Preencha os campos abaixo para receber informações completas de promoções e descontos.





Confirmação

O CPT Cursos Presenciais garante a você total segurança e confidencialidade em seus dados pessoais.
Quer facilidade?
Ligamos para você.

Apresentação

O Curso de Clonagem de Árvores e Manejo de Viveiros Clonais para a Produção de Mudas Sadias apresentará aos alunos as principais técnicas e tecnologias aplicadas atualmente no mercado de clonagem de espécies arbóreas, as mais importantes doenças bióticas e abióticas e as deficiências nutricionais existentes em viveiros florestais. Mantendo o foco no eucalipto, por ser a principal espécie do setor florestal, mas também inserindo neste contexto outras espécies de grande relevância, como, cedro australiano, teca e mogno africano.

De maneira introdutória serão apresentados os mitos e verdades sobre a eucaliptocultura, como se encontra o setor de florestas plantadas e as principais novidades relacionadas à clonagem e doenças de viveiro. Será abordada a metodologia de clonagem de árvores assim como é feito pelas grandes empresas e instituições de pesquisa do setor, apresentando na prática para o aluno, os critérios de seleção e técnicas de resgate de matrizes superiores no campo, técnicas de polinização artificial para obtenção de novos clones, cultivo do material resgatado em viveiro, testes clonais, nomenclatura e registro de clones.

Pela fundamental importância do conhecimento das doenças e as deficiências nutricionais em um viveiro florestal, que podem ser provenientes de agentes bióticos e abióticos que causam grandes perdas na produtividade de mudas; serão apresentadas as principais doenças causadas por fungos e bactérias e seus métodos de detecção e identificação por meio de características morfológicas, moleculares e por sorologia; as técnicas para avaliação de perdas por doenças em viveiros; controle e combate controle químico; e princípios gerais de manejo de doenças em viveiro visando à produção de mudas sadias; importância do equilíbrio nutricional de minicepas e mudas, técnicas para identificação das deficiências de nutrientes, cálculo da quantidade de elementos na solução nutritiva.

O aprendizado e a aplicação dos conhecimentos adquiridos por meio de um treinamento teórico-prático, de forma intensiva e bem orientada, permitirá ao aluno ampliar seus conhecimentos técnicos para a sua inserção em um mercado profissional restrito e de alta valorização.

Objetivo

Capacitar profissionais e acadêmicos da área florestal quanto às técnicas atuais de manejo de viveiro para a produção de mudas clonais sadias de eucalipto e outras espécies arbóreas.

Perguntas Frequentes

Escolha uma das perguntas abaixo e esclareça suas dúvidas:


Atendimento on-line
Curta Você Também
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • You Tube
  • Linkedin
  • Bradesco
  • Master Card
  • Visa
  • Itaú
  • Site seguro