Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Curso de Manejo Nutricional de Equinos ( Alimentos e Alimentação)

Conhecimento prático fundamental pra o desenvolvimento do animal em todas as fases

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

O Brasil possui o maior rebanho equino da América Latina, e o terceiro maior rebanho do mundo. Somados aos muares (mulas) e asininos (asnos) são 8 milhões de cabeças, movimentando R$ 7,3 bilhões, somente com a produção de cavalos.

Inicialmente, os equinos eram utilizados para transporte, mas com a evolução dos tempos, hoje são muito utilizados para lazer, esporte, terapia, e principalmente para trabalho com o rebanho bovino.

Para que os animais possam apresentar uma boa performance, uma boa alimentação se faz necessária, de forma que os animais possam ter um bom crescimento e desenvolvimento, o que irá permitir uma melhor execução de suas funções de acordo com a atividade para qual ele será treinado.

Assim, precisamos conhecer as particularidades relacionadas à alimentação necessária para cada fase da vida dos animais, desde o momento da reprodução (éguas e garanhões), gestação, fase de aleitamento das éguas, potros em amamentação, desmama e crescimento.

Entendendo as diferenças nas exigências nutricionais dos animais em cada fase da vida, bem como sua fisiologia digestiva, pode-se utilizar de forma mais eficiente os diversos alimentos disponíveis para serem utilizados na alimentação destes animais, sendo estes alimentos os volumosos (pastos e forrageiras conservadas), os concentrados, minerais e aditivos.

E, por fim, precisa-se monitorar o desempenho dos animais para que seja feita a avaliação de todo o manejo nutricional empregado aos animais.

 

- Compreender as características e as necessidades nutricionais dos equinos em cada fase de desenvolvimento (potros), nas diferentes fases fisiológicas (gestação, garanhões,...) e de animais de alta performance
- Capacitar técnicos para adequar o manejo nutricional da propriedade nos mais diversos sistemas de produção
- Conhecer os distúrbios metabólicos e as formas de prevenção a partir das corretas práticas de manejo alimentar
- Conhecer as características dos insumos mais utilizados na suplementação dos equinos no Brasil, bem como discutir sobre o planejamento estratégico para comercialização destes insumos
 

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Profissionais e estudantes da área de medicina veterinária, zootecnia e agronomia, cursos técnicos profissionalizantes na área de agropecuária, criadores e usuários de cavalos e demais aficcionados.

O que você vai aprender

Teórica:

- Princípios básicos da nutrição:
Fisiologia da digestão.
Hábitos alimentares.
Degradação e metabolismo dos nutrientes.

- Exigência nutricional:
Fatores que alteram a exigência.
Nutrição do cavalo atleta
Nutrição de éguas em reprodução
Nutrição de garanhões
Nutrição de animais em crescimento

- Manejo alimentar:
Balanceamento e manipulação dos ingredientes
Formas de fornecimento da dieta
Prevenção de distúrbios digestivos
Interferência da nutrição sobre a saúde dos animais

Prática:
- Avaliação do manejo alimentar em propriedades:
Métodos de avaliação do estado nutricional dos animais;
Práticas de alimentação de éguas em reprodução;
Práticas de alimentação de animais jovens;
Práticas de alimentação de garanhões;
Alimentação do cavalo atleta;
Manejo dos alimentos em cada sistema de alimentação;
Como medir a eficiência da alimentação e desempenho dos animais;

 

CARGA HORÁRIA: 22 HORAS

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O curso será dividido em uma parte teórica e uma prática, onde serão abordadas todas as etapas de um adequado programa nutricional em uma propriedade de criação de equinos.

Ao iniciar o curso, os alunos receberão o material didático completo, contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, e materiais complementares ao curso, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula, equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde será apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT e Haras parceiros. A Fazenda Escola CPT é uma das mais belas Fazendas de Minas, sendo modelo como unidade de ensino, onde o aluno vai encontrar uma infraestrutura moderna, animais a disposição e todo material e equipamentos necessários para a realização do curso.

Nas aulas práticas, os alunos tem constante orientação dos professores conceituados na área e de monitores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente garantindo um ótimo aprendizado.

Primeira etapa: Os alunos aprenderão sobre os hábitos alimentares dos equinos, bem como as características relacionadas ao manejo alimentar de éguas em reprodução, garanhões e potros do nascimento até à desmama.

Segunda etapa: Os alunos poderão aplicar todo conhecimento adquirido em Haras parceiro e na Fazenda Escola CPT, podendo avaliar na prática, as formas de manejo alimentar, bem como as estruturas necessárias para maximizar a eficiência de um plano nutricional.

Terceira etapa: Serão discutidos aspectos sobre a alimentação de potros em desenvolvimento, de forma que os alunos poderão avaliar na prática o desenvolvimento de animais de diversas faixas etárias, discutindo assim quais os pontos importantes que devem ser considerados na hora de se montar um plano nutricional para crescimento.

Quarta etapa: Serão discutidas as particularidades da alimentação de animais de alta performance, ou seja, aspectos da nutrição de cavalos atletas.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado contendo o conteúdo ministrado e a carga horária referente ao curso realizado.

 

Professores

Fernando Pimont Pôssas

Professor

- Médico Veterinário CRMV-MG 7779

- Mestre em Zootecnia, Nutrição Animal (UFMG)

- Doutor em Zootecnia, Nutrição Animal (UFMG)

 

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.