Preencha os campos abaixo para receber informações completas de promoções e descontos.





Confirmação

O CPT Cursos Presenciais garante a você total segurança e confidencialidade em seus dados pessoais.
Próxima turma: 29/05/2017 a 31/05/2017
início às 08:00h



Quer facilidade?
Ligamos para você.

Apresentação

Segundo o Banco Mundial, os solos agrícolas do mundo vêm se degradando a uma taxa de 0,1% ao ano, dados que corroboram com os estabelecidos pela FAO, que apontam a perda de cinco milhões de hectares de terras aráveis por ano devido a más práticas agrícolas, secas e pressão populacional, além de inúmeras ações antrópicas de exploração inadequada dos recursos naturais englobando o compartimento solo.

Em termos da atividade agrícola, não somente o desmatamento e a pecuária podem ser responsabilizadas como importantes fonte de degradação. O manejo inadequado de solos agrícolas tem proporcionado aumento significativo de terras degradadas. O desconhecimento de práticas conservacionistas, a falta de recursos para aquisição de insumos, a ausência de planejamento a médio e longo prazo e a maior pressão pelo uso do solo, aliados à maior demanda de alimentos, podem ser considerados fatores decisivos para o estabelecimento deste cenário. Outro aspecto a ser considerado em relação às atividades agrícolas refere-se à dificuldade de diagnosticar o processo de degradação. A erosão superficial ou a redução drástica do nível de fertilidade do solo muitas vezes passam despercebidas pelos agricultores, que não intervêm no momento certo e somente o fazem quando o processo de degradação encontra-se mais adiantado. E o que é pior, em regiões onde a pressão pelo uso da terra não é grande, o agricultor não intervém, deixando que o processo de regeneração ocorra naturalmente, e parte para a exploração de outra área.

Assim, a complexidade dos processos de degradação e de recuperação de áreas degradadas deve-se aos inúmeros fenômenos biológicos e físico-químicos envolvidos. Por este motivo, a recuperação de áreas degradadas pode ser conceituada como um conjunto de ações idealizadas e executadas por especialistas das diferentes áreas do conhecimento humano, que visam proporcionar o restabelecimento das condições de equilíbrio e sustentabilidade existentes anteriormente em um sistema natural. O caráter multidisciplinar das ações que visam proporcionar esse retorno deve ser tomado, fundamentalmente, como o ponto de partida do processo. Assim, o envolvimento direto e indireto de técnicos de diferentes especializações permite a abordagem holística que se faz necessária.

Objetivo

I) Qualificar e reciclar agentes públicos e profissionais para aplicar o conhecimento na sua região;

II) Elaborar projetos para o desenvolvimento e sustentabilidade com ênfase em recuperação de áreas degradadas;

III) Aplicar o conhecimento junto aos produtores rurais, incentivando sua maior sensibilidade e conscientização para com práticas de manejo e de conservação do solo;

IV) Aplicar técnicas para melhorar a fertilidade do solo;

V)  Contribuir para o aumento da produção, qualidade e lucratividade da agricultura com base na preservação e conservação dos recursos naturais;

VI) Discutir noções da legislação ambiental vigente no que se refere a áreas degradadas.

Depoimentos dos alunos
Saimon Eduardo - São Paulo - SP Professores altamente capacitados e empenhados em atender as demandas dos alunos.
Saimon Eduardo - São Paulo - SP
Dejalma - São Paulo - SP Um curso bom no contexto geral nos possibilitando adquirir conhecimento teórico e prático dos assuntos abordados.
Dejalma - São Paulo - SP
Michelle - Brasília - DF O curso possui um conteúdo bem abrangente, os professores souberam passar todo conteúdo na teoria e no campo, proporcionando aos alunos discutirem e trazerem para as aulas diversas realidades, a meu ver isso possibilitou um maior conhecimento e me proporcionou uma visão que eu não tinha.
Michelle - Brasília - DF
Oacy - Cuiabá - MT O curso é eficiente, eficaz e efetivo! Valeu o investimento financeiro e profissional.
Oacy - Cuiabá - MT
Cleberti José - Barra do Garças - MT A satisfação de realizar este curso foi ótima. Atendendo a demanda quanto ao conhecimento em apenas 3 dias, abrindo novas ideias e horizontes em uma época bacana em minha vida profissional, pois estou saindo da faculdade nesse ano de 2016. Espero ter oportunidade de fazer outros cursos e que possam somar tanto quanto esse somou.
Cleberti José - Barra do Garças - MT
Perguntas Frequentes

Escolha uma das perguntas abaixo e esclareça suas dúvidas:


Atendimento on-line
Curta Você Também
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • You Tube
  • Linkedin
  • Bradesco
  • Master Card
  • Visa
  • Itaú
  • Site seguro