradicionais de preparo de solo e semeio de capim é muito onerosa em especial pela necessidade de correção e de fertilização. Por isso, a estratégia de recuperação ou renovação de pastagem em conjunto com o consórcio de culturas de grãos e espécies arbóreas tem se mostrado uma alternativa muito eficiente.

A integração agricultura - pecuária - floresta (ILPF) surge como uma alternativa de otimizar o uso da terra. Ela pode ser definida como o sistema que integra as três atividades em conjunto, com os objetivos de, maximizar o uso da infraestrutura e da mão-de-obra, diversificar e verticalizar a produção, minimizar custos, diluir os riscos e agregar valores aos produtos agropecuários, por meio dos recursos e benefícios que uma atividade proporciona à outra. O produtor passa a explorar diferentes sistemas produtivos que envolvem grãos, fibras, madeira, carne, leite e agroenergia, implantados na mesma área, em consórcio.

Benefícios da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Os benefícios dos sistemas de ILPF podem ser enumerados em:

1-Benefícios da pecuária para a lavoura;

2-Benefícios da lavoura para a pecuária;

3-Benefícios do Plantio Direto para os sistemas de ILPF;

4-Benefícios da floresta para a lavoura e para a pecuária; e

5-Benefícios da lavoura e da pecuária para o cultivo de árvores.

Objetivo

- Recuperar ou reformar pastagens degradadas

- Melhorar as condições físicas e biológicas do solo com pastagem em área de lavoura.

- Melhorar as condições ambientais para o gado, favorecendo o pastejo.

- Produzir pasto, forragem e grãos para alimentação animal na estação seca.

- Reduzir os custos, tanto da atividade agrícola quanto da pecuária.

- Diversificar e estabilizar a renda do produtor

Depoimentos dos alunos
Afrânio - Betim - MG O conteúdo e a didática, alinhado com a realidade do tripé de sustentabilidade econômico, social e ambiental do agronegócio brasileiro.
Afrânio - Betim - MG
Vladimir - Valparaíso de Goiás - GO Muito boa oportunidade para conhecimento e especificação na área, sendo de grande importância para o futuro principalmente, focando também nos cuidados ambientais que se deve ter para com o manejo do solo.
Vladimir - Valparaíso de Goiás - GO
João - Florianópolis - SC O curso ILPF vem trazer importantes informações sobre uma tecnologia recente. Traz subsídios para a implantação do sistema nas diferentes regiões do País.
João - Florianópolis - SC
Daniel - Rio de Janeiro - RJ Curso muito bom, com professores capacitados onde foi de grande valia para o aumento de conhecimentos.
Daniel - Rio de Janeiro - RJ
Reinaldo - Paraíso do Tocantins - TO O curso foi bom. Agradeço a oportunidade e com certeza voltarei para participar de outros cursos. Agradeço também a hospitalidade e aos dois professores Wiliam e Lucas.
Reinaldo - Paraíso do Tocantins - TO
Rodrigo - Itaqui – RS Muito bom o curso, excelente infra – estrutura. A simpatia do pessoal do CPT Cursos Presenciais deixa um clima muito agradável.
Rodrigo - Itaqui – RS
Gilson – Chapecó – SC O curso tem bom conteúdo teórico sendo bem complementado com atividades praticas.
Gilson – Chapecó – SC
Paulo – Goiânia – GO Os professores foram muito atenciosos e sensíveis a todas as observações feitas pela turma. Por isso mais do que um bom conteúdo programático é preciso ter pessoas dispostas a colaborar com os alunos e isto o CPT Cursos Presenciais tem esse diferencial.
Paulo – Goiânia – GO
Perguntas Frequentes

Escolha uma das perguntas abaixo e esclareça suas dúvidas:


Curta Você Também
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • You Tube
  • Linkedin
  • Bradesco
  • Master Card
  • Visa
  • Itaú
  • Site seguro