Curso de Manejo de Sistemas de Irrigação

Curso de Manejo de Sistemas de Irrigação

O curso aborda a caracterização e avaliação dos principais sistemas de irrigação: aspersão convencional, aspersão localizada (gotejamento, microaspersão), carretel, pivô central. Gestão da irrigação através de programas, coleta de dados.

25 a 27 de julho

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

O Curso de Manejo de Sistemas de Irrigação é destinado à capacitação de quem trabalha com irrigação, técnica que garante o fornecimento da quantidade de água necessária para o desenvolvimento e produtividade das culturas. Seja na ausência de chuva ou até mesmo quando ocorrem estas precipitações naturais, mas em quantidade inferior à necessária, a irrigação eficiente garante o suprimento de água para as plantas.

As culturas apresentam demandas de água variáveis ao longo dos seus ciclos o que requer monitoramento constante das condições de clima, de solo e da cultura para a determinação exata da quantidade de água que precisa ser fornecida, por irrigação, e em qual momento isso deverá ocorrer. Além disso, é preciso avaliar e adequar o sistema de irrigação para obter um fornecimento de água eficiente para a cultura. São essas ações que permitirão obter uma irrigação eficiente, sem desperdício de água e sem gasto excessivo de energia. Esse é o princípio básico do manejo de irrigação.

O manejo adequado da irrigação tem sua importância reforçada pela necessidade crescente do uso racional da água, em função do maior controle, mediante processos de outorga e da disponibilidade cada vez menor deste recurso em várias regiões.

Em geral, para obter um manejo de irrigação adequado é preciso cumprir ações que independem do método e do sistema de irrigação utilizado, tais como:

- Conhecer as características e avaliar o sistema de irrigação utilizado;

- Adotar medidas e estratégias que visem maior eficiência da irrigação;

- Obter e analisar dados do clima da região,das plantas e do solo;

- Definir o método de manejo a ser utilizado; e

- Estabelecer o plano de manejo de irrigação mais adequado para cada situação.

O objetivo do Curso de Manejo de Sistemas de Irrigação é disponibilizar informações técnicas voltadas para uma aplicação prática. Dessa forma, pretende-se possibilitar que profissionais de todos os níveis, que se relacionam com irrigação, possam se capacitar para tomar decisões seguras em relação ao:

- Uso e fornecimento eficientes de água para as culturas;

- Momento certo de realizar as irrigações;

- Tempo de funcionamento dos sistemas de irrigação;

- Intervalo entre irrigações; e

 - Uso da energia.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Administradores rurais, estudantes de ciências agrárias e áreas afins, proprietários de fazendas e demais profissionais que possuem relação com a agricultura irrigada.

O que você vai aprender

1) Importância do manejo da irrigação
    - Produção sustentável
    - Aplicação da quantidade de água que as plantas precisam em cada momento
    - Redução dos custos de irrigação/produção
    - Melhores condições para o desenvolvimento das plantas
    - Pode possibilitar a adequação de um projeto de irrigação para uma determinada área a uma vazão de água limitada por autorização de outorga
2) Avaliação dos sistemas de irrigação
    - Importância da avaliação dos sistemas
    - Estudo das caraterísticas técnicas e operacionais dos sistemas de irrigação
    - Métodos de avaliação
    - Visita a sistemas de irrigação em funcionamento (conhecimento das caraterísticas operacionais, medição de pressão em vários pontos, de vazão e de precipitação)
    - Coleta de dados em campo e aplicação dos métodos de avaliação
    - Discussão a respeito das tomadas de decisão
3) Balanço de água no solo
    - Entendimento de como a água fica armazenada no solo
    - Métodos e técnicas de medição/estimativa da lâmina de água presente no solo em cada momento
    - Contabilização de chuvas
    - Cálculo da lâmina de água a ser aplicada por irrigação, levando-se em conta o estádio de desenvolvimento da cultura; a ocorrência ou não de chuvas; as condições climáticas e o 
       tipo de solo)
4) Métodos de manejo
    - Controle da umidade do solo por amostragens
    - Controle da umidade do solo por tensiometria
    - Estimativa da evapotranspiração com base em dados médios de estacões meteorológicas
    - Estimativa da evapotranspiração com base em dados médio e registrados em estações automáticas instaladas na área de cultivo
    - Exemplos de manejo para: 
         - Aspersão Convencional 
         - Auto propelido
         - Malha
         - Microaspersão
         - Gotejamento
    - Uso de um programa computacional para manejo de irrigação (programa não incluso no pacote do curso).

CARGA HORÁRIA: 22 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

 

BÔNUS:

Realize o Pacote de Cursos de Irrigação (Curso de Projetos de Sistemas de Irrigação e Curso de Manejo de Sistemas de Irrigação) e GANHE  dois treinamentos extras:

- Treinamento de Construção de Pequenas Barragens de Terra para Irrigação (Carga Horária: 1 hora)

- Treinamento sobre Aspectos Técnicos da Outorga para Direito de Uso dos Recursos Hídricos (Carga Horária: 1 hora)

 

Como funciona o curso

O sucesso que temos conseguido com estes cursos se deve a capacidade da equipe de professores de maneira didática e aplicada apresentar e revisar os principais conceitos da irrigação, dando ao mesmo tempo os conceitos teóricos de forma objetiva e também a aplicação dos mesmos nas principais áreas de interesse.

Inicialmente, discute-se a agricultura irrigada: caracterizando sua importância dentro do seu contexto histórico e de sua atual situação no Brasil e no mundo, com base na nova dinâmica do agronegócio, em que produtividade e rentabilidade devem estar associadas com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.

O tema solo, água, clima, planta e suas interações com a irrigação, que constitui a base dos conteúdos relacionados à engenharia e principalmente ao manejo da irrigação, é abordado de forma operacional. Após essa etapa, apresentam-se de forma mais detalhada os Métodos de irrigação por aspersão e localizada, procurando caracterizá-los e definir os princípios de funcionamento, critérios de dimensionamento e de projeto.

Os métodos e sistemas de irrigação utilizados na agricultura irrigada são descritos de maneira técnica e objetiva, informando em que condições eles estão sendo empregados e de que forma atendem aos preceitos da agricultura atual, que demanda sistemas eficientes no uso de água, energia, mão de obra e outros insumos.

Já o tema Manejo da irrigação é tratado de forma ampla, discutindo-se os principais aspectos que possibilitam uma irrigação eficiente e de qualidade. Também é apresentado, discutido e utilizado softwares, que permitem fácil tomada de decisão no dia a dia e a análise da qualidade da irrigação realizada. Na prática de campo os alunos entrarão em contato com as principais medidas e conceitos: vazão, pressão, intensidade de aplicação de água, distribuição no campo, eficiência, etc.

Professores

Este curso é ministrado por um dos seguintes professores: (varia de acordo com as datas)

Francisca Zenaide de Lima

Professora

- Meteorologista formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

- Mestre em Meteorologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Doutora em Engenharia Agrícola na área de Irrigação e Drenagem (UFV)

- Foi professora substituta no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, na área de Meteorologia Aplicada

- Autora dos livros: “Irrigação por Aspersão Convencional”; e “Pequenas Barragens de Terra – Planejamento, Dimensionamento e Construção”

- Consultora Técnica de softwares aplicados em irrigação: CPT Irrigação por Aspersão; CPt Microaspersão e Gotejamento; e CPT Manejo de Irrigação

- Professora dos cursos online: Projeto de Irrigação por Aspersão; e Projeto de Irrigação Localizada

José Dermeval Saraiva Lopes

Professor

- Engenheiro Agrícola formado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) 

- Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Foi professor substituto no Departamento de Engenharia Agrícola da UFV

- Desde 1997 é diretor de produção do Centro de Produções Técnicas e Editora Ltda onde desenvolve projetos nas mais diversas áreas da Engenharia Agrícola, tais como: Água na agricultura, Armazenamentos, Construções Rurais, Energia alternativa, Saneamento e Eletricidade no Meio Rural

- Autor dos livros “Irrigação por Aspersão Convencional”; “Pequenas Barragens de Terra – Planejamento, Dimensionamento e Construção”; e “Cerca Elétrica-Equipamentos, Instalações e Manejo”

- Consultor Técnico de softwares aplicados em irrigação: CPT Irrigação por Aspersão

- CPT Microaspersão e Gotejamento; e CPT Manejo de Irrigação

- Professor dos cursos online: Projeto de Irrigação por Aspersão; e Projeto de

Irrigação Localizada

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.