Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto

Curso de Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto
Técnicas mais modernas de cultivo do milho Para informações sobre a próxima turma clique abaixo Quero mais informações Orçamento

Apresentação

O Plantio Direto compreende um conjunto de técnicas integradas que visam melhorar as condições ambientais (água-solo-clima) para explorar da melhor forma possível o potencial genético de produção das culturas (Primavesi, 2000). Respeitando os três requisitos mínimos - não revolvimento do solo, rotação de culturas e uso de culturas de cobertura para formação de palhada, associada ao manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas.

Estima-se hoje que, no Brasil, cerca de 12 milhões de hectares estejam em sistema de plantio direto, uma vez que o sistema passou a ser utilizado em culturas perenes, na cana de açúcar, na recuperação de pastagens por meio da rotação entre lavouras e pastagens, no reflorestamento, na fruticultura, na olericultura. Destaca-se como importante alternativa para a economia de operações manuais, de tração animal, tratorizadas ou aéreas. Dessa forma, fica evidente sua universalidade e abrangência, ensejando sua escolha como o mais potente instrumento a ser fomentado no manejo racional das bacias hidrográficas.

A cultura de milho, num programa de rotação cultural, oferece vantagens adicionais, pela maior produção e manutenção de restos culturais (palhada) na superfície do solo. Dados experimentais mostram que o milho produz duas vezes mais matéria seca por hectare do que a aveia, quatro vezes mais do que o trigo e seis vezes mais do que a soja. Sendo assim, para falar de plantio direto temos que relacionar a cultura do milho.

A falta de qualificação dos profissionais fez com que alguns produtores tivessem perdas ao adotar o sistema de plantio direto, pois utilizaram técnicas agrícolas incorretas. Com isso esse curso contribuirá para sanar qualquer tipo de dificuldade que ainda exista. 

Capacitar profissionais para o manejo adequado do milho no sistema de plantio direto (SPD). Apresentando técnicas mais modernas de cultivo, ensinando como praticar os princípios do manejo integrado de pragas, doenças e plantas daninhas.

Mostrar as vantagens desse sistema para diversos cultivos, bem como seus benefícios ambientais.

Qualificar os estudantes com aulas práticas de regulagens de plantadeiras, pulverizadores e tecnologias de aplicação de defensivos.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Produtores rurais, administradores rurais, trabalhadores rurais, técnicos e estudantes de cursos de ciências agrárias.

O que você vai aprender

1ª ETAPA: Plantio direto - manipulação, manejo e vantagens.

2ª ETAPA: A cultura do milho  –  estágios fenológicos, caracterização da planta, cultivares e suas escolhas para plantio e épocas de plantio.

3ª ETAPA: Plantio – semeadura, densidade de plantas, tamanho da semente, profundidade, velocidade, cálculo da semeadura.

4ª ETAPA: Regulagens de plantadeiras. (Prática no campo).

5ª ETAPA: Amostragem de solo, aplicação de calcário, adubação de plantio, adubação de cobertura.

6ª ETAPA: Controle de plantas daninhas: pré-plantio, pós-plantio, método químico, precauções no uso de herbicidas.

7ª ETAPA: Controle de pragas e doenças.

8ª: TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO: Regulagem de pulverizadores, tipos de bicos, pressão, vazão e velocidade de aplicação. (Prática no campo).

9ª ETAPA: Colheita – ponto de colheita.

10ª ETAPA: Secagem, armazenamento e comercialização.

11ª ETAPA: Silagem.

 12ª ETAPA: Transgênicos. O que é isso?

13ª ETAPA: Visita à área de produção de milho da Fazenda CPT Agropecuária  – Apresentação dos materiais cultivados. (Prática no Campo).

 

CARGA HORÁRIA: 22 HORAS

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O curso Produção de Milho no Sistema de Plantio Direto é composto por aulas teóricas e práticas, ministradas por conceituados professores da área, onde os alunos tem a oportunidade de aprendizagem a campo.

Ao início do curso, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros. Dessa forma, os alunos terão uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e material para posteriores consultas.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-video de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT, preparada para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde os alunos aprenderão a executar as técnicas de aplicação de defensivos e regulagens de máquinas, como: plantadeiras, adubadeiras e pulverizadores. Isso tudo com a constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente mais excelência no aprendizado.

Para garantir maior aproveitamento na prática, a empresa dispõe de um número de implementos agrícolas suficientes para atender a todos os participantes. Os alunos são divididos em dois grupos, A e B. Um grupo fica nos equipamentos tratorizados, enquanto o outro permanece nos implementos de menor porte utilizados na agricultura familiar. Após o aprendizado das técnicas as turmas são alternadas. Todos os alunos tem a oportunidade de colocar a “mão na massa” e cada turma é coordenada por um professor, permitindo com isso maior aprendizado.

A parte prática do curso é dividida em várias etapas:

Primeira etapa: São apresentados os materiais e equipamentos utilizados no plantio. Todas as peças de funcionamento das plantadeiras e suas finalidades são apresentadas para que o aluno conheça o implemento e saiba regular quaisquer tipos. Além de aprender a escolher os discos e anéis corretos, para cada tamanho da semente. 

Segunda etapa: No galpão os alunos terão a oportunidade de realizar as contas necessárias para determinação da quantidade de semente e adubo que deve ser utilizado no plantio.

Terceira etapa: É realizada a regulagem da plantadeira pelo professor trocando as engrenagens necessárias e fazendo as contagens das sementes e do adubo para averiguação dos resultados obtidos.

Quarta etapa: Os alunos terão que regular a plantadeira de acordo com a demonstração do professor, iniciando-se pelas contas até a contagem do número de sementes por metro. Todos os alunos terão que executar essa tarefa e a mesma será repetida quantas vezes forem necessárias para que todos aprendam e possam realizar futuramente.

Quinta etapa: São apresentados os materiais utilizados na tecnologia de aplicação, como os pulverizadores, bicos, manômetros e tudo que é necessário para a calibração dos pulverizadores.

Sexta etapa: Nesta etapa o professor é responsável por demonstrar os cálculos e todos os procedimentos para a calibração do pulverizador.

Sétima etapa: Após a calibração do pulverizador é hora dos alunos exercitarem o que aprenderam. A tarefa será repetida quantas vezes forem necessárias para que todos aprendam.

Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por todos os alunos, e o CPT Cursos Presencias disponibiliza um número de equipamentos para realização com sucesso de todos os procedimentos.

Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização a campo de seus trabalhos.

} }

Professores

Professor Lucas Mattos

Coordenador

- Engenheiro Agrônomo - UFV

- Especialização -.Proteção de Plantas

- MBA Gestão de Negócios - FACISA

- Consultor Técnico - Agro Presença

O que nossos alunos dizem

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.