Curso de Morfologia e Avaliação de Bovinos de Leite (Gir Leiteiro e Girolando) para Compra e Seleção

Capacitar tecnicamente o aluno para escolher os melhores reprodutores e matrizes da raça Gir com aptidão leiteira, associando as características fenotípicas à fundamentação das provas zootécnicas baseadas na avaliação genética.

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

A raça Gir Leiteiro apresentou aumento expressivo do número de criadores e de animais registrados na última década. Em 2011, ela foi responsável por 46,07% do total de sêmen comercializado dentre as raças leiteiras nacionais (ASBIA, 2011). Parte deste sucesso deve-se aos resultados das provas de avaliação genética, que identificam reprodutores e matrizes com potencial para transmissão de leite. Por outro lado, o acasalamento entre animais das raças Gir e Holandesa resultou no principal cruzamento industrial para produção de leite no Brasil, o Girolando, em razão de sua versatilidade e produtividade nos mais diversos ambientes. A raça Girolando é a mais presente nos currais leiteiros nacionais e foi oficializada em 1996, tendo o teste de progênie implantado no ano seguinte.

Entretanto, apesar da tecnologia empregada no estudo dessas duas raças leiteiras, sabe-se que os animais possuem conformação e características fenotípicas diferentes, o que torna a avaliação visual uma ferramenta importante no processo de seleção.

No curso serão abordadas as origens das raças Gir e Girolando e as principais linhagens criadas e selecionadas para a produção de leite no Brasil. Será demonstrado como reconhecer animais registrados pelas respectivas associações de raças, bem como as características consideradas ideais no padrão racial de cada uma delas,considerando a aptidão leiteira. Será demonstrada a nomenclatura zootécnica das regiões corporais e discutidos os principais aspectos fenotípicos do Gir Leiteiro e do Girolando (em seus diferentes graus de sangue: 1/2, 3/4 e 5/8 holandês/Gir), como estrutura e conformação corporal, conformação de úbere, precocidade, características sexuais secundárias e aprumos. Será demonstrado em detalhes a importância de se conhecer esses conceitos e qual a sua aplicação prática no momento da compra ou seleção dos animais, associando-os aos aspectos de produtividade desejados na fazenda.

Serão abordados conceitos de melhoramento genético, como avaliação linear, herdabilidade e habilidade prevista de transmissão (PTA) das características avaliadas, acurácia, interação genótipo x ambiente e a interpretação dos sumários de touros dos principais testes de progênie das raças Gir e Girolando realizados no Brasil.

O curso será dividido em aulas teóricas e práticas, onde os alunos terão a oportunidade de aplicar individualmente e em grupo todos os conceitos teóricos abordados na avaliação fenotípica dos animais.

O curso tem como objetivo capacitar tecnicamente o aluno para escolher os melhores reprodutores e matrizes Gir Leiteiro e Girolando, associando as características fenotípicas à fundamentação das provas zootécnicas baseadas na avaliação genética.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Veja por que o Curso de Morfologia e Avaliação de Bovinos de Leite (Gir Leiteiro e Girolando) para Compra e Seleção é um sucesso:

Veja por que fazer o curso de Avaliação Fenotípica do Gir Leiteiro e Girolandopara compra e seleção:

- Cursos realizados em infraestrutura própria;

- Professor Coordenador altamente qualificado, jurado efetivo da ABCZ com doutorado na área, experiente na avaliação de animais leiteiros e na docência do ensino superior;

- Avaliação fenotípica conjunta de animais puros da raça Gir Leiteiro e Girolando, possibilitando ao aluno assimilar as diferenças fenotípicas nos diversos tipos de cruzamento (graus de sangue) entre as duas raças;

- Associação entre avaliação visual dos animais e sua relação com a eficiência do sistema de produção das fazendas leiteiras;

- Abordagem dos principais conceitos de melhoramento genético animal e sua aplicação prática no sistema de produção de gado de leite;

- Número de animais suficientes para todos os alunos praticarem com qualidade;

- Turmas limitadas, permitindo assim um treinamento mais intensivo;

- Visitas técnicas a fazendas tradicionais de Gir Leiteiro e Girolando existentes na região;

- Hospedagem em um dos melhores hotéis da cidade já incluso no pacote do curso;

- Material didático completo e atualizado;

- Alimentação com café da manhã, almoço e lanche da tarde já incluso no pacote do curso;

- Cursos realizados e certificados por uma das empresas mais conceituadas da área na América Latina.

Para quem é este curso?

Estudantes, técnicos e profissionais das áreas de agronomia, zootecnia e medicina veterinária e produtores rurais.

O que você vai aprender

1 - Origem e breve histórico da raça Girolando e das principais linhagens da raça Gir criadas no Brasil.

- origem das raças GIR e Girolando;

- principais linhagens e reprodutores;

- importância dessas raças no cenário da pecuária de leite nacional.

2 - Como reconhecer um animal da raça Gir registrado pela ABCZ através do fenótipo.

- animal puro de origem (P.O);

- animal de livro aberto (L.A);

- animal de registro genealógico de nascimento (RGN);

- animal de registro genealógico definitivo (RGD);

- animal oriundo de fecundação in Vitro (FIV);

- animal oriundo de Clonagem (TN).

3 – Como reconhecer um animal da raça Girolando registrado pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

4 - Discussão da metodologia de avaliação visual preconizada pela ABCZ, conhecida como EPMURAS.

5 - Estudo do padrão das raças Gir e Girolando (com seus diferentes graus de sangue: 1/2, 3/4 e 5/8 holandês x Gir) preconizados pelas respectivas associações de raça.

6 - Estudo da nomenclatura zootécnica corporal dos bovinos.

7 - Apresentação e discussão de métodos de avaliação fenotípica empregados em fazendas de gado leiteiro e sua implicação no processo de seleção e/ou compra dos animais.

8 - Avaliação fenotípica de touros Gir Leiteiro e Girolando, abordando as características sexuais secundárias, reprodutivas, de conformação corporal para produção de leite e aprumos e qual a importância disso no processo de seleção.

9 - Associação entre os conceitos de melhoramento animal presentes nos sumários de touros leiteiros da raça Gir e Girolando contextualizando-os à avaliação fenotípica das matrizes.

- PTA (habilidade prevista de transmissão);

- Acurácia;

- Avaliação linear dos reprodutores e seu significado;

- Fenótipo;

- Genótipo;

- Ambiente;

- Interação genótipo x ambiente;

- Herdabilidade;

- Intensidade de Seleção;

- Ganho Genético;

- Escolha de reprodutores Gir Leiteiro e Girolando para acasalamento dirigido.

Obs: as aulas práticas serão realizadas em criatórios tradicionais de Gir Leiteiro e Girolando da região. Um dos nossos parceiros é a Fazenda Brasília, referência mundial em Gir Leiteiro. Saiba mais sobre essa parceira. Acesse o site da Fazenda Brasília.

 

 

CARGA HORÁRIA: 27 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

A avaliação fenotípica do Gir Leiteiro e do Girolando não se resume ao julgamento das características raciais. É preciso avaliar o animal como um todo, inserido no sistema de produção, que atualmente apresenta pequena margem de lucro por litro de leite produzido. Além disso, um dos grandes desafios enfrentados pelo produtor de leite é o descarte involuntário de animais do rebanho, principalmente por problemas de casco, reprodutivos e/ou mastite.  Parte destes problemas está relacionada à má conformação corporal dos animais, como defeitos de aprumos, baixa qualidade do composto de úbere, dentre outros, o que força técnicos e produtores a investir cada vez mais em novas tecnologias para reduzir perdas e aumentar a eficiência produtiva. Neste contexto aparece a avaliação fenotípica (visual) dos animais, que se realizada de forma e época corretas se constitui numa importante ferramenta de seleção. Por se tratar de uma metodologia confiável, de baixo custo e indolor aos animais, pode ser empregada na seleção massal por qualquer pessoa, desde que treinada e de posse dos conhecimentos básicos de melhoramento genético animal e do sistema de produção de bovinos leiteiros no Brasil.

O curso de Avaliação fenotípica do Gir Leiteiro e Girolandopara compra e seleção é composto por aulas teóricas e práticas, ministradas por professores com vasta experiência na área, onde os alunos têm a oportunidade de aprendizagem a campo.

Ao início do curso, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos e artigos técnicos, constituindo-se uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e como fonte para consultas posteriores.

As aulas teóricas são realizadas numa moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

A parte teórica do curso é dividida em quatro etapas:

Primeira etapa: apresentação e discussão dos conceitos básicos de melhoramento genético animal (fenótipo, genótipo, interação genótipo x ambiente, herdabilidade, diferencial de seleção, ganho genético, grupos contemporâneos, PTA e acurácia) aplicados à bovinocultura de leite e sua importância na seleção dos animais. Discussão da avaliação fenotípica como critério de seleção inserida neste contexto.

Segunda etapa: apresentação da origem das raças Gir eGirolando e das principais linhagens da raça Gir selecionadas para leite no Brasil. Avaliação do padrão racial do Gir e do Girolando(em seus diferentes graus de sangue: 1/2, 3/4 e 5/8 Holandês x Gir), das regiões anatômicas e sua nomenclatura zootécnica.  Interpretação das marcações realizadas pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando e pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ)nos animais: como reconhecer se um animal possui registro genealógico de nascimento (RGN) e/ou definitivo (RGD), se é P.O. ou L.A., e se é oriundo de FIV, TE ou clonagem.

Terceira etapa: apresentação e discussão das metodologias utilizadas a campo na avaliação fenotípica dos animais, como EPMURAS (ABCZ) e a avaliação linear (EMBRAPA/ABCGIL; EMBRAPA/GIROLANDO): altura, comprimento, conformação de garupa, ângulo de caso, composto de úbere, angulosidade e tipo leiteiro. Discussão das correlações existentes entre os resultados dessas avaliações, a produção de leite e a vida útil dos animais e os impactos sobre o sistema de produção de leite como um todo.

Quarta etapa: associação entre a avaliação fenotípica e os resultados de avaliação genética existentes, visando à escolha de reprodutores para acasalamentos dirigidos, de acordo com a necessidade do pecuarista. Interpretação dos dados (PTAs, acurácia, marcadores moleculares, avaliação linear) existentes nos sumários de touros dos principais testes de progênie realizados no Brasil e os impactos desta escolha sobre o sistema de produção.

Para garantir o aproveitamento, nas aulas práticas do curso de Morfologia e Avaliação do Gir Leiteiro e Girolando para compra e seleção, a empresa dispõe de um número de animais suficiente para atender a todos participantes. Para manter o nível de excelência na formação dos alunos, serão realizadas aulas práticas em criatórios tradicionais de Gir Leiteiro e Girolando existentes na região.

As aulas práticas do curso são divididas nas seguintes etapas:

Primeira etapa: demonstração detalhada de como se realiza a avaliação fenotípica em um lote de animais, considerando a idade e o sexo e suas implicações. São discutidas as formas de avaliação EPMURAS (ABCZ) e a avaliação linear realizada pela EMBRAPA/ABCGIL. No caso dos animais da raça Girolando a avaliação fenotípica será feita considerando os critérios da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Segunda etapa: os alunos são divididos em três grupos (A, B e C) para a realização da avaliação fenotípica em outros animais, sob a supervisão do professor.

Terceira etapa: os animais disponíveis para avaliação são identificados por números, de 1 a 10. Cada aluno recebe uma ficha (planilha) contendo o número e o lote do animal e as características que devem ser avaliadas, para onde são transcritas as notas das avaliações. Este processo é realizado individualmente e posteriormente discutido com o grupo.

Quarta etapa: repetição das atividades da terceira etapa, mas com a troca de ordem dos animais avaliados, visando a fixação do conteúdo. Avaliação e interpretação dos sumários de touros Gir Leiteiro e Girolandoe a indicação de reprodutores para acasalamentos corretivos, de acordo com o(s) lote(s) de fêmeas avaliado(s).

Quinta etapa: viagem técnica à Fazenda Brasília Agropecuária, onde os alunos têm a oportunidade de empregar na prática todos os conceitos apresentados durante o curso. 

A avaliação fenotípica de todos os animais é realizada por todos os alunos e o CPT Cursos Presenciais disponibiliza um número de animais suficiente para condução do curso de forma didática e com alta qualidade.

Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos têm a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização a campo de seus trabalhos.

Professores

Clarindo Inácio de Aparecida Queiroz

Professor

- Graduado em Zootecnica pela Universidade Federal de Viçosa - UFV

- Mestrado em Zootecnia pela universidade Federal de Minas Gerais - UFV

- Doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV

- Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFV

- Especialização em Julgamento das Raças Zebuínas pela Faculdade de Zootecnia de Uberaba, FAZU, Brasil;

- Juiz efetivo e membro do colégio de jurados da ABCZ.

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.