Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos

Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos
Elabore um programa nutricional adequado e garanta maior desempenho do rebanho, redução de custos e maior lucratividade. 28 a 30 de janeiro Quero mais informações Orçamento Quero me matricular

Apresentação

A busca pela eficiência produtiva e econômica nos sistemas de produção de bovinos, tanto de corte quanto de leite, passa por adequado manejo alimentar dos animais. Além da sua importância no desempenho dos animais, a nutrição dos bovinos requer atenção especial por se tratar do principal componente do custo de produção.

Para a implantação de um adequado programa nutricional, produtores e técnicos agropecuários devem trabalhar em conjuntos todas as etapas envolvidas na alimentação animal:

- Produção do alimento (volumoso e grãos);

- Controle de qualidade dos alimentos;

- Análise bromatológica dos alimentos;

- Balanceamento e formulação da dieta;

- Adequada mistura dos ingredientes;

- Estimulação do consumo da dieta pelos animais;

- Monitoramento do desempenho como forma de controle do balanceamento da dieta.

-Conhecer as características dos insumos mais utilizados na suplementação dos bovinos no Brasil, bem como as técnicas de armazenamento e processamento destes alimentos.

- Compreender a degradação e utilização dos nutrientes pelos ruminantes.

- Capacitar técnicos para formular e balancear dietas para os mais diversos sistemas de produção, levando em consideração a exigência nutricional dos animais, a composição química dos alimentos e o manejo a ser adotado.

VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível

Para quem é este curso?

Este curso é destinado a estudantes, profissionais zootecnistas, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária, técnicos em zootecnia e produtores que atuam na área.

É necessário conhecimento básico de informática.

O que você vai aprender

Teórica:

1 - Princípios básicos da nutrição:
- Características do rúmen;
- Cinética de degradação e metabolismo dos nutrientes.

2 - Insumos:
- Características;
- Processamentos;
- Armazenamento;
- Amostragem;
- Análise química.

3 - Exigência nutricional:
- Interpretação das tabelas de exigência nutricional;
- Fatores que alteram a exigência.

5 - Novos avanços na alimentação animal:
- Aditivos e métodos de monitoramento do balanceamento da dieta.

 

Prática:

1 - Balanceamento de dieta:
- Formulação de dieta total;
- Ração;
- Misturas múltiplas.

2 - Avaliação de manejo alimentar em propriedades:
- Armazenamento;
- Manipulação de ingredientes;
- Oferta e estimulação do consumo de matéria seca.

 

Atenção: O software é disponível apenas para as aulas práticas.

CARGA HORÁRIA: 27 HORAS

 

ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.

Como funciona o curso

 

O Curso de FORMULAÇÃO DE DIETAS E RAÇÕES PARA BOVINOS será dividido em aulas teóricas e práticas onde serão abordadas todas as etapas de um adequado programa nutricional em uma propriedade de produção de bovinos.

 

 

 

No início do curso, os alunos recebem o material didático completo, contendo CD-ROM interativo, com fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado.

As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula, equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.

 

 

As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT, propriedades rurais parceiras com produção de leite e sala de informática. A Fazenda Escola CPT é uma das mais belas Fazendas de Minas, sendo modelo como unidade de ensino, onde o aluno vai encontrar uma infraestrutura moderna, animais a disposição e todo material e equipamentos necessários para a realização do curso.

 

 

Nas aulas práticas, os alunos tem constante orientação dos professores conceituados na área, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente garantindo um ótimo aprendizado.

 

 

 

 

Na primeira etapa, o aluno irá aprender a coletar as informações necessárias para se formular uma dieta e concentrados para bovinos. Serão abordados os seguintes temas: exigências nutricionais dos animais, características dos alimentos e manejo nutricional.

 

 

Com relação à exigência nutricional dos bovinos, o aluno terá a oportunidade de interpretar as tabelas do NRC, bem como compreender os principais fatores que alteram a exigência dos bovinos e que podem comprometer o sucesso do balanceamento. Dos alimentos, serão comentados forma de armazenamento, limites de utilização e processamentos capazes de melhorar o desempenho dos bovinos. Sobre o manejo, serão abordadas formas de estimulação do consumo, modos corretos de manipulação e oferecimento dos alimentos.

 

A segunda etapa do curso será realizada em uma moderna sala de computadores (sendo um computador por aluno), onde o aluno será capacitado a balancear dietas em software específico.

Acompanhado por uma equipe de professores e monitores capacitados, o aluno será treinado a lançar novos alimentos no banco de dados do programa, a selecionar e avaliar os alimentos deste mesmo banco de dados, a lançar as informações dos bovinos a serem alimentados e a balancear corretamente dietas totais e concentrados.

 

A terceira etapa do curso será realizada na Fazenda Escola CPT, onde o aluno será capacitado a realizar avaliações nos animais como escore corporal e determinação de biótipo, e aprenderão a avaliar a qualidade dos alimentos volumosos.

 

 

 

A avaliação de escore corporal é uma importante ferramenta de monitoramento do programa nutricional. O levantamento do escore corporal em conjunto com a avaliação do biótipo de bovinos de corte é necessário para se realizar a correta determinação da exigência nutricional dos bovinos antes de se iniciar o trabalho de balanceamento da dieta.

 

 

 

Com relação à avaliação dos alimentos volumosos, será comentada a influência da qualidade deste alimento na formulação de dietas. Além disto, será abordada a importância do manejo de pastagens, dos processos de ensilagem e a interferência do tamanho de partícula sobre o manejo nutricional dos animais.

 

 

A quarta etapa do curso será realizada novamente em sala de computadores. O aluno realizará formulação para os animais avaliados na propriedade de acordo com o manejo e alimentos disponíveis, sempre sob a supervisão de professores e monitores e em computadores individuais. Serão formuladas dietas para sistemas de pastejo e em confinamento, e concentrados para creep-feeding.

 

 

Na quinta etapa, serão focados métodos de monitoramento das formulações e do programa nutricional realizado. O aluno será instruído a fazer avaliações de cocho (escore de cocho) como forma de controle do consumo dos animais e para determinar a quantidade correta de alimentos a ser oferecida, e a fazer avaliação das fezes dos bovinos (escore de fezes) como forma de controle do processo de digestão e metabolismo do animal.

 

Nesta etapa será abordada também a correta manipulação dos insumos para a produção de concentrados e a interferência da qualidade da mistura na eficiência dos bovinos.

Ao final do curso, o aluno receberá um certificado contendo o conteúdo ministrado e a carga horária referente ao curso realizado.

} }

Professores

Fernando Pimont Pôssas

Professor

- Médico Veterinário CRMV-MG 7779

- Mestre em Zootecnia, Nutrição Animal (UFMG)

- Doutor em Zootecnia, Nutrição Animal (UFMG)

 

O que nossos alunos dizem

Como podemos te ajudar?

Receba Mais informações e Orçamentos

Perguntas Frequentes

Nossos cursos são realizados em Viçosa- MG, cidade universitária reconhecida internacionalmente pela excelência em ensino e educação. Aqui temos unidades práticas de ensino, com infraestrutura toda completa, moderna, direcionada para o treinamento prático intensivo. Temos uma estrutura feita para você ter uma experiência incrível e única.

Resposta Resposta

Nossos cursos têm duração de 2 a 4 dias, depende do curso escolhido. Você pode optar em realizar mais de 1 curso, o que é muito comum, pois gera várias vantagens como a economia no deslocamento e a possibilidade de ganhar o Certificado Ouro, onde o aluno opta por realizar o pacote de cursos de determinada área e torna-se expert no assunto, clique aqui para saber mais.

Resposta Resposta

Você poderá realizar o pagamento através de transferência, depósito, cheque, cartão ou dinheiro. Temos formas facilitadas de até 12x. Confira com uma de nossas consultoras a melhor opção para você, é só clicar aqui e enviar seu telefone para entrarmos em contato com você.

Resposta Resposta

Com certeza sim, em nossos certificados vão todos os detalhes. E outro ponto positivo, a empresa é reconhecida em todo o Brasil por sua excelência de ensino, com certeza fará diferença na hora de analisarem o seu currículo.

Resposta Resposta

É muito fácil! Envie o seu telefone e email no formulário, clicando aqui e deixe as suas dúvidas. Uma de nossas consultoras entrará em contato o mais rápido possível para esclarecer todas as suas questões.

Resposta Resposta

Emitimos certificados com toda a programação do curso, carga horária e servem para provas de títulos, contribuindo com a carga horária e conteúdo. Nossa empresa é regulamentada pelo órgão responsável pelo setor, CRMV, onde segue todas as leis e normas exigidas por ele.

Resposta Resposta

Receba gratuitamente nossas dicas para o seu sucesso.

*
*
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.