Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

Curso de Manejo Intensivo de Pastagens para a Bovinocultura

O curso aborda as espécies forrageiras, diagnóstico de degradação das pastagens, amostragem de solo, estratégias para aumentar a produção, utilização e aplicação de defensivos, métodos de pastejo, ajuste da lotação animal e demanda de forragem no sistema de produção e muito mais.

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

A pastagem é a base da produção de bovinos no país, além de ser um alimento de menor custo quando comparado com às demais estratégias de suplementações. A capacidade de suporte das pastagens é bastante variável em função da população de plantas presente na área da pastagem, solo, clima, estação do ano, espécie ou cultivar da forrageira e, principalmente, do manejo aplicado. O desempenho animal necessário ou desejado e o sistema de produção adotado tem também efeito marcante sobre a capacidade de suporte da pastagem.

 Os principais problemas na produtividade das pastagens são a ausência e o uso inadequado de correção e adubação de manutenção, além do manejo inapropriado das espécies forrageiras, desrespeitando os períodos de pastejo e descanso corretos. O resultado é a queda acentuada da capacidade de suporte e do ganho de peso e da produção de leite, e conseqüentemente baixo retorno econômico para o pecuarista.

 Sendo assim, em um programa contínuo de carne e leite, torna-se essencial eliminar as causas de baixa produção. O manejo adequado das pastagens aliado à intensificação proporcionam aumento da produtividade do sistema de produção com aumento da rentabilidade da atividade.

O Curso tem como objetivo dar ao aluno os seguintes conhecimentos:

- Identificar as espécies forrageiras mais utilizadas nos sistemas de pastagens brasileiros, bem como definir a forrageira mais adequada para cada sistema de produção;

- Diagnosticar pastagens em degradação e propor formas de recuperação da área;

- Tecnologias de manejo de pastagem que aumentam a produtividade da pecuária bovina como: divisão de áreas para sistema rotacionado, irrigação, correção e adubação de solos);

- Calcular a demanda forrageira do sistema de produção de bovinos, bem como alotação (cabeças por hectare) adequada do sistema de produção e como monitorá-la;

- Fazer a análise econômica da utilização intensiva de pastagens.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Gerentes, estudantes de ciências agrárias e áreas afins, proprietários de fazendas e demais profissionais que possuem relação com sistemas de produção do agronegócio.

O que você vai aprender

·         Apresentação das espécies forrageiras mais usadas e suas respectivas recomendações de manejo;

·         Diagnóstico de degradação das pastagens, amostragem de solo e métodos de preparação do solo para formação;

·         Estratégias para aumentar a produção de bovinos em pastagens (Correção e adubação de solos, divisão de áreas e módulos rotacionados e irrigação de pastagens);

·         Utilização e aplicação de defensivos para controle de pragas e plantas daninhas;

·         Utilização e aplicação de defensivos para controle de pragas e plantas daninhas;

·         Apresentação dos principais métodos de pastejo e estruturação necessária para adequação do manejo da pastagem;

·         Importância do manejo sobre a produtividade e valor nutricional da pastagem;

·         Ajuste da lotação animal e demanda de forragem no sistema de produção (Planejamento e monitoramento);

·         Métodos de monitoramento do manejo de pastagem: método do quadrado, gaiola de exclusão de pastejo, disco para medição de altura;

·         Infraestrutura e equipamentos de projetos intensivos (Localização, divisão e exemplos de projetos);

·         Conhecendo o sistema intensivo de pastagem – Fazenda CPT (Prática para cálculo de produção de forragem e ajuste de lotação e Equipamentos e infraestrutura);

·         Análise técnica e econômica de sistemas intensivos de pastagens (Bovinos de leite e de corte).

 


Carga horária: 27 h

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O curso propõe, a partir das aulas práticas e teóricas, aliado à experiência técnico-científica dos professores, a atualização do aluno na área de manejo intensivo de pastagem proporcionando critérios para análise crítica da atividade buscando melhora na produtividade e aumento da rentabilidade.

O aluno participará das aulas teóricas em conjunto com as atividades práticas na fazenda experimental CPT, mostrando as particularidades relacionadas à:

  • Espécies forrageiras mais usadas no sistema intensivo e seu manejo adequado;
  • Estratégias para aumentar a produtividade – correção e adubação de solos, divisão de áreas e módulos rotacionados, irrigação de pastagens;
  • Ajuste da lotação animal e demanda de forragem no sistema de produção de bovinos – planejamento e monitoramento;
  • Localização, benfeitorias, equipamentos e divisões de áreas de um projeto de pastagens intensificado;
  • Análise técnica e econômica da intensificação do manejo de pastagens.

Professores

Lucas Mattos

Professor

- Engenheiro Agrônomo - Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Especialização - Proteção de Plantas

- MBA Gestão de Negócios - FACISA

- Consultor Técnico na empresa Agro Presença Planejamento e Consultoria Agropecuária

- Vasta experiência com consultoria em fazendas de gado de leite e corte, atuando com produção de alimentos, milho, sorgo, capim e pastagens.

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.