Cursos de Transferência de Embriões em Ovinos e Inseminação por Laparoscopia em Ovinos

O curso aborda o manejo sanitário para programas de TE e inseminação, protocolos de superovulação, protocolos de sincronização de receptoras, colheita não-cirúrgica e cirúrgica, inovulação laparoscópica, coleta e preparo de sêmen para inseminação a fresco, protocolos e produtos usados para IATF. Para informações sobre a próxima turma clique abaixo Quero mais informações Orçamento

Apresentação

Inseminação por Laparoscopia em Ovinos

O uso de sêmen congelado de reprodutores de elevado mérito genético, associado à sincronização de cio por meio de tratamentos hormonais exige o uso da inseminação por meio da laparoscopia para a inseminação de animais elite, bem como para os programas de Transferência de Embriões. Esta técnica associada ao diagnóstico de gestação por meio da Ultra-sonografia permite ao produtor um elevado controle reprodutivo e uma rápida multiplicação dos plantéis de animais puros. O domínio destas tecnologias pelo veterinário, permitirá que o profissional faça parte de um mercado restrito com elevada demanda a nível nacional.

Transferência de Embriões em Ovinos

 

A técnica de transferência de embriões em ovinos desenvolve-se rapidamente na ovinocultura nacional, contribuindo significativamente para o melhoramento genético de ovinos.

Esta técnica é um excelente instrumento para multiplicação da genética de matrizes de elevado valor zootécnico. O domínio da mesma praticamente garante ao técnico, boa remuneração, acesso a um setor de mercado em constante crescimento e ainda pouco explorado.

Estes cursos tem por objetivo transmitir os conhecimentos básicos sobre aspectos gerais da reprodução de ovinos, manejo reprodutivo, protocolos de sincronização de cio e inseminação artificial laparoscópica de ovelhas, com intensivo treinamento prático da realização de todas as etapas de um programa de inseminação e intensivo treinamento prático da realização das técnicas de coleta cirúrgica, não-cirúrgica e inovulação de embriões dentro de um programa de Transferência de Embrião em Ovinos.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Médicos Veterinários e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária. É indispensável a apresentação da carteira do CRMV ou do comprovante de matrícula da Faculdade de Medicina Veterinária.

Verifique o artigo 5º da Lei 5.517/68 que discorre sobre as funções e atividades de competência privativa do médico veterinário.

O que você vai aprender

Inseminação por Laparoscopia em Ovinos

  • Situação atual da ovinocultura no Brasil;
  • Conceito e princípios da inseminação de ovinos;
  • Vantagens da aplicação da inseminação artificial;
  • Manejo sanitário para inseminação;
  • Infraestrutura e equipamentos necessários à inseminação;
  • Identificação da ovelha no estro;
  • Coleta e preparo de sêmen para inseminação a fresco;
  • Uso de sêmen congelado para a inseminação;
  • Anatomia e fisiologia da reprodução de ovinos;
  • Conceito e vantagens da IATF em Ovinos;
  • Protocolos e produtos usados para IATF;
  • Inseminação artificial por laparoscopia;
  • Conceito e princípios da ultrassonografia em ovinos;
  • Importância do uso da ultrassonografia no manejo reprodutivo;
  • Diagnóstico de gestação por ultrassonografia;
  • Aumentando os lucros com a IATF e ultrassonografia;
  • Escolha e operação de equipamentos de ultrassonografia.

Transferência de Embriões em Ovinos

  • Situação atual da ovinocultura no Brasil;
  • Conceito e princípios da Transferência de Embriões em ovinos;
  • Importância da TE para o melhoramento genético em ovinos;
  • Manejo sanitário para programas de TE;
  • Infraestrutura e equipamentos necessários para TE;
  • Seleção de doadoras;
  • Seleção de receptoras;
  • Anatomia do aparelho reprodutor de ovinos;
  • Bases fisiológicas da TE em ovinos;
  • Fecundação e desenvolvimento embrionário pré-implantacional;
  • Classificação de embriões;
  • Protocolos de superovulação em ovinos;
  • Protocolos de sincronização de receptoras de embrião de ovinos;
  • Coleta não cirúrgica (transcervical) de embriões;
  • Coleta cirúrgica de embriões;
  • Inovulação laparoscópica de embriões;
  • Congelamento de embriões;
  • Resultados esperados dos programas de TE;
  • Fatores que podem interferir negativamente na TE;
  • Anotações e controle zootécnico para TE.

 

Carga horária: 36 h

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.
 

Como funciona o curso

O CPT Cursos Presenciais reuniu dois importantes cursos que estão diretamente relacionados, visando a otimização do seu deslocamento e a ampliação do aprendizado. Os cursos de Inseminação por Laparoscopia e Transferência de Embriões em Ovinos.

Os cursos são compostos por aulas teóricas e práticas, onde os alunos têm a oportunidade de aprendizagem a campo.

Ao início dos cursos, os alunos recebem o material didático contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado e material para posteriores consultas. 

Em ambos os cursos, as aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

Para a prática, os cursos contam com um número de animais, macas e troncos de contenção suficiente para atender a todos os participantes com constante orientação dos professores.

Curso de Inseminação por Laparoscopia em Ovinos

A parte prática do curso é dividida nas seguintes etapas:

Primeira etapa: Apresentação de toda a infraestrutura, equipamentos necessários e princípios básicos para execução da técnica de Inseminação por laparoscopia. Treinamento de identificação, montagem e utilização dos equipamentos.

Segunda etapa: Os alunos aprendem todos os processos da técnica de manuseio do aplicador e do botijão de sêmen.

Terceira etapa: Manipulação e descongelamento da palheta de sêmen e preparação do aplicador para a realização da inseminação.

Quarta etapa: Os alunos realizam a sedação e a contenção na maca.

Quinta etapa: Com o animal contido, é feita a tricotomia e a antissepsia do local que será feita a incisão.

Sexta etapa: Serão feitas duas incisões para a inserção do trocárter do endoscópio e outra para o trocárter do aplicador de sêmen.

Sétima etapa: Utilizando o endoscópio os alunos visualizam os ovários e o útero para terem a certeza de que o animal está apto a ser inseminado.

Oitava etapa: Prática completa de inseminação artificial utilizando os equipamentos de laparoscópico.

Nona etapa: Sutura da incisão e realização de todos os procedimentos necessários pós-cirurgicos.

Curso de Transferência de Embrião em Ovinos

A parte prática do curso é dividido em várias etapas:

Primeira etapa: Apresentação de toda a infraestrutura, equipamentos necessários e princípios básicos para o sucesso da transferência de embrião em ovinos.

Segunda etapa: Na coleta cirúrgica, os alunos iniciam os procedimentos realizando a sedação e imobilização das ovelhas na maca de contenção. Após a tricotomia e antissepsia da região ventral, o animal é levado para a sala de cirurgia.

Terceira etapa: É realizado a colocação dos trocaters para avaliação da resposta ovariana ao protocolo hormonal e localização dos cornos uterinos

Quarta etapa: Os alunos fazem a incisão para a exposição dos cornos na cavidade abdominal. É introduzida a sonda para a lavagem dos cornos e coleta dos embriões por meio de um filtro.

Quinta etapa: Após a laparoscópica é realizada sutura e todos os procedimentos necessários pós cirurgia.

Sexta etapa: Na coleta não cirúrgica, os alunos iniciam os procedimentos com a anestesia epidural. Após a anestesia, com a utilização do espéculo vaginal e de uma pinça, a cérvix é tracionada e fixada para passagem da sonda com o auxílio do mandril.  

Sétima etapa: Os alunos posicionam a sonda no corpo do útero e realizam as sucessivas lavagens. Movimentando-se a sonda, todo o líquido é drenado para um filtro coletor que vai reter os embriões.

Oitava etapa: Após a realização da coleta dos embriões, cirúrgico ou não-cirurgico, os procedimentos subseqüentes são semelhantes.

Nona etapa: No laboratório os alunos conhecerão os materiais e equipamentos utilizados para o desenvolvimento desta etapa, realizando assim o processo de triagem embrionária. Cada aluno terá acesso a uma lupa esteriomicroscópica, onde poderão treinar as diferentes classificações dos embriões de acordo com a sua fase de desenvolvimento e sua viabilidade.

Décima etapa: Os embriões coletados são levados ao laboratório para a realização do procedimento que consiste em: chegada, identificação, avaliação, lavagem e envase dos embriões.

Décima primeira etapa: Fase em que é realizado o treinamento de inovulação de embriões pelo método hemilaparoscópico.

Décima segunda etapa: Nesta etapa, os alunos irão aprender sobre o processo de congelamento do embrião ovino, preparo dos materiais para a criopreservação, apresentação e manuseio dos equipamentos e diluentes empregados, as técnicas da criopreservação através dos métodos artesanais e automatizados e os efeitos da criopreservação sobre a viabilidade embrionária.

Vale ressaltar que todos os procedimentos são realizados por todos os alunos, e o CPT Cursos Presencias disponibiliza um número de animais para realização com sucesso de todos os procedimentos.

Ao término dos cursos, é realizada a entrega dos certificados de conclusão com sua respectiva carga horária.

Com toda esta abordagem teórica e prática, os alunos têm toda a oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para a aprendizagem e realização a campo de seus trabalhos.

} }

O que nossos alunos dizem

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.