Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos

A busca pela eficiência produtiva e econômica nos sistemas de produção de bovinos, tanto de corte quanto de leite, passa por adequado manejo alimentar dos animais. Além da sua importância no desempenho dos animais, a nutrição dos bovinos requer atenção especial por se tratar do principal componente do custo de produção.
Para a implantação de um adequado programa nutricional, produtores e técnicos agropecuários devem trabalhar em conjuntos todas as etapas envolvidas na alimentação animal:
- Produção do alimento (volumoso e grãos);
- Controle de qualidade dos alimentos;
- Análise bromatológica dos alimentos;
- Balanceamento e formulação da dieta;
- Adequada mistura dos ingredientes;
- Estimulação do consumo da dieta pelos animais;
- Monitoramento do desempenho como forma de controle do balanceamento da dieta.
-Conhecer as características dos insumos mais utilizados na suplementação dos bovinos no Brasil, bem como as técnicas de armazenamento e processamento destes alimentos.
- Compreender a degradação e utilização dos nutrientes pelos ruminantes.
- Capacitar técnicos para formular e balancear dietas para os mais diversos sistemas de produção, levando em consideração a exigência nutricional dos animais, a composição química dos alimentos e o manejo a ser adotado.
VOCÊ + Capacitação com conteúdo de alta qualidade + Professores especializados + Estrutura moderna + Muita prática + Networking = Experiência incrível
Para quem é este curso?
Este curso é destinado a estudantes, profissionais zootecnistas, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária, técnicos em zootecnia e produtores que atuam na área.
É necessário conhecimento básico de informática.
O que você vai aprender
Teórica:
1 - Princípios básicos da nutrição:
- Características do rúmen;
- Cinética de degradação e metabolismo dos nutrientes.
2 - Insumos:
- Características;
- Processamentos;
- Armazenamento;
- Amostragem;
- Análise química.
3 - Exigência nutricional:
- Interpretação das tabelas de exigência nutricional;
- Fatores que alteram a exigência.
5 - Novos avanços na alimentação animal:
- Aditivos e métodos de monitoramento do balanceamento da dieta.
Prática:
1 - Balanceamento de dieta:
- Formulação de dieta total;
- Ração;
- Misturas múltiplas.
2 - Avaliação de manejo alimentar em propriedades:
- Armazenamento;
- Manipulação de ingredientes;
- Oferta e estimulação do consumo de matéria seca.
Atenção: O software é disponível apenas para as aulas práticas.
CARGA HORÁRIA: 20 HORAS
ATENÇÃO: O certificado será emitido apenas para os alunos que completarem a carga horária integral do curso.
Como funciona o curso
O Curso de FORMULAÇÃO DE DIETAS E RAÇÕES PARA BOVINOS será dividido em aulas teóricas e práticas onde serão abordadas todas as etapas de um adequado programa nutricional em uma propriedade de produção de bovinos.
Os alunos recebem por e-mail o login e senha para acessar material didático completo em nosso portal, contendo fotos, vídeos, artigos, entre outros, tendo com isso uma ferramenta a mais para o seu aprendizado.
As aulas teóricas são realizadas em uma moderna sala de aula, equipada com aparelhos de áudio-vídeo de última geração, onde é apresentado todo o conteúdo da programação.
As aulas práticas são realizadas na Fazenda Escola CPT, propriedades rurais parceiras com produção de leite e sala de informática. A Fazenda Escola CPT é uma das mais belas Fazendas de Minas, sendo modelo como unidade de ensino, onde o aluno vai encontrar uma infraestrutura moderna, animais a disposição e todo material e equipamentos necessários para a realização do curso.
Nas aulas práticas, os alunos tem constante orientação dos professores conceituados na área, permitindo assim uma atenção individual e consequentemente garantindo um ótimo aprendizado.
Na primeira etapa, o aluno irá aprender a coletar as informações necessárias para se formular uma dieta e concentrados para bovinos. Serão abordados os seguintes temas: exigências nutricionais dos animais, características dos alimentos e manejo nutricional.
Com relação à exigência nutricional dos bovinos, o aluno terá a oportunidade de interpretar as tabelas do NRC, bem como compreender os principais fatores que alteram a exigência dos bovinos e que podem comprometer o sucesso do balanceamento. Dos alimentos, serão comentados forma de armazenamento, limites de utilização e processamentos capazes de melhorar o desempenho dos bovinos. Sobre o manejo, serão abordadas formas de estimulação do consumo, modos corretos de manipulação e oferecimento dos alimentos.
A segunda etapa do curso será realizada em uma moderna sala de computadores (sendo um computador por aluno), onde o aluno será capacitado a balancear dietas em software específico.
Acompanhado por uma equipe de professores e monitores capacitados, o aluno será treinado a lançar novos alimentos no banco de dados do programa, a selecionar e avaliar os alimentos deste mesmo banco de dados, a lançar as informações dos bovinos a serem alimentados e a balancear corretamente dietas totais e concentrados.
A terceira etapa do curso será realizada na Fazenda Escola CPT, onde o aluno será capacitado a realizar avaliações nos animais como escore corporal e determinação de biótipo, e aprenderão a avaliar a qualidade dos alimentos volumosos.
A avaliação de escore corporal é uma importante ferramenta de monitoramento do programa nutricional. O levantamento do escore corporal em conjunto com a avaliação do biótipo de bovinos de corte é necessário para se realizar a correta determinação da exigência nutricional dos bovinos antes de se iniciar o trabalho de balanceamento da dieta.
Com relação à avaliação dos alimentos volumosos, será comentada a influência da qualidade deste alimento na formulação de dietas. Além disto, será abordada a importância do manejo de pastagens, dos processos de ensilagem e a interferência do tamanho de partícula sobre o manejo nutricional dos animais.
A quarta etapa do curso será realizada novamente em sala de computadores. O aluno realizará formulação para os animais avaliados na propriedade de acordo com o manejo e alimentos disponíveis, sempre sob a supervisão de professores e monitores e em computadores individuais. Serão formuladas dietas para sistemas de pastejo e em confinamento, e concentrados para creep-feeding.
Na quinta etapa, serão focados métodos de monitoramento das formulações e do programa nutricional realizado. O aluno será instruído a fazer avaliações de cocho (escore de cocho) como forma de controle do consumo dos animais e para determinar a quantidade correta de alimentos a ser oferecida, e a fazer avaliação das fezes dos bovinos (escore de fezes) como forma de controle do processo de digestão e metabolismo do animal.
Nesta etapa será abordada também a correta manipulação dos insumos para a produção de concentrados e a interferência da qualidade da mistura na eficiência dos bovinos.
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado contendo o conteúdo ministrado e a carga horária referente ao curso realizado.
Professores
Professor Fernando Pimont Pôssas
- Médico Veterinário CRMV-MG 7779
- Mestre em Zootecnia, Nutrição Animal (UFMG)
- Doutor em Zootecnia, Nutrição Animal (UFMG)
O que nossos alunos dizem
Como podemos te ajudar?
Receba Mais informações e Orçamentos
Perguntas Frequentes
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta
Resposta Resposta