Curso sobre Viveiros Florestais: Características de Viveiros e Manejo na Produção de Mudas

Curso sobre Viveiros Florestais: Características de Viveiros e Manejo na Produção de Mudas

Para informações sobre a próxima turma clique abaixo

Quero mais informações Orçamento

Apresentação

O Curso sobre Viveiros Florestais: Características de Viveiros e Manejo na Produção de Mudas aborda as principais características físicas e ambientais adequadas a um viveiro florestal e o manejo dos fatores determinantes da boa qualidade de mudas de espécies florestais, com foco nos recursos de crescimento – água, luz, temperatura e nutrientes, e nos fatores bióticos – insetos e doenças, e seus possíveis reflexos no plantio no campo. No processo de produção de mudas propriamente dito, são discutidos a adequação de recipientes para a produção de mudas para diferentes finalidades, as características físico-químicas de substratos e seus reflexos na qualidade das mudas, o manejo da irrigação e da adubação nas várias fases do processo de produção de mudas, alternativas para a rustificação de mudas e parâmetros de qualidade de mudas.

Apesar de sua importância, esse conhecimento ainda é pouco difundido, e há poucos profissionais que atuam de forma bem sucedida, em relação à demanda potencial do Brasil. O aprendizado e a aplicação dos conhecimentos adquiridos por meio de um treinamento teórico-prático, de forma intensiva e bem orientada, permitirá ao aluno ampliar seus conhecimentos técnicos para a sua inserção em um mercado profissional restrito e de alta valorização.

Capacitar profissionais da área florestal quanto às técnicas atuais de manejo de viveiro para a produção de mudas florestais sadias de eucalipto e outras espécies arbóreas

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Engenheiros, biólogos e técnicos de nível médio e superior do setor florestal, consultores florestais, professores e pesquisadores da área.

O que você vai aprender

1 - Escolha da área para construção do viveiro: foco nos requisitos ambientais (exposição ao sol, disponibilidade e qualidade de água), requisitos legais para localização do viveiro, tipo de construção frente às exigências das mudas quanto aos fatores de crescimento

2 - Tipos e características de recipientes frente à finalidade das mudas

3 - Características físico-químicas do substrato: capacidade de retenção de água, arejamento, composição química do substrato, capacidade de retenção de nutrientes, alterações das características do substrato com o tempo de viveiro

4 - Manejo da irrigação: quantidade de água e intensidade da irrigação nas diferentes fases de produção de mudas (germinação de sementes, enraizamento das estacas, fase de aclimatação de mudas enraizadas) e seu crescimento (demanda hídrica nas várias fases: crescimento e expedição

4 - Manejo da irrigação: quantidade de água e intensidade da irrigação nas diferentes fases de produção de mudas (germinação de sementes, enraizamento das estacas, fase de aclimatação de mudas enraizadas) e seu crescimento (demanda hídrica nas várias fases: crescimento e expedição

5 - Nutrição mineral de mudas florestais: fundamentos e ferramentas computacionais auxiliares no manejo nutricional

6 - Manejo da adubação: determinação da necessidade de adubação, tipos e doses de fertilizantes nas fases iniciais, intermediária e final de crescimento das mudas.

7 - Adubação e qualidade das mudas

8 - Parâmetros da qualidade de mudas

9 - Cuidados pré-expedição

10 - Influência da qualidade da muda na fase pós-plantio no campo

 

CARGA HORÁRIA: 24 horas

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

O Curso sobre Viveiros Florestais: Características de Viveiros e Manejo na Produção de Mudas é composto por aulas teóricas e práticas, onde o aluno irá aprender o que fazer no campo.

Ao início do curso, o aluno receberá o material didático contendo apostila impressa e CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e material para posteriores consultas.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

As aulas práticas são realizadas na empresa CLONAR RESISTÊNCIA A DOENÇAS FLORESTAIS LTDA preparada para oferecer um treinamento de forma intensiva, onde o aluno irá aprender a associar a teoria e prática, sobre as mais novas técnicas de manejo na produção de mudas em viveiros florestais. O curso contará com a constante orientação dos professores, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente maior excelência no aprendizado. Ao final, duas aulas serão destinadas à revisão dos vários temas e ao reforço daqueles que eventualmente não ficaram perfeitamente entendidos. Grupos serão formados para elaboração e apresentação de estudos de casos referentes aos itens abordados no curso.

Além dos encontros presenciais, para cada grupo de temas serão realizadas visitas a viveiros florestais e a laboratórios para apresentação e discussão de aspectos práticos referentes aos vários itens abordados na prática, incluindo a utilização de softwares utilizados na recomendação de adubação e monitoramento do estado nutricional de mudas florestais (eucalipto).

O curso é dividido em várias etapas:

Primeira etapa: Os alunos serão apresentados a situações contrastantes no que tange aos fatores determinantes da localização de um viveiro florestal, áreas para micro jardins, estufas de enraizamento e áreas para climatização e crescimento de mudas florestais obtidas por processos vegetativos ou seminal. Após uma apresentação inicial expositiva, os estudantes vivenciarão na prática situações adequadas e impróprias à instalação de viveiros florestais.

Segunda etapa: Nesta etapa você entenderá a importância da correta escolha dos recipientes a serem utilizados na produção de mudas florestais e as características dos substratos usados em viveiros visando o rápido e saudável crescimento das mudas.

Terceira etapa: O aluno aprenderá os fundamentos fisiológicos da demanda de mudas florestais para os fatores de crescimento – água, nutrientes, luz e oxigênio, como avaliar sua demanda e suprimento de modo a obter mudas de qualidade.

Quarta etapa: Nesta última etapa as discussões se concentrarão  na qualidade das  mudas obtidas e como essa qualidade pode afetar a sobrevivência e o crescimento face a diferentes condições que as mudas encontrarão no campo.

Ao término do curso, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos tem a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização a campo de seus trabalhos.

O que nossos alunos dizem

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.