Curso sobre Produção de Volumoso: Silagem de Milho, Capim e Cana

Curso sobre Produção de Volumoso: Silagem de Milho, Capim e Cana
Para informações sobre a próxima turma clique abaixo Quero mais informações Orçamento

Apresentação

Atualmente é grande a preocupação em produzir alimento volumoso para os rebanhos, particularmente no período seco do ano quando as pastagens naturais tornam-se cada vez mais precárias. Além disso, é possível notar o aumento da utilização de silagem, especialmente entre os pecuaristas que se dedicam a produção de leite. Para produção de silagem, há necessidade de uma espécie forrageira que apresente produção elevada de massa por unidade de área e que seja um alimento de alta qualidade para os animais. Embora existam várias plantas forrageiras, anuais e perenes, o milho, a cana e o capim são as culturas mais utilizadas neste processo no Brasil.

 Este curso irá focar nestas três forrageiras especificamente, tendo como fundamento as características:

- A silagem de milho se destaca por apresentar bom rendimento de matéria verde, excelente qualidade de fermentação, boa aceitabilidade por parte dos animais, ser um volumoso de alto valor energético, possui manutenção do valor nutritivo da ensilada e apresenta baixo custo relativo por quilo de matéria seca digestível, dessa forma a silagem de milho pode ser empregada em quase todas as propriedades leiteiras e de engorda na nossa pecuária.

- O Capim se destaca por possibilitar maior produção de forragem por área e, consequentemente, maior produção de leite, além de favorecer sua utilização por longo tempo, por se tratar de uma cultura perene. É preciso planejar a área disponível da capineira na propriedade com o número de animais a serem tratados, tendo-se o cuidado de usar o manejo correto durante todo o ano, para evitar desperdícios ou falta do volumoso.

- Já a cana-de-açúcar tem grande produção de forragem por unidade de  área, facilidade e tradicionalismo no cultivo, boa aceitabilidade pelos animais, facilidade de implantação, manutenção do valor nutritivo durante o  período da seca, disponibilidade de defensivos agrícolas para controle de plantas daninhas, pragas e doenças.

Você verá na prática o que é mais indicado para você.

Orientar profissionais para o manejo correto das culturas de milho, cana de açúcar e capim elefante para alimentação animal. Transferência de novas tecnologias aplicadas às culturas, para obtenção de altas produtividades de matéria seca por hectare.

Nesse curso os participantes receberão informações relevantes sobre manejo do canavial, capineira e da cultura do milho, desde a implantação, passando pela colheita até sua utilização pelos animais. Com exemplos práticos e aplicados às propriedades.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

O que você vai aprender

1 – Milho

- A cultura do milho;

- Fisiologia do milho;

- Plantabilidade;

- Fertilidade do solo e adubação na cultura do milho silagem;

- Rotação de Cultura: ILPF;

- Controle de plantas daninhas;

- Manejo Integrado de Pragas (MIP)

- Ponto de Colheita;

- Ensilagem: perdas no processo;

- Desensilagem: erros e acertos.

 

2 – Cana de açúcar

- Formação de canavial;

- Manejo no canavial;

- Ponto de Colheita;

- Utilização: silagem ou in natura

 

3 – Capim

- Formação da capineira;

- Cultivares de Capim para Capineira;

- Manejo da Capineira;

- Colheita;

- Silagem ou in natura, vantagens e desvantagens.

 

4 – Análise econômica:

- O que é melhor para alimentação bovina, milho, capim ou cana? Estudo de Casos.

 

CARGA HORÁRIA: 27 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O curso será dividido em etapas sendo que 65% da carga horária voltada para produção de silagem de milho, 20% sobre produção de cana e 15% sobre Capim. Tendo em vista que a cultura do milho tem ganhado destaque na produção de volumosos

Para cada cultura teremos uma parte teórica, realizada dentro da sala de aula, na qual os alunos poderão trocar experiências com os professores e sanar todas as dúvidas. Após a parte teórica visitaremos pelo menos duas fazendas, sendo uma de pecuária de corte, com sistema semi intensivo e outra fazenda com pecuária leiteira, no sistema intensivo, sendo o free stall o sistema utilizado e um sistema de compost barn (a confirmar).

A fazenda de Gado leiteiro produz hoje cerca de 6 mil litros de leite por dia e de forma simples e objetiva vem ganhando notoriedade e hoje é uma referência para atividade na região. 

Mesmo tendo um cronograma, o curso visa atender a necessidade de cada aluno, identificando as necessidades e contribuindo com soluções.

Professores

Este curso é ministrado por um dos seguintes professores: (varia de acordo com as datas)

Lucas Mattos

Professor

- Engenheiro Agrônomo - UFV

- Especialização -.Proteção de Plantas

- MBA Gestão de Negócios - FACISA

- Consultor Técnico - Agro Presença

Thiago Camacho

Professor

- Engenheiro Agrônomo – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

- Pós-Latu Senso/UFV em Proteção de Plantas

- Participação nos Projetos Projeto Educampo Raul Soares e Giroleite

- Técnico do PDPL desde 2003 – Responsável pela parte agronômica do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira na região de Viçosa - MG, (PDPL – UFV) atendendo mais de 50 fazendas na região, além de auxiliar mais de 100 estudantes por ano (estagiários do programa)     

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.