Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Curso de Primeiros Socorros em Equinos

Saiba como agir em situações emergenciais com cavalos

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

O curso é destinado ao aprendizado de todas as emergências relacionadas ao cavalo. Seja ele potro, égua ou garanhão, identificando um animal saudável do animal doente, estabelecendo um conhecimento profundo dos sistemas vitais, anatomia e processos de enfermagem. Sempre tendo como base, o primeiro atendimento até a chegada do profissional ou transporte do animal ao hospital.

O aluno terá em suas mãos um valioso conhecimento destinado a equinocultura, sendo o curso mais completo e abrangente existente no Brasil!

Este curso tem por objetivo capacitar alunos para avaliar os problemas que venham ocorrer com os cavalos, tomar decisões em situações emergenciais e reconhecer os principais sinais e sintomas.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Médicos Veterinários, zootecnistas, administradores, trabalhadores e proprietários de haras, fazendas e hípicas e técnicos, estudantes e pessoas ligadas a criação de equinos.

O que você vai aprender

. O ambiente em que vive o cavalo: Estrutura Básica Haras/Hípica/Manége

. Aprendendo os sinais vitais

. Aproximação e contenção segura do animal

. Como mensurar a temperatura, frequência cardíaca, movimentos respiratórios, colorações das mucosas, pulso, etc.

. Alterações dos parâmetros básicos e suas consequências

. Materiais e equipamentos indispensáveis

. Estruturas de apoio que sempre são úteis

. O aluno será capacitado a todas as ações de enfermagem nos cavalos, como:

. Aplicar injeções, cateter, fluidoterapia, bandagens, técnicas de imobilização, aplicação de medicamentos oculares, etc.

. A anatomia, fisiologia e as patologias serão todas exemplificadas durante as aulas teóricas com programas 3D e na prática com a auscultação direta no cavalo, assim o aluno estará apto a diferenciar as causas mais comuns das cólicas abdominais no equino.

. Neste tópico, o aluno será capaz de agir nos casos emergenciais como as hemorragias pulmonares, insuficiências respiratórias e também identificar as causas mais comuns de infecções nas vias aéreas superiores e inferiores.

. Um dos tópicos mais importantes do curso, pois os cavalos apresentam-se muito suscetíveis a ferimentos e fraturas, e ao contrário do que a maioria pensa, muitas delas podem ser resolvidas sem o sacrifício do animal. Sendo assim, o segredo encontra-se no primeiro atendimento! E isso estará ao alcance dos alunos de forma prática!

. A parte circulatória por vezes é atingida por traumas diversos, e dependendo da região afetada, isso pode levar o animal à morte. O que fazer?

. Os alunos serão capacitados a estancar as hemorragias e/ou serem capazes de agir de forma a minimizar o sangramento até a chegada do veterinário!

. Os cavalos são atletas por natureza. Porém, as várias lesões musculares são causas de graves patologias que podem levar o animal a morte em 12 horas. O aluno identificará as possíveis patologias para que as ações emergenciais sejam rapidamente executadas e a recuperação favorável.

. O aluno será apresentado às espécies mais comumente causadoras de acidentes, sendo capaz de identifica-las e através dos sintomas , quais possíveis causadoras do trauma e os princípios da terapia.

. A famosa Bambeira, a Raiva, e outras afecções nervosas serão discutidas, bem como as prevenções e ações terapêuticas iniciais.

. Desde os sinais vitais da égua prenha, o parto e nascimento, aos cuidados com o potro serão exemplificados, assim os alunos estarão aptos a resolverem a maioria das emergências neonatais.

  • Introdução
  • Como Diferenciar o Animal Saudável do Animal Doente
  • Estrutura para os Primeiros Socorros
  • Enfermagem veterinária
  • Desordens Gastrointestinais
  • Problemas Respiratórios
  • Fraturas e Feridas
  • Hemorragias
  • Afecções musculares
  • Acidentes ofídicos
  • Afecções Nervosas
  • Emergências Neonatais

CARGA HORÁRIA: 18 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O Curso de PRIMEIROS SOCORROS EM EQUINOS é composto por aulas teóricas e práticas, ministradas por conceituados professores da área, onde os alunos têm a oportunidade de aprendizagem a campo.

Para se dar início ao curso, os alunos recebem o material didático completo, contendo apostila impressa e CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula, equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT, uma das mais belas Fazendas de Minas, sendo modelo como unidade de ensino, onde o aluno vai encontrar uma infraestrutura moderna, animais a disposição e todo material e equipamentos necessários para a realização do curso.

Nas aulas práticas, os alunos têm constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente garantindo um melhor aprendizado.

Na primeira etapa, o aluno irá aprender a conter o animal para que a realização de todo o atendimento emergencial seja realizado com total segurança.

Serão abordadas diversas formas de contenção como o uso de cachimbo, que é aplicado no lábio superior. Outra forma utilizada é usar as mãos para contenção para controlar melhor a pressão. Nesse caso, utiliza a prega na pele do pescoço ou segura em uma das orelhas.

O aluno também aprenderá as formas de abordar os garanhões, potros e éguas, podendo assim realizar um ótimo trabalho com segurança e tranquilidade.

Na segunda etapa, o aluno realizará o exame físico para obter os valores vitais dos equinos, como frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura retal, tempo de preenchimento capilar e avaliar a hidratação e coloração das mucosas. Pode assim ser capaz de diagnosticar e monitorar a recuperação do seu cavalo. Para a realização destes procedimentos, serão disponibilizados aos alunos todos os equipamentos necessários como termômetros, estetoscópios, sondas nasogástricas e outros.

Na terceira etapa, o aluno será capacitado para realizar aplicações de medicamentos. Irão aprender que a administração oral pode ser feita por tabletes, líquidos, comprimidos, que devem ser macerados, ou cápsulas que devem ser dissolvidas. Para as aplicações de medicação injetável o aluno irá conter o animal e realizar a assepsia.

As vacinas, antibióticos, alguns antiinflamatórios e vários outros medicamentos são administrados por via intramuscular. Serão apresentadas as principais áreas de aplicação, como na tábua do pescoço e na musculatura glútea.

Também o aluno será treinado para realizar as aplicações intravenosas e realizar a preparação deste tipo de medicação. Para se fazer as várias formas de aplicações, é alertado a grande importância de se ter conhecimento da dosagem, frequência e tempo de tratamento, evitando assim aplicações de medicamentos que possam levar o animal a óbito.

Na quarta etapa, serão abordadas as técnicas de cateterização da jugular, para realização da hidratação e sondagem nasogástrica , que são procedimentos de extrema importância para o atendimento emergencial, onde o aluno irá identificar a desidratação do animal através do teste da prega do pescoço, mucosas, entre outros. Cada aluno realizará todo o procedimento de sondagem e de hidratação.

Na quinta etapa, será focado o tratamento de feridas, imobilização e a realização de bandagens. Serão abordados todos os tipos de feridas, como realizar a sua limpeza e tratamento específico para cada tipo.

O aluno aprenderá a realizar a imobilização, através de duas formas. A primeira dar-se pela imobilização de fraturas dos membros anteriores e a segunda, as imobilizações das fraturas dos membros posteriores.

Na sexta etapa, o aluno receberá orientações sobre como agir em situações de acidentes ofídicos. Podendo assim, identificar a ação do veneno e os sinais clínicos para a realização de tratamento eficaz e correto.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado contendo a carga horária referente ao curso realizado.

Professores

André Lang

Professor Coordenador

- Médico Veterinário formado desde 2001 na Universidade Federal de Viçosa (UFV);

- Especialização em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais (UFV);

- Mestre em Medicina Veterinária (UFV);

- Mais de 12 anos de experiência como discente e palestrante nas áreas de clínica e cirurgia de grandes animais;

- Coordenador e Professor dos cursos nas áreas de Clínica e Cirurgia de Equinos e Clínica e Cirurgia de Bovinos do CPT Cursos Presenciais desde 2009;

 - Atividade de assistência e consultoria veterinária a grandes animais.

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.