Curso de Práticas Hospitalares em Pequenos Animais

Curso de Práticas Hospitalares em Pequenos Animais
Ter conhecimento das principais práticas hospitalares fará de você um profissional capaz de atuar em um mercado restrito e altamente lucrativo. Para informações sobre a próxima turma clique abaixo Atendimento por Whatsapp Orçamento

Apresentação

O Curso de Práticas Hospitalares em Pequenos Animais é voltado inteiramente para o desenvolvimento das habilidades práticas do aluno de graduação e do médico veterinário formado. O curso promove o aprendizado de técnicas e procedimentos fundamentais para o clínico de pequenos animais na rotina médica, procedimentos que muitas vezes não são ensinados nas faculdades e que são extremamente importantes para o profissional que atua ou pretende atuar na área de clínica médica de pequenos animais. As intervenções médicas abordadas no curso vão desde intubação endotraqueal até toracocentese e abdominocentese, procedimentos que muitas vezes devem ser realizados de forma rápida e precisa e que influenciam na sobrevivência do paciente emergencial. A terapia transfusional, assunto ainda pouco estudado nas escolas e faculdades de veterinária, também é abordado durante o curso. A transfusão de sangue tem se tornado uma ferramenta terapêutica extremamente útil na rotina hospitalar e o profissional que domina essa técnica é sem dúvida um profissional diferenciado.

Formar médicos veterinários treinados em realizar procedimentos e intervenções de rotina na clínica médica. Preparar e diferenciar os discentes em medicina veterinária para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e concorrido. Aumentar as chances de sucesso de ingresso e sucesso nas residências profissionais das diversas faculdades do país.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Veja por que o Curso de Práticas Hospitalares em Pequenos Animais é um sucesso:

  1. Cursos realizados na Unidade de Ensino CPT equipados com tecnologia de última geração;

  2. Estrutura com centro cirúrgico completo se adequando à Resolução CFMV Nº 1015 DE 09/01/2013;

  3. Professor Coordenador altamente qualificado com ampla experiência prática na sua vida profissional e com diversas turmas ministradas com sucesso;

  4. Turmas reduzidas que garantem que cada aluno tenha atenção do professor e possa praticar de forma intensiva;

  5. Diversas mesas cirúrgicas e número de cadáveres suficientes para o treinamento prático. Os cadáveres são doados por CCZ’s da região, sendo apresentado o laudo completo de cada um, respeitando as normas exigidas pelo órgão fiscalizador;

  6. Satisfação de centenas de alunos de todo Brasil e outros países que fizeram o curso de Práticas Hospitalares em Pequenos Animais no CPT Cursos Presenciais;

  7. Hospedagem em um dos melhores hotéis da cidade já incluso no pacote do curso;

  8. Material didático completo e atualizado;

  9. Alimentação com café da manhã, almoço e lanche da tarde já incluso no pacote do curso;

  10. Translado incluso entre o hotel e a Unidade de Ensino;

  11. Cursos realizados e certificados por uma das empresas mais conceituadas da área da América Latina.

Para quem é este curso?

Estudantes de graduação, pós-graduação, médicos veterinários recém-formados, médicos veterinários com interesse em atuar na área de clínica médica de pequenos animais

O que você vai aprender

Serão abordadas as indicações, contraindicações e complicações dos seguintes procedimentos clínico-cirúrgicos de rotina, bem como demonstração e prática das técnicas:

1 - Cálculo de fluidoterapia, escolha da solução adequada e complicações da terapia

2 - Cálculo de transfusão sanguínea, indicações, administração e complicações da terapia transfusional

3 - Obtenção de acesso venoso periférico

4 - Obtenção de acesso venoso central e colocação de cateter venoso central pela técnica de Seldinger

5 - Coleta de sangue venoso e teoria da coleta de sangue arterial

6 - Dissecação de veia (mini cutdown e cutdown cirúrgico)

7 - Obtenção de acesso intraósseo

8 - Cálculo e administração de medicamentos por via intravenosa, intramuscular e subcutânea

9 - Cálculo de diluição e administração de medicações de infusão contínua

10 - Coleta de medula óssea

11 - Punção de linfonodo

12 - Intubação orotraqueal

13 - Obtenção de via aérea na emergência

14 - Sondagem uretral em machos e fêmeas - Indicações e complicações

15 - Toracocentese

16 - Abdominocentese guiada ou não por ultrassonografia

17 - Abdominocentese – técnica dos quatro quadrantes

18 - Lavado peritoneal

19 - Cistocentese guiada ou não por ultrassom

20 - Citologia de pele por imprint e por punção aspirativa com agulha fina (PAAF)

21 - Raspado superficial e profundo de pele

22 - Reanimação cardio-cérebro-pulmonar (RCCP)

23 - Colocação de sonda nasal para oxigenioterapia

24 - Colocação de sonda nasogástrica

 

CARGA HORÁRIA: 22 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O Curso de Práticas Hospitalares em Pequenos Animais é composto por aulas teórico-práticas, ministrada por conceituados professores da área de pequenos animais, treinados em diferentes escolas de veterinária do Brasil, Portugal e EUA. Todos os procedimentos são realizados em cadáveres, permitindo assim que os alunos tenham a oportunidade de realizar todas as técnicas quantas vezes forem necessárias, tudo em modernas salas de aula equipadas com aparelhos de áudio-vídeo de última geração e um ultrassom para cada 3 alunos.

Ao início do curso, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e material para posteriores consultas.

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT, preparada para oferecer um treinamento de forma intensiva. Com uma turma reduzida e limitada a 12 estudantes, a atenção do professor é individual, permitindo assim que o aluno atinja excelência no aprendizado.

O curso é dividido em várias etapas. Para cada etapa, o professor faz considerações importantes sobre as indicações e complicações de cada técnica e demonstra passo-a-passo como realizá-las. Em seguida, os estudantes se dividem em grupos de 3 e partem para o treinamento prático.

O curso é dividido da seguinte forma:

Primeira etapa – Na primeira etapa os alunos recebem a fundamentação teórica de cálculo de fluidoterapia, seleção de fluido mais adequado, indicações e complicações, monitoração do animal em fluido. Aprendem também o cálculo de transfusão de hemocomponentes, bem como seleção de doadores, modo para realizá-la e manejo de complicações.

Segunda etapa - Os alunos aprendem a técnica de reanimação cardio-cérebro-pulmonar (RCCP) de acordo com o consenso veterinário mais recente, o RECOVER. Além disso, aprendem sobre cálculo e indicações de algumas drogas de infusão contínua que podem ser utilizadas no dia-a-dia de uma clínica veterinária.

Terceira etapa –Nessa etapa as técnicas de acesso venoso, coleta de sangue venoso e arterial são demonstradas e discutidas. A montagem de sistemas de fluidoterapia e de terapia transfusional são demonstradas. Os alunos praticarão as técnicas e as vias de administração de medicamentos em pequenos animais.

Quarta etapa – São demonstradas as técnicas que envolvem o sistema urinário, como passagem de sondas uretrais em fêmeas e machos e cistocentese guiada ou não por ultrassonografia. Os alunos praticam e são auxiliados pela professora.

Quinta etapa – Aqui serão demonstrados os procedimentos de toracocentese e abdominocentese, bem como montagem de sistemas de coleta fechados para drenagem de efusões. Abdominocentese guiada por ultrassom também é demonstrada e os alunos praticam sob supervisão e auxílio constantes.

Sexta etapa – Os resultados dos exames complementares dependerão muito da obtenção de amostras adequadas. Aqui são demonstradas coleta de amostras por raspado cutâneo superficial e profundo, assim como citologia por imprint e por punção aspirativa por agulha fina.

Sétima etapa – Procedimentos para obtenção de via aérea e fornecimento de oxigênio são discutidos e demonstrados nesse momento.

Oitava etapa – A coleta de medula óssea é demonstrada passo a passo, assim como a punção de linfonodos. Os alunos são incentivados a praticar e tirar quaisquer dúvidas que tenham.

Nona etapa – Nessa última etapa, os alunos realizarão simulações de reanimação cardio-cérebro-pulmonar em duplas ou trios. A massagem cardíaca é ensinada e praticada por todos, bem como técnicas adequadas para ventilação do paciente sem que os pulmões sejam lesados.

É importante lembrar que todas as técnicas são realizadas por todos os alunos e o CPT Cursos Presenciais disponibiliza um número de animais para realização com sucesso de todos os procedimentos.

Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Após todos esses dias de treinamento intensivo, o aluno terá toda a capacidade de realizar as técnicas aprendidas em sua rotina hospitalar.

 

Atenção, neste curso são utilizados cadáveres doados por Centros de Controle de Zoonoses (CCZ – PSC) municipais com documentação emitida por eles, de responsabilidade dos mesmos. Os procedimentos realizados no curso seguem os protocolos de ensino e pesquisa com animais, embasados no ordenamento jurídico brasileiro e legislação específica, segundo resolução 879 de 15/02/2008 do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, em seus aspectos e de mérito científico deste estatuto.

Professores

Fernanda dos Santos Alves

Professor

- Graduação em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

- Especialização em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais

- Mestrado em Ciência Animal – Clínica e Cirurgia Veterinárias – UFMG

- Doutorado em Ciência Animal – Clínica e Cirurgia Veterinárias – UFMG

            - Ênfase em Terapia Intensiva

            - Mais de 6.000 horas de experiência na UTI do Hospital Veterinário da UFMG

- Habilitação em Cuidados Intensivos pela Sociedade Latino-americana de Emergências e Cuidados Intensivos Veterinários (LAVECCS)

 

O que nossos alunos dizem

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.